Na noite de sábado, o Auditório Municipal de Ponte da Barca foi palco de um Sarau apresentado pelas Escolas de Música e Ballet da Câmara Municipal de Ponte da Barca. Tendo como tema "Amigo, Maior que o Pensamento", inspirado numa canção de Zeca Afonso, o evento homenageou o já falecido Senhor José Pereira, carinhosamente conhecido como Zé das Barbas, figura ímpar do concelho barquense, e os jovens das Escolas de Música e Ballet deram um brilhante espetáculo para uma plateia cheia.
Esta celebração fez parte das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e contou com várias apresentações artísticas. Durante a sessão, Marques Pinto partilhou histórias sobre o homenageado, o que comoveu profundamente a família presente, que expressou a sua gratidão e relembrou o papel de Zé das Barbas na luta pela Democracia. A sua luta antifascista e o seu forte sentido de comunidade também foram destacados, sendo carinhosamente lembrado como “o mais bonito cravo de Ponte da Barca”.

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.