Logo
Regional

Ponte da Barca promove fim de semana gastronómico e elege Rainha das Vindimas

26 Maio, 2023 | 23:53
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai promover, este fim de semana, dias 27 e 28 de maio, uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”.

A iniciativa é uma oportunidade para saborear este prato delicioso, acompanhado pelos melhores vinhos da região e por paisagens naturais deslumbrantes. 

O evento conta com a adesão de cinco restaurantes: Churrasqueira Barquense, Emigrante, Novas Ponte, O Moinho e Santana, estabelecimentos conhecidos pela qualidade da sua gastronomia e pela excelência do seu serviço, o que torna a iniciativa ainda mais apetecível. 

A Posta Barrosã é um prato tradicional e emblemático da região, feito com carne barrosã, uma raça autóctone com caraterísticas únicas conferidas pelas pastagens da Serra Amarela. Com um sabor inigualável e uma textura suculenta, a Posta Barrosã é um prato de excelência que já conquistou muitos apreciadores da boa gastronomia.

Esta iniciativa surge no âmbito da estratégia da Câmara Municipal de Ponte da Barca para promover o turismo e dinamizar a economia local, já que a gastronomia é um dos principais atrativos da região.

RAINHA DAS VINDIMAS ELEITA NA NOITE DE SÁBADO

No sábado à noite, e depois de forrar o estômago com esta delicia gastronómica, assista à gala de eleição da Rainha das Vindimas, às 21h30, na Casa da Cultura. O evento tem como objetivo selecionar a representante de Ponte da Barca para a final do prestigiado concurso nacional “Rainha das Vindimas de Portugal”, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

A participação do município de Ponte da Barca insere-se numa estratégia ampla, que visa promover e afirmar o nosso concelho como um território produtor de vinho de excelência. Ao mesmo tempo, procura contribuir para a preservação e promoção da tradição e cultura rural, especialmente entre os mais jovens, destacando a importância histórica e cultural das atividades vitivinícolas locais.

Durante o evento, as candidatas irão desfilar em três categorias distintas: roupa prática, vestido de noite e traje regional. Cada momento será um espetáculo cheio de glamour, que combina a beleza das participantes com a valorização das tradições vitivinícolas tão enraizadas na nossa região. 

A Rainha das Vindimas desempenhará um papel fundamental na divulgação e representação do nosso concelho ao longo do ano, participando em eventos e iniciativas relacionadas com o setor vitivinícola. Além disso, a vencedora vai representar o nosso concelho na final nacional do concurso, onde terá a oportunidade de demonstrar a excelência do nosso vinho e a riqueza da nossa cultura.

A gala vai ser abrilhantada ainda pelo espetáculo musical do grupo Non Talkers, duo indie pop luso-belga.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.