A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai promover, este fim de semana, dias 27 e 28 de maio, uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”.
A iniciativa é uma oportunidade para saborear este prato delicioso, acompanhado pelos melhores vinhos da região e por paisagens naturais deslumbrantes.
O evento conta com a adesão de cinco restaurantes: Churrasqueira Barquense, Emigrante, Novas Ponte, O Moinho e Santana, estabelecimentos conhecidos pela qualidade da sua gastronomia e pela excelência do seu serviço, o que torna a iniciativa ainda mais apetecível.
A Posta Barrosã é um prato tradicional e emblemático da região, feito com carne barrosã, uma raça autóctone com caraterísticas únicas conferidas pelas pastagens da Serra Amarela. Com um sabor inigualável e uma textura suculenta, a Posta Barrosã é um prato de excelência que já conquistou muitos apreciadores da boa gastronomia.
Esta iniciativa surge no âmbito da estratégia da Câmara Municipal de Ponte da Barca para promover o turismo e dinamizar a economia local, já que a gastronomia é um dos principais atrativos da região.
RAINHA DAS VINDIMAS ELEITA NA NOITE DE SÁBADO
No sábado à noite, e depois de forrar o estômago com esta delicia gastronómica, assista à gala de eleição da Rainha das Vindimas, às 21h30, na Casa da Cultura. O evento tem como objetivo selecionar a representante de Ponte da Barca para a final do prestigiado concurso nacional “Rainha das Vindimas de Portugal”, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
A participação do município de Ponte da Barca insere-se numa estratégia ampla, que visa promover e afirmar o nosso concelho como um território produtor de vinho de excelência. Ao mesmo tempo, procura contribuir para a preservação e promoção da tradição e cultura rural, especialmente entre os mais jovens, destacando a importância histórica e cultural das atividades vitivinícolas locais.
Durante o evento, as candidatas irão desfilar em três categorias distintas: roupa prática, vestido de noite e traje regional. Cada momento será um espetáculo cheio de glamour, que combina a beleza das participantes com a valorização das tradições vitivinícolas tão enraizadas na nossa região.
A Rainha das Vindimas desempenhará um papel fundamental na divulgação e representação do nosso concelho ao longo do ano, participando em eventos e iniciativas relacionadas com o setor vitivinícola. Além disso, a vencedora vai representar o nosso concelho na final nacional do concurso, onde terá a oportunidade de demonstrar a excelência do nosso vinho e a riqueza da nossa cultura.
A gala vai ser abrilhantada ainda pelo espetáculo musical do grupo Non Talkers, duo indie pop luso-belga.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).