Ponte da Barca preparou um conjunto de atividades para este fim de semana e arranque da próxima semana, que incluem cinema, exposições, concerto de música e gastronomia. A programação arrancou na sexta-feira, com a exibição do filme Branca de Neve, no Auditório Municipal de Santo António do Buraquinho.
Este sábado, 5 de abril, o concelho recebe a inauguração da exposição “O Traje do Vale do Lima”, com curadoria de Ivo Rua, às 16h00, na Loja de Turismo de Ponte da Barca. A mostra estará disponível até o 18 de abril e oferece uma verdadeira viagem pela história e cultura da região, com um vasto conjunto de trajes típicos dos concelhos de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Esta exposição celebra as tradições do Vale do Lima e é ainda mais relevante neste ano, em que a região é reconhecida como Região Europeia da Gastronomia e do Vinho.
No 6 de abril, o Mosteiro de Vila Nova de Muía acolhe um Concerto de Páscoa, pela Academia de Música de Ponte da Barca. Marcado para as 16h00, vai decorrer num dos mais belos monumentos da região, exemplar da arquitetura românica. O evento promete ser uma tarde de harmonia e arte, onde a música e a espiritualidade se unem de forma sublime.
Ainda no dia 6 de abril, Ponte da Barca celebra o Domingo Gastronómico, desta vez dedicado ao Cabrito à Serra Amarela. Os visitantes terão a oportunidade de degustar este prato delicioso em 14 restaurantes aderentes: Casa do Destro; Churrasqueira Barquense; Jaime Gomes; Kibom; Lordelo; Mó; Novas Pontes; O Emigrante; O Moinho; S. Martinho Lindoso; Santo António; Tasquinha das Delícias; e Varela. O cabrito será servido acompanhado pelos vinhos da região, oferecendo uma verdadeira experiência gastronómica que valoriza os sabores locais.
No dia 7 de abril, o Átrio dos Paços do Concelho recebe uma exposição especial de crucifixos, às 17h00. Esta mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre as IPSS do concelho e alunos das escolas locais, que criaram peças únicas e carregadas de significado, refletindo o espírito de reflexão e renovação da Páscoa. A exposição é uma oportunidade para apreciar a arte local e a profunda simbologia religiosa da época.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.