Ponte da Barca preparou um conjunto de atividades para este fim de semana e arranque da próxima semana, que incluem cinema, exposições, concerto de música e gastronomia. A programação arrancou na sexta-feira, com a exibição do filme Branca de Neve, no Auditório Municipal de Santo António do Buraquinho.
Este sábado, 5 de abril, o concelho recebe a inauguração da exposição “O Traje do Vale do Lima”, com curadoria de Ivo Rua, às 16h00, na Loja de Turismo de Ponte da Barca. A mostra estará disponível até o 18 de abril e oferece uma verdadeira viagem pela história e cultura da região, com um vasto conjunto de trajes típicos dos concelhos de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Esta exposição celebra as tradições do Vale do Lima e é ainda mais relevante neste ano, em que a região é reconhecida como Região Europeia da Gastronomia e do Vinho.
No 6 de abril, o Mosteiro de Vila Nova de Muía acolhe um Concerto de Páscoa, pela Academia de Música de Ponte da Barca. Marcado para as 16h00, vai decorrer num dos mais belos monumentos da região, exemplar da arquitetura românica. O evento promete ser uma tarde de harmonia e arte, onde a música e a espiritualidade se unem de forma sublime.
Ainda no dia 6 de abril, Ponte da Barca celebra o Domingo Gastronómico, desta vez dedicado ao Cabrito à Serra Amarela. Os visitantes terão a oportunidade de degustar este prato delicioso em 14 restaurantes aderentes: Casa do Destro; Churrasqueira Barquense; Jaime Gomes; Kibom; Lordelo; Mó; Novas Pontes; O Emigrante; O Moinho; S. Martinho Lindoso; Santo António; Tasquinha das Delícias; e Varela. O cabrito será servido acompanhado pelos vinhos da região, oferecendo uma verdadeira experiência gastronómica que valoriza os sabores locais.
No dia 7 de abril, o Átrio dos Paços do Concelho recebe uma exposição especial de crucifixos, às 17h00. Esta mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre as IPSS do concelho e alunos das escolas locais, que criaram peças únicas e carregadas de significado, refletindo o espírito de reflexão e renovação da Páscoa. A exposição é uma oportunidade para apreciar a arte local e a profunda simbologia religiosa da época.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.