O Mercado do Vinho está de volta a Ponte da Barca nos dias 28 e 29 de junho. A iniciativa pretende posicionar o concelho como um destino enoturístico de excelência, destacando os vinhos e produtores locais.
O evento, de entrada gratuita, vai decorrer na Praça da República onde, paralelamente à mostra vínica com a participação de cerca de duas dezenas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, incluindo todos os produtores locais, vai contar com uma programação cultural diversa que promete agradar aos moradores e visitantes.
Para Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, este evento é uma “oportunidade única para fortalecer o enoturismo, alavancando uma oferta cada vez mais qualificada. E uma excelente plataforma para promover os nossos produtores e os seus vinhos, num concelho que é rico em história, natureza, património, cultura e, evidentemente, vinho”.
O evento tem início na sexta-feira, pelas 22h00, com um espetáculo musical protagonizado por Bianca Barros. Apaixonada por música desde a infância, Bianca lançou dois singles originais: “Inevitável” em 2021 e “Antes da Noite Acabar” em 2022. Já em 2023, editou “Labirinto” e, no final do ano, “Foi de Vez”, o seu mais recente single. Apesar de sua formação em design de moda, a jovem artista encontrou na música a sua verdadeira vocação, tendo participado da semifinal do The Voice Portugal aos 16 anos.
A primeira noite culmina com a apresentação do projeto “Forever 80’s” de Alberto Barros, também conhecido como Dj. Berto Boss. Criado em 2013, este projeto é uma homenagem vibrante aos anos 60, 70, 80 e 90, integrando uma diversificada equipe de artistas, bailarinos, convidados especiais, e um espetáculo visual que recria a atmosfera dessa era nostálgica.
No sábado, a programação começa pelas 22h00 com a banda Kiko & the Blues Refugees. Formada por músicos portugueses experientes como Kiko Pereira (vocalista), António Mão de Ferro (guitarras), Jorge Filipe Santos (teclados), Carl Minnemann (baixo) e João Cunha (bateria), a banda oferece uma rica viagem sonora pelo blues, combinando elementos de rock, rhythm and blues, soul e jazz.
Para encerrar a noite de sábado, o DJ Pedro Martins promete em Ponte da Barca uma performance inesquecível.
Showcookings e provas comentadas, estão também agendadas, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronómica completa.


O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.