O Mercado do Vinho está de volta a Ponte da Barca nos dias 28 e 29 de junho. A iniciativa pretende posicionar o concelho como um destino enoturístico de excelência, destacando os vinhos e produtores locais.
O evento, de entrada gratuita, vai decorrer na Praça da República onde, paralelamente à mostra vínica com a participação de cerca de duas dezenas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, incluindo todos os produtores locais, vai contar com uma programação cultural diversa que promete agradar aos moradores e visitantes.
Para Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, este evento é uma “oportunidade única para fortalecer o enoturismo, alavancando uma oferta cada vez mais qualificada. E uma excelente plataforma para promover os nossos produtores e os seus vinhos, num concelho que é rico em história, natureza, património, cultura e, evidentemente, vinho”.
O evento tem início na sexta-feira, pelas 22h00, com um espetáculo musical protagonizado por Bianca Barros. Apaixonada por música desde a infância, Bianca lançou dois singles originais: “Inevitável” em 2021 e “Antes da Noite Acabar” em 2022. Já em 2023, editou “Labirinto” e, no final do ano, “Foi de Vez”, o seu mais recente single. Apesar de sua formação em design de moda, a jovem artista encontrou na música a sua verdadeira vocação, tendo participado da semifinal do The Voice Portugal aos 16 anos.
A primeira noite culmina com a apresentação do projeto “Forever 80’s” de Alberto Barros, também conhecido como Dj. Berto Boss. Criado em 2013, este projeto é uma homenagem vibrante aos anos 60, 70, 80 e 90, integrando uma diversificada equipe de artistas, bailarinos, convidados especiais, e um espetáculo visual que recria a atmosfera dessa era nostálgica.
No sábado, a programação começa pelas 22h00 com a banda Kiko & the Blues Refugees. Formada por músicos portugueses experientes como Kiko Pereira (vocalista), António Mão de Ferro (guitarras), Jorge Filipe Santos (teclados), Carl Minnemann (baixo) e João Cunha (bateria), a banda oferece uma rica viagem sonora pelo blues, combinando elementos de rock, rhythm and blues, soul e jazz.
Para encerrar a noite de sábado, o DJ Pedro Martins promete em Ponte da Barca uma performance inesquecível.
Showcookings e provas comentadas, estão também agendadas, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronómica completa.


A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.