O Município de Ponte da Barca vai assinalar, esta quinta-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, com uma ação de reflorestação no lugar de Paradela, em Vila Chã de São João.
Segundo uma nota da autarquia, cerca de 500 árvores folhosas de espécies autóctones, como carvalhos e sobreiros, serão plantadas durante esta iniciativa, como parte de um esforço contínuo para revitalizar e proteger os ecossistemas locais. A iniciativa está agendada para as 09h30.
A ação de reflorestação representa o cumprimento de uma das medidas previstas na proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de 2022 – “Paradela Mais Verde” -, projeto apresentado pelo jovem Bruno Lobo e que contempla ações ambientais, desde a reflorestação, à limpeza de terrenos, ao combate a espécies invasoras e ao arranjo do espaço do baloiço de Paradela.

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.