Logo
Regional

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

14 Abril, 2024 | 12:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

“Importa que o Governo dê resposta no apoio aos municípios no setor do ciclo da água, que permita uma maior flexibilidade na gestão dos fundos comunitários por parte dos municípios. Os municípios não são todos iguais. Não é preciso comparar o Minho com o Algarve ou o Interior com o Litoral para encontrar as discrepâncias”, afirmou Augusto Marinho.

Em declarações à agência Lusa, a propósito de um comunicado hoje emitido pela autarquia do distrito de Viana do Castelo, o social-democrata Augusto Marinho defendeu “maior discricionariedade para que o poder local possa alocar as verbas onde realmente achem que o município necessita para o seu desenvolvimento”.

“No distrito de Viana do Castelo há municípios com a taxa de cobertura da rede de saneamento básico mais elevada e outros que estão mais atrasados”, referiu o autarca de Ponte da Barca, concelho onde a taxa de cobertura no saneamento básico e de 40%.

Segundo o autarca do PSD, a câmara “tem investido, nesta área, sempre com o orçamento municipal, num esforço muito oneroso”.

“Há muito trabalho a ser feito, mas, desde que entrei na autarquia, o investimento na rede de água e saneamento básico tem sido uma grande aposta”, referiu.

Na nota hoje enviada às redações, a autarquia revelou que o executivo municipal aprovou, na quinta-feira, por unanimidade, a isenção do pagamento de tarifas de ligação de saneamento básico e abastecimento de água, em 2024.

À Lusa, o presidente da câmara explicou que a medida foi implementada durante a pandemia de covid-19 e prolongada para ir ao encontro das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

“É fundamental que os serviços municipais estejam alinhados com as normativas vigentes e as melhores práticas do setor. A isenção das tarifas de ligação do saneamento e de ligação de água, conforme proposto e aprovado, não só atende às recomendações da ERSAR, como também demonstra o compromisso desta gestão em garantir um serviço público eficiente e justo para todos os Munícipes”, afirmou.

A medida, a incluir no regulamento de taxas e tarifas, atualmente em revisão, prevê a sua aplicabilidade a partir de 01 de janeiro de 2024, com a respetiva devolução dos montantes já cobrados aos utilizadores finais.

Augusto Marinho disse ainda que a decisão tomada pelo município de não aderir à empresa Águas do Alto Minho (AdAM), que começou a operar em 2020, foi “muito importante e teve um impacto muito favorável”.

“Os investimentos que temos feito têm consolidado a excelência no serviço de água, com uma cobertura de cerca de 100%, e de saneamento, apesar deste último ainda estar atrasado”, observou.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 7 Setembro, 2024

Viana Bate Forte regressa ao centro histórico dias 13 e 14 de setembro

É já no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de setembro, que o Viana Bate Forte promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo de música e animação. A Praça da República, a Praça da Liberdade e a Praça da Erva acolhem a sétima edição do evento de entrada livre e gratuita que quer dinamizar o casco histórico.

Regional 7 Setembro, 2024

Ponte Internacional da Amizade com imagem renovada

A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso um conjunto de trabalhos de beneficiação da Ponte Internacional da Amizade, que liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, na sequência de uma reunião solicitada pelo executivo liderado pelo socialista Rui Teixeira. Encontro serviu ainda para abordar a conclusão das obras na EN13, bem como a concessão das estações da CP.

Cultura 7 Setembro, 2024

Moeda dedicada a Xutos & Pontapés já está em circulação

O Banco de Portugal colocou em circulação uma moeda de coleção, com o valor de cinco euros, dedicada aos Xutos & Pontapés, no âmbito da série “Músicos Portugueses”.

Desporto 7 Setembro, 2024

Taça de Portugal: Vianense recebe Vinhais e se ganhar defronta Portimonense na 2ª eliminatória

Os clubes do distrito de Viana do Castelo presentes na Taça de Portugal tiveram sortes diferentes no sorteio realizado na Cidade do Futebol. Na 1ª eliminatória da prova rainha do futebol português, apenas SC Vianense, Limianos e o estreante Cardielense entram em campo. Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção ficaram isentos e seguem de imediato para a 2ª eliminatória da competição.

Regional 7 Setembro, 2024

Tribunal declara ineficaz licença de instalação de linha alta tensão no Alto Minho

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga declarou ineficaz a licença emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia à Rede Elétrica Nacional (REN) para a instalação da linha de Alta Tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

Opinião 7 Setembro, 2024

OPINIÃO: A relevância crescente da Fisioterapia nas Clínicas de Medicina Física e de Reabilitação

No dia 8 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia, circunstância que nos dá o pretexto ótimo para sublinhar a importância cada vez maior da Fisioterapia nos cuidados de saúde por todo o mundo.

Desporto 6 Setembro, 2024

6º Torneio de Futsal Feminino Cidade de Viana do Castelo realiza-se este sábado

O Pavilhão José Natário será palco, este sábado, da 6.ª edição do Torneio de Futsal Feminino - Cidade de Viana do Castelo.