Nos dias 28 e 29 de junho, na Praça da República, o Município de Ponte da Barca, vai organizar o ‘Mercado do Vinho’, onde se enaltece o que de melhor tem esta região e não só, uma vez que conta com produtores de todo o país, tendo a honra de ter este ano a participação da Confraria de Vinhos Verdes, pela primeira vez na vila do Alto Minho.
A programação será recheada, com música e animação; cocktails vínicos, onde se conjugam sabores e criações inesquecíveis; um showcooking, recheado de tradição com um toque de inovação, com pratos únicos e requintados; e provas comentadas, que contam histórias cativantes.
Na sexta-feira, dia 28, às 18h, abre-se o mercado, com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e entregam-se os certificados de participação, recebendo-se os produtores pelas 18h30. A animação segue noite fora, com dois momentos musicais: o primeiro, a cargo de Bianca Barros, às 22h; e o segundo, pela banda Forever 80’s, a partir das 23h.
Já no sábado, dia 29, abre-se o mercado a partir das 15h. Pelas 16h30, o bartender Rui Mendes trará uma demonstração de cocktails vínicos, onde conjuga sabores e criações únicas, que resulta da sua experiência de mais de 10 anos na arte de bartending, premiada nacional e internacionalmente. Às 18h30, o Chef Marco Freitas traz um showcooking que alia tradição e inovação, resultante da sua vasta experiência nacional e internacional e inspiração do chef na cozinha de fusão e na arte de aplicar diversas experiências gastronómicas. De seguida, pelas 19h30, a sommelier Diana Peixoto, responsável pelas bebidas nos espaços Pepe Vieira, premiados com duas estrelas Michelin, traz-nos provas de vinho comentadas, onde conta as histórias por detrás de cada vinho, cativando a atenção dos ouvintes e trazendo-lhes harmonizações marcantes.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que ‘É com enorme orgulho que o município organiza mais uma edição do Mercado do Vinho, que recebe cada vez mais produtores de todo o país, ganha dimensão ano após anos e enalte o que se faz de melhor na região e no país. Tendo, este ano, o privilégio de receber a Confraria de Vinhos Verdes’. Acrescenta ainda que ‘Este evento permite-nos trazer experiências inovadoras, desafiar paladares e animar e enriquecer culturalmente o povo barquense, com bartenders, chefs, sommeliers e músicos de excelência, que nos dão a honra desta visita’.
O Mercado do Vinho é uma iniciativa do Município de Ponte da Barca, que enaltece vinhos de todo o país, trazendo a esta vila raiana premiados especialistas de bar, cozinha e vinhos para experiências diferenciadoras, que desafiam os paladares de todos os que por ali passarem.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com o Pingo Doce, vão distribuir mais de 26 mil produtos de higiene em diversas instituições de caráter social, por todo o território nacional.
A elódea, uma planta infestante presente “em grande escala” no rio Minho, “bloqueia completamente” as redes de pesca do sável e da lampreia, impossibilitando o trabalho dos pescadores, revelou a associação de profissionais de pesca.
A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, homenageou o ciclista santamartense, Iúri Leitão, em reconhecimento pelo seu notável percurso desportivo e pelas suas conquistas a nível nacional e internacional.
O Município de Valença vai avançar com a criação de um Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV). A criação deste Conselho foi aprovada na última reunião do Executivo Municipal.
A equipa masculina do Voleibol Clube de Viana perdeu por 3-0, este domingo, no Pavilhão João Rocha em Alvalade frente ao Sporting, em jogo da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga nacional de Voleibol.
A Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) distinguiu Portugal, e mais especificamente o seu representante português, Alberto Rego, enquanto “FIDAF Best Activity Country 2023” – País com Melhor Atividade FIDAF 2023, no seu Congresso Mundial em Cheonan, Coreia do Sul.
O executivo municipal aprovou em reunião ordinária, quatro propostas que ascendem a mais de 200 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, no âmbito de Apoios à Construção e Requalificação de Equipamentos, Apoios à Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante, Requalificação Urbana/Centros Cívicos e ainda apoio a um projeto de Junta de Freguesia.