Nos dias 28 e 29 de junho, na Praça da República, o Município de Ponte da Barca, vai organizar o ‘Mercado do Vinho’, onde se enaltece o que de melhor tem esta região e não só, uma vez que conta com produtores de todo o país, tendo a honra de ter este ano a participação da Confraria de Vinhos Verdes, pela primeira vez na vila do Alto Minho.
A programação será recheada, com música e animação; cocktails vínicos, onde se conjugam sabores e criações inesquecíveis; um showcooking, recheado de tradição com um toque de inovação, com pratos únicos e requintados; e provas comentadas, que contam histórias cativantes.
Na sexta-feira, dia 28, às 18h, abre-se o mercado, com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e entregam-se os certificados de participação, recebendo-se os produtores pelas 18h30. A animação segue noite fora, com dois momentos musicais: o primeiro, a cargo de Bianca Barros, às 22h; e o segundo, pela banda Forever 80’s, a partir das 23h.
Já no sábado, dia 29, abre-se o mercado a partir das 15h. Pelas 16h30, o bartender Rui Mendes trará uma demonstração de cocktails vínicos, onde conjuga sabores e criações únicas, que resulta da sua experiência de mais de 10 anos na arte de bartending, premiada nacional e internacionalmente. Às 18h30, o Chef Marco Freitas traz um showcooking que alia tradição e inovação, resultante da sua vasta experiência nacional e internacional e inspiração do chef na cozinha de fusão e na arte de aplicar diversas experiências gastronómicas. De seguida, pelas 19h30, a sommelier Diana Peixoto, responsável pelas bebidas nos espaços Pepe Vieira, premiados com duas estrelas Michelin, traz-nos provas de vinho comentadas, onde conta as histórias por detrás de cada vinho, cativando a atenção dos ouvintes e trazendo-lhes harmonizações marcantes.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que ‘É com enorme orgulho que o município organiza mais uma edição do Mercado do Vinho, que recebe cada vez mais produtores de todo o país, ganha dimensão ano após anos e enalte o que se faz de melhor na região e no país. Tendo, este ano, o privilégio de receber a Confraria de Vinhos Verdes’. Acrescenta ainda que ‘Este evento permite-nos trazer experiências inovadoras, desafiar paladares e animar e enriquecer culturalmente o povo barquense, com bartenders, chefs, sommeliers e músicos de excelência, que nos dão a honra desta visita’.
O Mercado do Vinho é uma iniciativa do Município de Ponte da Barca, que enaltece vinhos de todo o país, trazendo a esta vila raiana premiados especialistas de bar, cozinha e vinhos para experiências diferenciadoras, que desafiam os paladares de todos os que por ali passarem.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.