Nos dias 28 e 29 de junho, na Praça da República, o Município de Ponte da Barca, vai organizar o ‘Mercado do Vinho’, onde se enaltece o que de melhor tem esta região e não só, uma vez que conta com produtores de todo o país, tendo a honra de ter este ano a participação da Confraria de Vinhos Verdes, pela primeira vez na vila do Alto Minho.
A programação será recheada, com música e animação; cocktails vínicos, onde se conjugam sabores e criações inesquecíveis; um showcooking, recheado de tradição com um toque de inovação, com pratos únicos e requintados; e provas comentadas, que contam histórias cativantes.
Na sexta-feira, dia 28, às 18h, abre-se o mercado, com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e entregam-se os certificados de participação, recebendo-se os produtores pelas 18h30. A animação segue noite fora, com dois momentos musicais: o primeiro, a cargo de Bianca Barros, às 22h; e o segundo, pela banda Forever 80’s, a partir das 23h.
Já no sábado, dia 29, abre-se o mercado a partir das 15h. Pelas 16h30, o bartender Rui Mendes trará uma demonstração de cocktails vínicos, onde conjuga sabores e criações únicas, que resulta da sua experiência de mais de 10 anos na arte de bartending, premiada nacional e internacionalmente. Às 18h30, o Chef Marco Freitas traz um showcooking que alia tradição e inovação, resultante da sua vasta experiência nacional e internacional e inspiração do chef na cozinha de fusão e na arte de aplicar diversas experiências gastronómicas. De seguida, pelas 19h30, a sommelier Diana Peixoto, responsável pelas bebidas nos espaços Pepe Vieira, premiados com duas estrelas Michelin, traz-nos provas de vinho comentadas, onde conta as histórias por detrás de cada vinho, cativando a atenção dos ouvintes e trazendo-lhes harmonizações marcantes.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que ‘É com enorme orgulho que o município organiza mais uma edição do Mercado do Vinho, que recebe cada vez mais produtores de todo o país, ganha dimensão ano após anos e enalte o que se faz de melhor na região e no país. Tendo, este ano, o privilégio de receber a Confraria de Vinhos Verdes’. Acrescenta ainda que ‘Este evento permite-nos trazer experiências inovadoras, desafiar paladares e animar e enriquecer culturalmente o povo barquense, com bartenders, chefs, sommeliers e músicos de excelência, que nos dão a honra desta visita’.
O Mercado do Vinho é uma iniciativa do Município de Ponte da Barca, que enaltece vinhos de todo o país, trazendo a esta vila raiana premiados especialistas de bar, cozinha e vinhos para experiências diferenciadoras, que desafiam os paladares de todos os que por ali passarem.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.