Já se encontram abertas as inscrições para o concurso de eleição da Rainha das Vindimas de Ponte da Barca, que vai ter lugar no dia 27 de maio, pelas 21h30, na Casa da Cultura. Todas as interessadas deverão fazer a sua candidatura até ao dia 19 de maio, através do formulário disponível e no setor da cultura da Câmara Municipal ou nas Juntas de Freguesia.
De acordo com o regulamento, disponibilizado pelo Município de Ponte da Barca, “podem participar neste concurso todas as jovens do sexo feminino, naturais ou residentes no Concelho de Ponte da Barca, com idade mínima de 15 anos, completados até 31 de dezembro de 2023, não havendo idade limite para participar”. As candidatas deverão apresentar-se nos seguintes desfiles com “traje regional, que poderá ser representativo da sua própria freguesia; roupa prática (jeans, desportiva, casual) e vestido de noite”, completou a Câmara Municipal de Ponte da Barca.
As participantes serão ainda avaliadas por um júri constituído por personalidades escolhidas pela organização.
A Gala da Rainha das Vindimas de Ponte da Barca é um evento organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, com participação limitada a 30 concorrentes. “A iniciativa tem como objetivo preservar e promover as tradições associadas ao mundo da vinha, elegendo a candidata que representará o concelho na Gala Nacional organizada pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho”, afirmou o Município.
A ficha de inscrição está disponível, aqui.

Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho (CIPVV) assinala este ano uma década de atividade, consolidando-se como um dos principais pontos de promoção do Vinho Verde e de valorização do património vitivinícola da região.
Vila Nova de Cerveira é, novamente, palco de uma das maiores tradições gastronómicas do Vale do Minho: a lampreia do Rio Minho. Até 5 de abril, 11 restaurantes do concelho servem este prato emblemático, combinando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.
O Santa Luzia FC entra hoje em campo, às 15h00, em Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 14.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Vacinas, desparasitações e consultas regulares são essenciais para manter cães e gatos saudáveis ao longo do ano.