A Câmara de Ponte da Barca investiu 300 mil euros na renovação e valorização do Museu do Quartzo, situado na freguesia de Vila Chã S. João, onde está exposta uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica.
A Câmara de Ponte da Barca adiantou que a intervenção, agora concluída “teve como objetivo modernizar este importante foco de atração turística do concelho, que se destaca tanto no turismo religioso quanto no cultural”.
A empreitada incluiu a renovação do museu e a requalificação da área envolvente, incluindo o parque de merendas.
A renovação “abrangeu espaços, equipamentos e material expositivo, criando melhores condições para peregrinos e visitantes, quer na perspetiva de culto, quer na de conhecimento e lazer”.
Localizado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, Vila Chã de S. João, é naquele museu que “se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do país, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no exterior.
O museu guarda “uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com dois metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso.
“Desde maio de 1971, que aquela pedra serve de altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, nos 10 e 11 de maio de 1917, aparições testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves”, refere a nota.
O Museu conta ainda com uma ala dedicada a algum do espólio deixado pelo cónego Avelino de Jesus da Costa, nomeadamente livros, insígnias, medalhas, objetos litúrgicos e coleções artísticas.
Na página oficial da Confraria de Nossa Senhora da Paz na Internet, em 2023, o santuário recebeu cerca de 20 mil visitantes.
O santuário mariano “dá expressão ao pedido de Nossa Senhora, feito a 11 de maio de 1917 e indicado ao pequeno Severino Alves: Diz aos pastores do monte que rezem sempre o terço, que os homens e mulheres cantem a estrela do céu, e se apeguem comigo, que hei de acudir ao mundo e aplacar a guerra”.
A capela de Nossa Senhora da Paz foi erguida em 1969, no local das aparições de 1917 e, desde então, o restante espaço do santuário foi sendo construído, em resposta ao aumento do número de peregrinos.
Para o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, citado na nota, a beneficiação do museu proporciona “aos visitantes um maior usufruto deste espaço, junto a um local religioso de culto para muitos peregrinos e que representa a identidade e a história da freguesia”.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.