A Câmara de Ponte da Barca investiu 300 mil euros na renovação e valorização do Museu do Quartzo, situado na freguesia de Vila Chã S. João, onde está exposta uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica.
A Câmara de Ponte da Barca adiantou que a intervenção, agora concluída “teve como objetivo modernizar este importante foco de atração turística do concelho, que se destaca tanto no turismo religioso quanto no cultural”.
A empreitada incluiu a renovação do museu e a requalificação da área envolvente, incluindo o parque de merendas.
A renovação “abrangeu espaços, equipamentos e material expositivo, criando melhores condições para peregrinos e visitantes, quer na perspetiva de culto, quer na de conhecimento e lazer”.
Localizado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, Vila Chã de S. João, é naquele museu que “se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do país, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no exterior.
O museu guarda “uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com dois metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso.
“Desde maio de 1971, que aquela pedra serve de altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, nos 10 e 11 de maio de 1917, aparições testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves”, refere a nota.
O Museu conta ainda com uma ala dedicada a algum do espólio deixado pelo cónego Avelino de Jesus da Costa, nomeadamente livros, insígnias, medalhas, objetos litúrgicos e coleções artísticas.
Na página oficial da Confraria de Nossa Senhora da Paz na Internet, em 2023, o santuário recebeu cerca de 20 mil visitantes.
O santuário mariano “dá expressão ao pedido de Nossa Senhora, feito a 11 de maio de 1917 e indicado ao pequeno Severino Alves: Diz aos pastores do monte que rezem sempre o terço, que os homens e mulheres cantem a estrela do céu, e se apeguem comigo, que hei de acudir ao mundo e aplacar a guerra”.
A capela de Nossa Senhora da Paz foi erguida em 1969, no local das aparições de 1917 e, desde então, o restante espaço do santuário foi sendo construído, em resposta ao aumento do número de peregrinos.
Para o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, citado na nota, a beneficiação do museu proporciona “aos visitantes um maior usufruto deste espaço, junto a um local religioso de culto para muitos peregrinos e que representa a identidade e a história da freguesia”.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.