A Câmara de Ponte da Barca investiu 300 mil euros na renovação e valorização do Museu do Quartzo, situado na freguesia de Vila Chã S. João, onde está exposta uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica.
A Câmara de Ponte da Barca adiantou que a intervenção, agora concluída “teve como objetivo modernizar este importante foco de atração turística do concelho, que se destaca tanto no turismo religioso quanto no cultural”.
A empreitada incluiu a renovação do museu e a requalificação da área envolvente, incluindo o parque de merendas.
A renovação “abrangeu espaços, equipamentos e material expositivo, criando melhores condições para peregrinos e visitantes, quer na perspetiva de culto, quer na de conhecimento e lazer”.
Localizado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, Vila Chã de S. João, é naquele museu que “se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do país, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no exterior.
O museu guarda “uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com dois metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso.
“Desde maio de 1971, que aquela pedra serve de altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, nos 10 e 11 de maio de 1917, aparições testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves”, refere a nota.
O Museu conta ainda com uma ala dedicada a algum do espólio deixado pelo cónego Avelino de Jesus da Costa, nomeadamente livros, insígnias, medalhas, objetos litúrgicos e coleções artísticas.
Na página oficial da Confraria de Nossa Senhora da Paz na Internet, em 2023, o santuário recebeu cerca de 20 mil visitantes.
O santuário mariano “dá expressão ao pedido de Nossa Senhora, feito a 11 de maio de 1917 e indicado ao pequeno Severino Alves: Diz aos pastores do monte que rezem sempre o terço, que os homens e mulheres cantem a estrela do céu, e se apeguem comigo, que hei de acudir ao mundo e aplacar a guerra”.
A capela de Nossa Senhora da Paz foi erguida em 1969, no local das aparições de 1917 e, desde então, o restante espaço do santuário foi sendo construído, em resposta ao aumento do número de peregrinos.
Para o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, citado na nota, a beneficiação do museu proporciona “aos visitantes um maior usufruto deste espaço, junto a um local religioso de culto para muitos peregrinos e que representa a identidade e a história da freguesia”.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.