Logo
Regional

Ponte da Barca investe mais de 830 mil euros nas Escolas Básica Diogo Bernandes e Secundária

14 Setembro, 2023 | 10:10
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

As obras de beneficiação das Escolas Básica Diogo Bernandes e Secundária de Ponte da Barca já arrancaram e têm um prazo de execução até ao final deste ano de 2023. O investimento é superior a 830 mil euros. 

Segundo o Município de Ponte da Barca, trata-se de uma “intervenção de vulto”, que se vai traduzir numa remodelação das cozinhas e refeitórios dos dois estabelecimentos de ensino, e ainda na beneficiação de polivalentes, das condições de mobilidade do recreio exterior e proteção lateral do recreio coberto da Diogo Bernardes.

Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende a importância do investimento, tendo em conta que “a escola é o lugar onde as crianças e os jovens passam uma grande parte do dia e, portanto, um ambiente saudável e confortável é fundamental para o bem-estar e para a qualidade da aprendizagem”.

Concluída a intervenção, que tem apoio comunitário no valor de 436 mil euros, as Escolas Básica Diogo Bernardes e Secundária de Ponte da Barca vão passar a “dispor de instalações remodeladas no edifício onde se localizam a cozinha, o refeitório e o polivalente, enquanto na Diogo Bernardes os trabalhos de beneficiação, para além dos espaços da cozinha e do refeitório, incidirão ainda na vertente da mobilidade do recreio exterior e na proteção lateral do recreio coberto”.

“A reabilitação tratará também da melhoria das condições de higiene, salubridade e segurança das duas cozinhas (infraestruturas e equipamentos), bem como do que diz respeito ao comportamento acústico e energético passivo, potenciando a eficiência energética dos sistemas de aquecimento e melhoria dos níveis, conforto de iluminação interior e mobiliário de apoio. Vão ainda ser intervencionadas questões de mobilidade nos espaços exteriores de ambas as escolas, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, e ainda no espaço do recreio coberto da Diogo Bernardes, para possibilitar o seu uso pleno, quer de inverno quer de verão”, lê-se numa nota imprensa.

Pode ser uma imagem de mesa

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.