As obras de beneficiação das Escolas Básica Diogo Bernandes e Secundária de Ponte da Barca já arrancaram e têm um prazo de execução até ao final deste ano de 2023. O investimento é superior a 830 mil euros.
Segundo o Município de Ponte da Barca, trata-se de uma “intervenção de vulto”, que se vai traduzir numa remodelação das cozinhas e refeitórios dos dois estabelecimentos de ensino, e ainda na beneficiação de polivalentes, das condições de mobilidade do recreio exterior e proteção lateral do recreio coberto da Diogo Bernardes.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende a importância do investimento, tendo em conta que “a escola é o lugar onde as crianças e os jovens passam uma grande parte do dia e, portanto, um ambiente saudável e confortável é fundamental para o bem-estar e para a qualidade da aprendizagem”.
Concluída a intervenção, que tem apoio comunitário no valor de 436 mil euros, as Escolas Básica Diogo Bernardes e Secundária de Ponte da Barca vão passar a “dispor de instalações remodeladas no edifício onde se localizam a cozinha, o refeitório e o polivalente, enquanto na Diogo Bernardes os trabalhos de beneficiação, para além dos espaços da cozinha e do refeitório, incidirão ainda na vertente da mobilidade do recreio exterior e na proteção lateral do recreio coberto”.
“A reabilitação tratará também da melhoria das condições de higiene, salubridade e segurança das duas cozinhas (infraestruturas e equipamentos), bem como do que diz respeito ao comportamento acústico e energético passivo, potenciando a eficiência energética dos sistemas de aquecimento e melhoria dos níveis, conforto de iluminação interior e mobiliário de apoio. Vão ainda ser intervencionadas questões de mobilidade nos espaços exteriores de ambas as escolas, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, e ainda no espaço do recreio coberto da Diogo Bernardes, para possibilitar o seu uso pleno, quer de inverno quer de verão”, lê-se numa nota imprensa.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).