As obras de beneficiação das Escolas Básica Diogo Bernandes e Secundária de Ponte da Barca já arrancaram e têm um prazo de execução até ao final deste ano de 2023. O investimento é superior a 830 mil euros.
Segundo o Município de Ponte da Barca, trata-se de uma “intervenção de vulto”, que se vai traduzir numa remodelação das cozinhas e refeitórios dos dois estabelecimentos de ensino, e ainda na beneficiação de polivalentes, das condições de mobilidade do recreio exterior e proteção lateral do recreio coberto da Diogo Bernardes.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende a importância do investimento, tendo em conta que “a escola é o lugar onde as crianças e os jovens passam uma grande parte do dia e, portanto, um ambiente saudável e confortável é fundamental para o bem-estar e para a qualidade da aprendizagem”.
Concluída a intervenção, que tem apoio comunitário no valor de 436 mil euros, as Escolas Básica Diogo Bernardes e Secundária de Ponte da Barca vão passar a “dispor de instalações remodeladas no edifício onde se localizam a cozinha, o refeitório e o polivalente, enquanto na Diogo Bernardes os trabalhos de beneficiação, para além dos espaços da cozinha e do refeitório, incidirão ainda na vertente da mobilidade do recreio exterior e na proteção lateral do recreio coberto”.
“A reabilitação tratará também da melhoria das condições de higiene, salubridade e segurança das duas cozinhas (infraestruturas e equipamentos), bem como do que diz respeito ao comportamento acústico e energético passivo, potenciando a eficiência energética dos sistemas de aquecimento e melhoria dos níveis, conforto de iluminação interior e mobiliário de apoio. Vão ainda ser intervencionadas questões de mobilidade nos espaços exteriores de ambas as escolas, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, e ainda no espaço do recreio coberto da Diogo Bernardes, para possibilitar o seu uso pleno, quer de inverno quer de verão”, lê-se numa nota imprensa.

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.