As obras de beneficiação das Escolas Básica Diogo Bernandes e Secundária de Ponte da Barca já arrancaram e têm um prazo de execução até ao final deste ano de 2023. O investimento é superior a 830 mil euros.
Segundo o Município de Ponte da Barca, trata-se de uma “intervenção de vulto”, que se vai traduzir numa remodelação das cozinhas e refeitórios dos dois estabelecimentos de ensino, e ainda na beneficiação de polivalentes, das condições de mobilidade do recreio exterior e proteção lateral do recreio coberto da Diogo Bernardes.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende a importância do investimento, tendo em conta que “a escola é o lugar onde as crianças e os jovens passam uma grande parte do dia e, portanto, um ambiente saudável e confortável é fundamental para o bem-estar e para a qualidade da aprendizagem”.
Concluída a intervenção, que tem apoio comunitário no valor de 436 mil euros, as Escolas Básica Diogo Bernardes e Secundária de Ponte da Barca vão passar a “dispor de instalações remodeladas no edifício onde se localizam a cozinha, o refeitório e o polivalente, enquanto na Diogo Bernardes os trabalhos de beneficiação, para além dos espaços da cozinha e do refeitório, incidirão ainda na vertente da mobilidade do recreio exterior e na proteção lateral do recreio coberto”.
“A reabilitação tratará também da melhoria das condições de higiene, salubridade e segurança das duas cozinhas (infraestruturas e equipamentos), bem como do que diz respeito ao comportamento acústico e energético passivo, potenciando a eficiência energética dos sistemas de aquecimento e melhoria dos níveis, conforto de iluminação interior e mobiliário de apoio. Vão ainda ser intervencionadas questões de mobilidade nos espaços exteriores de ambas as escolas, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, e ainda no espaço do recreio coberto da Diogo Bernardes, para possibilitar o seu uso pleno, quer de inverno quer de verão”, lê-se numa nota imprensa.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.