No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
O momento será marcado por uma sessão sincronizada de música e luz no edifício dos Paços do Concelho, numa iniciativa que resulta da colaboração com os alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrónica da Epralima. A vila ficará iluminada, trazendo o espírito da época festiva que se avizinha e convidando a comunidade a assistir ao espetáculo que dá o mote para o arranque da quadra natalícia.
Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa vai além da componente decorativa: “A iluminação de Natal é um marco que reforça o espírito comunitário e transforma a nossa vila num ponto de encontro durante esta quadra festiva. Este ano, voltamos a contar com o talento e a criatividade dos jovens da Epralima, que assumiram um papel determinante na criação deste espetáculo de luz e música. Esta colaboração demonstra o potencial das nossas escolas e o contributo dos jovens para iniciativas que valorizam o território e proporcionam momentos únicos à nossa comunidade.”
“EmBarca no Natal” traz a alegria desta época ao coração da vila
Paralelamente, de 14 a 22 de dezembro, a Praça da República será o palco do evento “EmBarca no Natal”, que chega para animar o centro da vila barquense com diversas iniciativas e atrair moradores e visitantes. Integrado nesta iniciativa está o Mercado de Natal que conta com artesãos locais e regionais que comercializarão os seus produtos, ideais para quem procura presentes especiais e originais. A chegada do Pai Natal será, certamente, um dos momentos mais aguardados desta programação diversificada, que inclui ainda concertos de música, oficinas, apresentações literárias, espetáculos de dança e teatro, e, como novidade deste ano, um encantador carrossel parisiense.
Com as ruas decoradas e iluminadas, o ambiente acolhedor será complementado pela tradicional Feira do Mel, marcada para o dia 22 de dezembro. Neste dia, realizam-se também os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região.
A Direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) manifestou surpresa perante a decisão anunciada, de desistência da equipa sénior Atlético Clube de Caminha – Futebol SDQ do Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.