No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
O momento será marcado por uma sessão sincronizada de música e luz no edifício dos Paços do Concelho, numa iniciativa que resulta da colaboração com os alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrónica da Epralima. A vila ficará iluminada, trazendo o espírito da época festiva que se avizinha e convidando a comunidade a assistir ao espetáculo que dá o mote para o arranque da quadra natalícia.
Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa vai além da componente decorativa: “A iluminação de Natal é um marco que reforça o espírito comunitário e transforma a nossa vila num ponto de encontro durante esta quadra festiva. Este ano, voltamos a contar com o talento e a criatividade dos jovens da Epralima, que assumiram um papel determinante na criação deste espetáculo de luz e música. Esta colaboração demonstra o potencial das nossas escolas e o contributo dos jovens para iniciativas que valorizam o território e proporcionam momentos únicos à nossa comunidade.”
“EmBarca no Natal” traz a alegria desta época ao coração da vila
Paralelamente, de 14 a 22 de dezembro, a Praça da República será o palco do evento “EmBarca no Natal”, que chega para animar o centro da vila barquense com diversas iniciativas e atrair moradores e visitantes. Integrado nesta iniciativa está o Mercado de Natal que conta com artesãos locais e regionais que comercializarão os seus produtos, ideais para quem procura presentes especiais e originais. A chegada do Pai Natal será, certamente, um dos momentos mais aguardados desta programação diversificada, que inclui ainda concertos de música, oficinas, apresentações literárias, espetáculos de dança e teatro, e, como novidade deste ano, um encantador carrossel parisiense.
Com as ruas decoradas e iluminadas, o ambiente acolhedor será complementado pela tradicional Feira do Mel, marcada para o dia 22 de dezembro. Neste dia, realizam-se também os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.