No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
O momento será marcado por uma sessão sincronizada de música e luz no edifício dos Paços do Concelho, numa iniciativa que resulta da colaboração com os alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrónica da Epralima. A vila ficará iluminada, trazendo o espírito da época festiva que se avizinha e convidando a comunidade a assistir ao espetáculo que dá o mote para o arranque da quadra natalícia.
Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa vai além da componente decorativa: “A iluminação de Natal é um marco que reforça o espírito comunitário e transforma a nossa vila num ponto de encontro durante esta quadra festiva. Este ano, voltamos a contar com o talento e a criatividade dos jovens da Epralima, que assumiram um papel determinante na criação deste espetáculo de luz e música. Esta colaboração demonstra o potencial das nossas escolas e o contributo dos jovens para iniciativas que valorizam o território e proporcionam momentos únicos à nossa comunidade.”
“EmBarca no Natal” traz a alegria desta época ao coração da vila
Paralelamente, de 14 a 22 de dezembro, a Praça da República será o palco do evento “EmBarca no Natal”, que chega para animar o centro da vila barquense com diversas iniciativas e atrair moradores e visitantes. Integrado nesta iniciativa está o Mercado de Natal que conta com artesãos locais e regionais que comercializarão os seus produtos, ideais para quem procura presentes especiais e originais. A chegada do Pai Natal será, certamente, um dos momentos mais aguardados desta programação diversificada, que inclui ainda concertos de música, oficinas, apresentações literárias, espetáculos de dança e teatro, e, como novidade deste ano, um encantador carrossel parisiense.
Com as ruas decoradas e iluminadas, o ambiente acolhedor será complementado pela tradicional Feira do Mel, marcada para o dia 22 de dezembro. Neste dia, realizam-se também os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo afirmou que o município vai reforçar as ações de sensibilização junto da população para a correta utilização dos contentores de lixo, após, nas últimas semanas, se terem registado situações de transbordo de resíduos em várias zonas da cidade.
A Seleção Nacional de Voleibol Sub-18 Masculinos teve ontem uma estreia exigente na 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa, ao perder por 0-3 frente à Bélgica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Apesar do desfecho negativo, os jovens portugueses deixaram sinais positivos num encontro marcado pelo equilíbrio inicial e pelo forte apoio do público vianense.
O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) apresenta esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, o livro 30 anos [des]concerto social, que celebra três décadas de serviço à comunidade. A cerimónia realiza-se às 17h15, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, na Praça Dr. António Feio Ribeiro da Silva.
O volume de água armazenado nas bacias hidrográficas portuguesas terminou dezembro acima da média nacional, com exceção do Algarve e do Mira, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a cabo, entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, um conjunto de operações com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, reforçar a fiscalização rodoviária e promover a segurança junto da população.
Eduardo Teixeira, Deputado na Assembleia da República, esteve presente na Escola de Monserrate e, na próxima semana, visitará a Escola de Santa Maria Maior, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, edição 2025/2026, onde representou a Assembleia da República nas sessões dedicadas ao tema “Literacia Financeira: os Jovens Contam”.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.