No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
O momento será marcado por uma sessão sincronizada de música e luz no edifício dos Paços do Concelho, numa iniciativa que resulta da colaboração com os alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrónica da Epralima. A vila ficará iluminada, trazendo o espírito da época festiva que se avizinha e convidando a comunidade a assistir ao espetáculo que dá o mote para o arranque da quadra natalícia.
Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa vai além da componente decorativa: “A iluminação de Natal é um marco que reforça o espírito comunitário e transforma a nossa vila num ponto de encontro durante esta quadra festiva. Este ano, voltamos a contar com o talento e a criatividade dos jovens da Epralima, que assumiram um papel determinante na criação deste espetáculo de luz e música. Esta colaboração demonstra o potencial das nossas escolas e o contributo dos jovens para iniciativas que valorizam o território e proporcionam momentos únicos à nossa comunidade.”
“EmBarca no Natal” traz a alegria desta época ao coração da vila
Paralelamente, de 14 a 22 de dezembro, a Praça da República será o palco do evento “EmBarca no Natal”, que chega para animar o centro da vila barquense com diversas iniciativas e atrair moradores e visitantes. Integrado nesta iniciativa está o Mercado de Natal que conta com artesãos locais e regionais que comercializarão os seus produtos, ideais para quem procura presentes especiais e originais. A chegada do Pai Natal será, certamente, um dos momentos mais aguardados desta programação diversificada, que inclui ainda concertos de música, oficinas, apresentações literárias, espetáculos de dança e teatro, e, como novidade deste ano, um encantador carrossel parisiense.
Com as ruas decoradas e iluminadas, o ambiente acolhedor será complementado pela tradicional Feira do Mel, marcada para o dia 22 de dezembro. Neste dia, realizam-se também os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.
O coletivo Cem Palcos apresenta hoje, 18 de novembro, no Festival de Teatro de Viana do Castelo, às 18h30, o espetáculo “A Baba do Lobo”, uma coprodução com o Teatro Vila Velha, do Brasil.
Hoje, 18 de novembro, às 17h00, Carreço recebe a primeira placa informativa do “último pôr do sol de Portugal continental”, instalada junto ao farol de Montedor, numa iniciativa do projeto europeu Atlantic Sunset.