Logo
Cultura

Ponte da Barca inaugura exposição dos 50 anos do 25 de abril

16 Janeiro, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Município de Ponte da Barca inaugurou, esta segunda-feira, nos Paços do Concelho, a exposição que pretende assinalar os 50 anos do 25 de abril. 

A mostra, destinada a transportar os visitantes às primeiras eleições livres do país, destaca-se pelo uso de uma variedade de materiais político-partidários, incluindo cartazes e outros artefactos utilizados durante as eleições que marcaram o início da democracia em Portugal.

Faz também parte da mostra uma pintura alusiva à temática, da autoria de Sílvia Mota Lopes.

Pode ser arte de texto

A inauguração contou com dois momentos musicais significativos, com a interpretação de músicas de intervenção pelos professores da Academia de Música de Ponte da Barca, Marisa Taveira e João Pedro Azevedo, além do aluno Gabriel Lopes, que encerrou a sessão com a emblemática “Grândola, Vila Morena”. A música, peça fundamental na memória coletiva da Revolução dos Cravos, acrescentou uma dimensão poética e emotiva à celebração.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, flauta, coluna, violino, saxofone, piano e clarinete

Matilde Pimenta, do 5º ano do Agrupamento de Escolas, fez uma contextualização do período desde a criação do Estado Novo até ao 25 de abril de 1974.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas a estudar

Durante a sessão, o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, enfatizou que a exposição “não é apenas uma retrospetiva visual das primeiras eleições livres do país, mas também uma oportunidade para as gerações mais jovens compreenderem o significado do 25 de abril”.

O autarca expressou a convicção de que esta iniciativa, juntamente com as demais atividades comemorativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos ao longo do ano, que incluirão conferências com personalidades da atualidade e concertos de músicas de intervenção, “servirá como uma lembrança viva do legado dos que lutaram por um país mais livre e justo”.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

A mostra permanecerá disponível para visitação até ao dia 2 de fevereiro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.