O Município de Ponte da Barca inaugurou, esta segunda-feira, nos Paços do Concelho, a exposição que pretende assinalar os 50 anos do 25 de abril.
A mostra, destinada a transportar os visitantes às primeiras eleições livres do país, destaca-se pelo uso de uma variedade de materiais político-partidários, incluindo cartazes e outros artefactos utilizados durante as eleições que marcaram o início da democracia em Portugal.
Faz também parte da mostra uma pintura alusiva à temática, da autoria de Sílvia Mota Lopes.
A inauguração contou com dois momentos musicais significativos, com a interpretação de músicas de intervenção pelos professores da Academia de Música de Ponte da Barca, Marisa Taveira e João Pedro Azevedo, além do aluno Gabriel Lopes, que encerrou a sessão com a emblemática “Grândola, Vila Morena”. A música, peça fundamental na memória coletiva da Revolução dos Cravos, acrescentou uma dimensão poética e emotiva à celebração.
Matilde Pimenta, do 5º ano do Agrupamento de Escolas, fez uma contextualização do período desde a criação do Estado Novo até ao 25 de abril de 1974.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, enfatizou que a exposição “não é apenas uma retrospetiva visual das primeiras eleições livres do país, mas também uma oportunidade para as gerações mais jovens compreenderem o significado do 25 de abril”.
O autarca expressou a convicção de que esta iniciativa, juntamente com as demais atividades comemorativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos ao longo do ano, que incluirão conferências com personalidades da atualidade e concertos de músicas de intervenção, “servirá como uma lembrança viva do legado dos que lutaram por um país mais livre e justo”.
A mostra permanecerá disponível para visitação até ao dia 2 de fevereiro.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.