A freguesia de Azias, em Ponte da Barca, vai acolher, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Festival da Broa de Milho, promovido pela Associação Vontade e Tradição de Azias. O evento pretende valorizar a tradição gastronómica e o convívio comunitário, tendo como protagonista a emblemática Broa de Milho.
O arranque das festividades acontece na sexta-feira, 17 de outubro, às 20h00, com música e animação popular, seguida da atuação do Rancho Folclórico de Azias e, mais tarde, do grupo Rugas, que promete pôr o público a dançar com oferta de presunto, broa e vinho.
No sábado, 18 de outubro, o festival ganha ainda mais dinamismo com a presença dos grupos de bombos de Entre Ambos-os-Rios e Sampriz, concertinas, cantares ao desafio e o tradicional Desfile da Broa, no Largo da Laga. A abertura oficial da venda da broa está marcada para as 19h00, acompanhada por demonstrações de confecção e showcooking a cargo do chef António Pinheiro.
A animação prolonga-se pela noite dentro com a atuação do Grupo de Música Tradicional, da Banda Cristiana Sá & Companhia e, já depois da meia-noite, com a música do DJ Augusto Moreira.
Ao longo dos dois dias não vão faltar sabores típicos como sardinhada, churrasco, torresmos, sopas de vinho e caldo de farinha, sempre acompanhados pela estrela da festa: a broa de milho de Azias.
A organização reforça que este é um momento de celebração da identidade local e deixa o convite:
“Azias espera por si…”

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.