Logo
Regional

Ponte da Barca fecha contas de 2023 com aumento da execução da receita e despesa

30 Abril, 2024 | 10:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara de Ponte da Barca (PSD) aprovou, com os votos contra do PS, as contas de 2023, realçando um aumento da execução da receita, cerca de 70% e, da despesa, 69,5%, face ao ano anterior, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que na “execução da receita o valor foi superior a 16,1 milhões de euros e, uma da despesa de cerca de 15,9 milhões de euros”.

O “resultado líquido alcançado em 2023 é positivo, fixando-se em 438.556,51 euros, representando um aumento comparativamente com o resultado alcançado em 2022”, cujo valor na especifica.

Em 2023, ano a que dizem respeito as contas aprovadas pelo executivo municipal, o Orçamento da Câmara de Ponte da Barca apresentou um valor de 22.231.965,00 euros, mais de 450 mil euros que em 2022.

Para a maioria PSD na Câmara de Ponte da Barca, “os resultados alcançados em 2023 são prova do dinamismo municipal e do investimento que está a ser feito por todo o território, em que se destacam várias intervenções como o parque empresarial do Rodo, as cantinas do agrupamento de escolas de Ponte da Barca, a expansão da rede de abastecimento de água e saneamento, requalificação e pavimentação de vias, entre outros investimentos”.

“Desde 2017, o executivo municipal de Ponte da Barca não recorre a revisões orçamentais no final do ano para aumentar a execução orçamental, pelo que os valores alcançados em 2023 são valores reais”, sustenta a autarquia.

“Os resultados obtidos reforçam a nossa motivação para continuar a colocar em prática, todos os dias, uma política de honestidade, transparência e rigor, assim como continuar a investir na promoção do crescimento sustentável, honrando as expectativas dos nossos munícipes quando escolheram Ponte da Barca para viver, trabalhar e investir”, afirma o presidente da Câmara, Augusto Marinho, citado na nota.

Para os vereadores do PS, as contas de 2023 “demonstram que não há crescimento e que a consolidação financeira é uma fábula”.

“Em vez de fantasia exige-se mais rigor e transparência”, sustentam na declaração de voto apresentada em reunião camarária.

No documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o PS refere que “a dívida conhecida da autarquia ultrapassa os 8,5 milhões de euros e, na falta de competência e de prudente gestão dos dinheiros públicos, que são desbaratados com contratações e despesas correntes, o recurso a empréstimos bancários com amortizações a 15 e 20 anos está a tornar-se um hábito – uma tábua de salvação”.

Contactado pela Lusa, Augusto Marinho explicou que o total do passivo é cerca de 8,4 milhões de euros, mais baixo que em 2017, quando o PSD chegou à Câmara de Ponte da Barca o valor era de mais de 8,8 milhões de euros”.

“O peso do passivo face ao total da receita é de 52%, quando em 2017 era de 70%”, frisou.

Já o valor dos empréstimos bancários rondava, em 2023, os 4,5 milhões de euros quando, em 2017, era de 5,5 milhões de euros”.

“Estes são os dados das contas de gerência para que cada um tire as suas conclusões. Não faço mais declarações sobre o assunto”, afirmou o social-democrata.

Para o PS considera que “as contas apresentadas comprovam, mais uma vez, que os orçamentos do executivo PSD são sempre empolados e, em vez, de traduzirem a realidade financeira, são um mero mecanismo de propaganda política que ano após ano procura continuar a alimentar expectativas que, mais uma vez em 2023, não se concretizaram”.

Para os vereadores do PS, o “documento, com 176 páginas, integra um relatório que se resume a frases, em grande parte irrealistas e desvirtuadas da realidade barquense e a uma prestação de contas onde se inscrevem números em rubricas generalistas”.

As contas de 2023 serão apreciadas e votadas, na terça-feira, na Assembleia Municipal.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.