Logo
Regional

Ponte da Barca fecha contas de 2023 com aumento da execução da receita e despesa

30 Abril, 2024 | 10:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara de Ponte da Barca (PSD) aprovou, com os votos contra do PS, as contas de 2023, realçando um aumento da execução da receita, cerca de 70% e, da despesa, 69,5%, face ao ano anterior, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que na “execução da receita o valor foi superior a 16,1 milhões de euros e, uma da despesa de cerca de 15,9 milhões de euros”.

O “resultado líquido alcançado em 2023 é positivo, fixando-se em 438.556,51 euros, representando um aumento comparativamente com o resultado alcançado em 2022”, cujo valor na especifica.

Em 2023, ano a que dizem respeito as contas aprovadas pelo executivo municipal, o Orçamento da Câmara de Ponte da Barca apresentou um valor de 22.231.965,00 euros, mais de 450 mil euros que em 2022.

Para a maioria PSD na Câmara de Ponte da Barca, “os resultados alcançados em 2023 são prova do dinamismo municipal e do investimento que está a ser feito por todo o território, em que se destacam várias intervenções como o parque empresarial do Rodo, as cantinas do agrupamento de escolas de Ponte da Barca, a expansão da rede de abastecimento de água e saneamento, requalificação e pavimentação de vias, entre outros investimentos”.

“Desde 2017, o executivo municipal de Ponte da Barca não recorre a revisões orçamentais no final do ano para aumentar a execução orçamental, pelo que os valores alcançados em 2023 são valores reais”, sustenta a autarquia.

“Os resultados obtidos reforçam a nossa motivação para continuar a colocar em prática, todos os dias, uma política de honestidade, transparência e rigor, assim como continuar a investir na promoção do crescimento sustentável, honrando as expectativas dos nossos munícipes quando escolheram Ponte da Barca para viver, trabalhar e investir”, afirma o presidente da Câmara, Augusto Marinho, citado na nota.

Para os vereadores do PS, as contas de 2023 “demonstram que não há crescimento e que a consolidação financeira é uma fábula”.

“Em vez de fantasia exige-se mais rigor e transparência”, sustentam na declaração de voto apresentada em reunião camarária.

No documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o PS refere que “a dívida conhecida da autarquia ultrapassa os 8,5 milhões de euros e, na falta de competência e de prudente gestão dos dinheiros públicos, que são desbaratados com contratações e despesas correntes, o recurso a empréstimos bancários com amortizações a 15 e 20 anos está a tornar-se um hábito – uma tábua de salvação”.

Contactado pela Lusa, Augusto Marinho explicou que o total do passivo é cerca de 8,4 milhões de euros, mais baixo que em 2017, quando o PSD chegou à Câmara de Ponte da Barca o valor era de mais de 8,8 milhões de euros”.

“O peso do passivo face ao total da receita é de 52%, quando em 2017 era de 70%”, frisou.

Já o valor dos empréstimos bancários rondava, em 2023, os 4,5 milhões de euros quando, em 2017, era de 5,5 milhões de euros”.

“Estes são os dados das contas de gerência para que cada um tire as suas conclusões. Não faço mais declarações sobre o assunto”, afirmou o social-democrata.

Para o PS considera que “as contas apresentadas comprovam, mais uma vez, que os orçamentos do executivo PSD são sempre empolados e, em vez, de traduzirem a realidade financeira, são um mero mecanismo de propaganda política que ano após ano procura continuar a alimentar expectativas que, mais uma vez em 2023, não se concretizaram”.

Para os vereadores do PS, o “documento, com 176 páginas, integra um relatório que se resume a frases, em grande parte irrealistas e desvirtuadas da realidade barquense e a uma prestação de contas onde se inscrevem números em rubricas generalistas”.

As contas de 2023 serão apreciadas e votadas, na terça-feira, na Assembleia Municipal.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.