A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu mais uma edição de “Tempo Contado”, desta vez dedicada ao tema “Da Paixão à Profissão: O Caminho da Formação até ao Sucesso no Desporto”.
A sessão contou com Rui Gomes, treinador de basquetebol e formador de treinadores, Nuno Cardoso, psicólogo do Desporto e Performance, e Rui Carvalhal, treinador de futebol, que partilharam experiências e reflexões sobre o papel transformador do desporto na formação dos jovens.
Os convidados abordaram a importância do desporto para além da competição, destacando-o como um ambiente para o desenvolvimento de valores e competências emocionais, como a capacidade de gerir o stress, a frustração e o tempo. Rui Gomes defendeu que os erros são fundamentais no processo de aprendizagem, enquanto Nuno Cardoso sublinhou a importância de preparar os jovens para lidar com a ansiedade e a pressão, enfatizando ainda o papel dos pais no processo formativo, que, embora essencial, pode ser também um fator de stress adicional para os jovens atletas. Por sua vez, Rui Carvalhal falou sobre o impacto dos interesses comerciais no futebol juvenil, afirmando que a competição em idades cada vez mais baixas pode comprometer a diversão e o desenvolvimento saudável dos jovens.
Com temas inspiradores e reflexões pertinentes, o “Tempo Contado” tem-se afirmado como um espaço privilegiado para a partilha de ideias e experiências, fortalecendo a ligação entre a comunidade e o conhecimento. A iniciativa regressa em janeiro de 2025, trazendo novos debates a Ponte da Barca.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).