A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebe mais uma sessão do "Tempo Contado", desta vez, dedicado ao tema "Convergência Divina: A Interseção entre a Fé e Ciência". A sessão acontece no dia 9 de maio, pelas 21h30 e conta como convidado com o professor Álvaro Balsas.
Álvaro Balsas é uma figura de destaque no panorama académico nacional e internacional. Com uma formação diversificada que abrange Física, Filosofia e Teologia, tem dedicado a sua carreira ao estudo dos fundamentos da Mecânica Quântica, Filosofia da Natureza, Filosofia da Ciência e à intersecção entre Ciência e Religião.
Graduado em Física pela Universidade de Coimbra e com um mestrado pela Universidade de Aveiro, Álvaro Balsas possui uma vasta experiência como docente universitário, tendo lecionado disciplinas como Introdução aos Conceitos da Física, Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, entre outras. Além disso, é um jesuíta desde 1992 e possui estudos avançados em Filosofia e Teologia.
Atualmente, o Professor Balsas leciona na Universidade Católica Portuguesa em Braga e é investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da mesma universidade. É autor de diversos artigos e livros de referência, como “O Avanço da Ciência e o Recuo de Deus: Fronteiras do Conhecimento” e “Divine Action and the Laws of Nature: An Approach Based on the Concept of Causality Consonant with Contemporary Science”.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.