A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, reforçaram os apoios no âmbito da proteção civil nomeadamente com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho de Ponte da Barca.
A equipa é composta por cinco elementos dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e “tem como missão de assegurar em permanência o socorro em várias áreas, como por exemplo no combate a incêndios, desencarceramento, socorro às populações em caso inundações, desabamentos, e em todos os acidentes ou catástrofes como também socorro complementar, em segunda intervenção no âmbito da urgência pré-hospitalar”, esclareceu o Município de Ponte da Barca.
A par desta medida, o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, em reunião com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reivindicou ainda a criação de uma Unidade de Proximidade dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, a instalar em Paradamonte, na freguesia de Britelo.
Para Augusto Marinho, esta exigência surge na necessidade de “aumentar a capacidade de resposta às ocorrências, reduzindo o tempo de deslocação dos meios que se encontram na sede do concelho para as zonas mais distantes, nomeadamente a área de Ponte da Barca no Parque Nacional Peneda-Gerês, permitindo assim uma resposta mais rápida e eficaz na defesa da floresta e das pessoas que residem nestas áreas mais distantes da sede do concelho.”
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.