Logo
Regional

Ponte da Barca cria passe para impulsionar transportes públicos e alarga horários

9 Maio, 2024 | 16:06
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Ponte da Barca (PSD) alargou para quatro os horários dos percursos do serviço de transporte público e escolar, e a partir de segunda-feira é introduzido um passe municipal com um desconto de 50%, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo justificou a decisão com a necessidade de “promover uma mobilidade sustentável, incentivando a população a um modelo de organização do transporte com o mínimo impacto ambiental e social”.

O “município, em colaboração com as transportadoras que já se encontram a efetuar o serviço de transporte público e escolar, alargou, para servir os alunos do concelho, o horário escolar, em algumas linhas e efetuou o ajustamento de horários noutras”.

“Os munícipes contam, a partir de agora, durante o horário escolar, com quatro circulações diárias do autocarro público, ajustadas para acompanhar o horário de saída dos alunos. Esta mudança aumenta a oferta de transporte e torna-o mais conveniente para a comunidade”, sustenta a autarquia.

“Os horários estarão brevemente disponíveis no ‘site’ da autarquia”, especifica a nota.

A partir de segunda-feira, refere o município, entra em vigor “o passe municipal com um desconto de 50%”, sendo que para “agilizar e facilitar os pedidos” os formulários de adesão estão disponíveis no sítio oficial da autarquia na Internet.

Após “o preenchimento do formulário da empresa de transporte, o mesmo deve ser entregue no serviço de atendimento ao munícipe da autarquia e autorizados por este e, posteriormente, serão enviados ao operador para emissão dos passes”.

Com este “incentivo”, a câmara pretende “reduzir os custos para os utilizadores e impulsionar a adesão ao transporte público, contribuindo para uma redução significativa no tráfego e nas emissões de carbono na região”.

“Estamos a dar um passo decisivo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Estas medidas facilitam o acesso aos serviços essenciais e contribuem para um ambiente mais limpo e saudável para todos”, afirma o autarca Augusto Marinho, citado na nota.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.