A Câmara de Ponte da Barca (PSD) alargou para quatro os horários dos percursos do serviço de transporte público e escolar, e a partir de segunda-feira é introduzido um passe municipal com um desconto de 50%, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo justificou a decisão com a necessidade de “promover uma mobilidade sustentável, incentivando a população a um modelo de organização do transporte com o mínimo impacto ambiental e social”.
O “município, em colaboração com as transportadoras que já se encontram a efetuar o serviço de transporte público e escolar, alargou, para servir os alunos do concelho, o horário escolar, em algumas linhas e efetuou o ajustamento de horários noutras”.
“Os munícipes contam, a partir de agora, durante o horário escolar, com quatro circulações diárias do autocarro público, ajustadas para acompanhar o horário de saída dos alunos. Esta mudança aumenta a oferta de transporte e torna-o mais conveniente para a comunidade”, sustenta a autarquia.
“Os horários estarão brevemente disponíveis no ‘site’ da autarquia”, especifica a nota.
A partir de segunda-feira, refere o município, entra em vigor “o passe municipal com um desconto de 50%”, sendo que para “agilizar e facilitar os pedidos” os formulários de adesão estão disponíveis no sítio oficial da autarquia na Internet.
Após “o preenchimento do formulário da empresa de transporte, o mesmo deve ser entregue no serviço de atendimento ao munícipe da autarquia e autorizados por este e, posteriormente, serão enviados ao operador para emissão dos passes”.
Com este “incentivo”, a câmara pretende “reduzir os custos para os utilizadores e impulsionar a adesão ao transporte público, contribuindo para uma redução significativa no tráfego e nas emissões de carbono na região”.
“Estamos a dar um passo decisivo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Estas medidas facilitam o acesso aos serviços essenciais e contribuem para um ambiente mais limpo e saudável para todos”, afirma o autarca Augusto Marinho, citado na nota.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.