A Câmara de Ponte da Barca (PSD) alargou para quatro os horários dos percursos do serviço de transporte público e escolar, e a partir de segunda-feira é introduzido um passe municipal com um desconto de 50%, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo justificou a decisão com a necessidade de “promover uma mobilidade sustentável, incentivando a população a um modelo de organização do transporte com o mínimo impacto ambiental e social”.
O “município, em colaboração com as transportadoras que já se encontram a efetuar o serviço de transporte público e escolar, alargou, para servir os alunos do concelho, o horário escolar, em algumas linhas e efetuou o ajustamento de horários noutras”.
“Os munícipes contam, a partir de agora, durante o horário escolar, com quatro circulações diárias do autocarro público, ajustadas para acompanhar o horário de saída dos alunos. Esta mudança aumenta a oferta de transporte e torna-o mais conveniente para a comunidade”, sustenta a autarquia.
“Os horários estarão brevemente disponíveis no ‘site’ da autarquia”, especifica a nota.
A partir de segunda-feira, refere o município, entra em vigor “o passe municipal com um desconto de 50%”, sendo que para “agilizar e facilitar os pedidos” os formulários de adesão estão disponíveis no sítio oficial da autarquia na Internet.
Após “o preenchimento do formulário da empresa de transporte, o mesmo deve ser entregue no serviço de atendimento ao munícipe da autarquia e autorizados por este e, posteriormente, serão enviados ao operador para emissão dos passes”.
Com este “incentivo”, a câmara pretende “reduzir os custos para os utilizadores e impulsionar a adesão ao transporte público, contribuindo para uma redução significativa no tráfego e nas emissões de carbono na região”.
“Estamos a dar um passo decisivo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Estas medidas facilitam o acesso aos serviços essenciais e contribuem para um ambiente mais limpo e saudável para todos”, afirma o autarca Augusto Marinho, citado na nota.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.