Logo
Regional

Ponte da Barca avança com a remoção de árvores para “evitar possíveis acidentes”

18 Março, 2024 | 11:26
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Por questões de segurança, a autarquia de Ponte da Barca avançou, em nota, que vai remover cinco árvores da Praça da República, após uma análise indicar que representam risco iminente de queda.

As árvores em questão foram identificadas durante o “Estudo de Avaliação do Estatuto Biomecânico e Fitossanitário”, realizado recentemente, que examinou 100 árvores em toda a sede do concelho, com um quarto delas marcadas para abate.

“A decisão de remover as árvores foi tomada com base na prioridade de garantir a segurança dos cidadãos e proteger os bens públicos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho. “Embora a remoção de árvores seja sempre uma medida delicada, neste caso é considerada uma intervenção necessária para evitar possíveis acidentes”, informou, ainda, o autarca barquense.

Segundo a autarquia, o estudo destacou diversas fragilidades nas árvores identificadas, incluindo fendas, cavidades e podridões, entre outros problemas que comprometem a sua estabilidade. Assim, o Município tem já “em andamento” um plano para replantio de árvores saudáveis e mais adequadas ao ambiente urbano.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.