Por questões de segurança, a autarquia de Ponte da Barca avançou, em nota, que vai remover cinco árvores da Praça da República, após uma análise indicar que representam risco iminente de queda.
As árvores em questão foram identificadas durante o “Estudo de Avaliação do Estatuto Biomecânico e Fitossanitário”, realizado recentemente, que examinou 100 árvores em toda a sede do concelho, com um quarto delas marcadas para abate.
“A decisão de remover as árvores foi tomada com base na prioridade de garantir a segurança dos cidadãos e proteger os bens públicos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho. “Embora a remoção de árvores seja sempre uma medida delicada, neste caso é considerada uma intervenção necessária para evitar possíveis acidentes”, informou, ainda, o autarca barquense.
Segundo a autarquia, o estudo destacou diversas fragilidades nas árvores identificadas, incluindo fendas, cavidades e podridões, entre outros problemas que comprometem a sua estabilidade. Assim, o Município tem já “em andamento” um plano para replantio de árvores saudáveis e mais adequadas ao ambiente urbano.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, hoje, dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.