Por questões de segurança, a autarquia de Ponte da Barca avançou, em nota, que vai remover cinco árvores da Praça da República, após uma análise indicar que representam risco iminente de queda.
As árvores em questão foram identificadas durante o “Estudo de Avaliação do Estatuto Biomecânico e Fitossanitário”, realizado recentemente, que examinou 100 árvores em toda a sede do concelho, com um quarto delas marcadas para abate.
“A decisão de remover as árvores foi tomada com base na prioridade de garantir a segurança dos cidadãos e proteger os bens públicos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho. “Embora a remoção de árvores seja sempre uma medida delicada, neste caso é considerada uma intervenção necessária para evitar possíveis acidentes”, informou, ainda, o autarca barquense.
Segundo a autarquia, o estudo destacou diversas fragilidades nas árvores identificadas, incluindo fendas, cavidades e podridões, entre outros problemas que comprometem a sua estabilidade. Assim, o Município tem já “em andamento” um plano para replantio de árvores saudáveis e mais adequadas ao ambiente urbano.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.