Esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a Casa do Conhecimento de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas celebraram o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, com uma sessão dedicada a reconhecer e a homenagear o papel fundamental das mulheres no campo científico.
A iniciativa foi marcada por testemunhos inspiradores de antigas alunas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, algumas presentes e outras por via digital. Entre as convidadas que partilharam as suas trajetórias estavam Inês Gomes, Cláudia Brito, Irina Amorim, Rosana Monteiro e Sara Neves.
Cada uma delas partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além disso, abordaram a importância da presença feminina na ciência e como veem o papel da mulher nesse campo.
Os alunos de uma turma do 10º ano de Ciências e Tecnologias tiveram o privilégio de ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas deram os seus “primeiros passos” académicos na Escola de Ponte da Barca, conforme enfatizaram durante a sessão.
Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência. Apesar dos avanços já alcançados, reconhecem que ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens neste campo tão importante.

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.