Logo
Regional

Ponte da Barca assinalou o dia das “Mulheres e Raparigas na Ciência” com o testemunho de antigas alunas

16 Fevereiro, 2024 | 17:37
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a Casa do Conhecimento de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas celebraram o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, com uma sessão dedicada a reconhecer e a homenagear o papel fundamental das mulheres no campo científico.

A iniciativa foi marcada por testemunhos inspiradores de antigas alunas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, algumas presentes e outras por via digital. Entre as convidadas que partilharam as suas trajetórias estavam Inês Gomes, Cláudia Brito, Irina Amorim, Rosana Monteiro e Sara Neves.

Cada uma delas partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além disso, abordaram a importância da presença feminina na ciência e como veem o papel da mulher nesse campo.

Os alunos de uma turma do 10º ano de Ciências e Tecnologias tiveram o privilégio de ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas deram os seus “primeiros passos” académicos na Escola de Ponte da Barca, conforme enfatizaram durante a sessão.

Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência. Apesar dos avanços já alcançados, reconhecem que ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens neste campo tão importante.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas a estudar e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.

Regional 30 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca Presépios de Artesanato nesta época natalícia

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.