Esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a Casa do Conhecimento de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas celebraram o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, com uma sessão dedicada a reconhecer e a homenagear o papel fundamental das mulheres no campo científico.
A iniciativa foi marcada por testemunhos inspiradores de antigas alunas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, algumas presentes e outras por via digital. Entre as convidadas que partilharam as suas trajetórias estavam Inês Gomes, Cláudia Brito, Irina Amorim, Rosana Monteiro e Sara Neves.
Cada uma delas partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além disso, abordaram a importância da presença feminina na ciência e como veem o papel da mulher nesse campo.
Os alunos de uma turma do 10º ano de Ciências e Tecnologias tiveram o privilégio de ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas deram os seus “primeiros passos” académicos na Escola de Ponte da Barca, conforme enfatizaram durante a sessão.
Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência. Apesar dos avanços já alcançados, reconhecem que ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens neste campo tão importante.

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.