No próximo dia 12 de abril, sexta-feira, a partir das 14h30, a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, será palco de uma iniciativa que visa assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil. Promovida pelo município de Ponte da Barca, em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), esta iniciativa destaca a importância vital da prevenção e resposta a situações de emergência.
O evento será marcado por um simulacro de um acidente de viação, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade local testemunhar em primeira mão as operações coordenadas e a resposta eficaz das equipas de emergência perante uma situação realista. Este exercício prático visa sensibilizar para a necessidade de estar preparado para situações de crise, mas também promover a coordenação entre os vários agentes de proteção civil. A par do simulacro estarão também em exibição equipamentos e viaturas e, no próximo período letivo, estão previstas ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida para a comunidade escolar.
Através desta comemoração, o município de Ponte da Barca reafirma o seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelos serviços de proteção civil na salvaguarda da vida e do património. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância da participação ativa dos cidadãos na promoção de uma cultura de prevenção e na adoção de comportamentos seguros.
Todas as entidades e a população em geral estão convidadas a participar neste evento, que se espera ser não apenas educativo, mas também inspirador, no que diz respeito à valorização e reconhecimento do trabalho árduo e dedicado dos profissionais da proteção civil.
A economia azul e a cooperação institucional marcaram a sessão de abertura do colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, que decorre esta sexta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai avançar com uma plataforma digital de gestão urbanística nos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, financiada com cerca de 1,5 milhões de euros.
Cerveira acolhe, este sábado, 'Aporia', um espetáculo de magia verdadeiramente único com Rúben Félix a desafiar a perceção existente da realidade. Trata-se do segundo evento integrado na intensa e diversificada programação cultural prevista para os próximos meses na 'Vila das Artes'.
Mais de 314 mil eleitores dos 333.347 inscritos para o voto antecipado exerceram o seu direito no domingo passado, correspondendo a uma afluência de 94,45%, segundo o balanço da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna
No dia 17 de maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal será palco de um espetáculo único com o pianista e cantautor de Barcelona, Antoni Flotats, que apresenta o seu mais recente projeto: Els Imprevisibles.
Moçambique enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada por uma combinação devastadora de violência armada, pobreza estrutural, desastres naturais extremos e emergências de saúde pública. Esta policrise está a afetar gravemente as crianças: estima-se que 4,8 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária, incluindo 3,4 milhões de crianças.
A celebração dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo fez do presente uma afirmação clara de mudança e do futuro um compromisso partilhado. Na sessão solene desta quinta-feira, marcada por intervenções que cruzaram ambição, responsabilidade e visão estratégica, a instituição reforçou o papel transformador que quer continuar a assumir no território e no ensino superior.