No próximo dia 12 de abril, sexta-feira, a partir das 14h30, a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, será palco de uma iniciativa que visa assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil. Promovida pelo município de Ponte da Barca, em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), esta iniciativa destaca a importância vital da prevenção e resposta a situações de emergência.
O evento será marcado por um simulacro de um acidente de viação, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade local testemunhar em primeira mão as operações coordenadas e a resposta eficaz das equipas de emergência perante uma situação realista. Este exercício prático visa sensibilizar para a necessidade de estar preparado para situações de crise, mas também promover a coordenação entre os vários agentes de proteção civil. A par do simulacro estarão também em exibição equipamentos e viaturas e, no próximo período letivo, estão previstas ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida para a comunidade escolar.
Através desta comemoração, o município de Ponte da Barca reafirma o seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelos serviços de proteção civil na salvaguarda da vida e do património. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância da participação ativa dos cidadãos na promoção de uma cultura de prevenção e na adoção de comportamentos seguros.
Todas as entidades e a população em geral estão convidadas a participar neste evento, que se espera ser não apenas educativo, mas também inspirador, no que diz respeito à valorização e reconhecimento do trabalho árduo e dedicado dos profissionais da proteção civil.

A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.