Logo
Regional

Ponte da Barca aprova orçamento de 29,3 milhões de euros para 2025

22 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A proposta de orçamento e as grandes opções do plano para o ano de 2025, que definem as linhas de desenvolvimento estratégico para Ponte da Barca, foi aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal, em reunião de câmara extraordinária, deu nota a autarquia em comunicado.

O documento aprovado, que prevê um valor global de 22.231.965,00 euros, define o desenvolvimento económico do concelho e a coesão social como grandes prioridade estratégicas.

Para o presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, “as grandes opções do plano traduzem um conjunto de intenções alicerçadas que pretendemos dar continuidade para alavancar o desenvolvimento sustentável do concelho, resultante de todo um processo de estratégia, empenho e rigor”.

“Tendo em consideração as várias incertezas que marcam a atualidade, nomeadamente o conflito no leste da Europa, a subida exponencial da inflação e o aumento do custo de vida para todas as famílias, o orçamento para 2023 permite uma resposta firme do Município no âmbito da ação social, integrando medidas que visam garantir o apoio nas situações de maior vulnerabilidade social, assegurando paralelamente o investimento na prossecução da estratégia de desenvolvimento económico do nosso concelho” afirmou o edil barquense.

A nota frisa que “a promoção da coesão social continuará a ser um eixo vital, pelo que o Município irá continuar a apoiar as famílias e as pessoas desfavorecidas. A par do apoio direto às pessoas, é implementado o apoio à natalidade assim como continuará a apoiar as IPSS do concelho na sua missão de cuidado para com os idosos, apoiando o envelhecimento ativo assim como a integração das pessoas com deficiência, procurando apoiar e afirmar cada vez mais a sua valorização social”.

Ainda no domínio da coesão social, destaca-se a implementação da Estratégia Local de Habitação, “num investimento previsto de 6 milhões de euros, criando mais e melhores condições habitacionais para as famílias carenciadas por todo o concelho”.

Paralelamente será desenvolvido o Programa de Arrendamento Acessível que promove a oferta alargada de habitação para arrendamento a preços compatíveis com os rendimentos das famílias.

Em 2023 “vai continuar em marcha a estratégia de captação de novas empresas para Ponte da Barca, avançando com a construção da expansão da Área de Acolhimento Empresarial do Rodo, assim como a aquisição de terrenos em Lavradas para a construção da tão ambicionada área empresarial”.

Paralelamente, será lançado o Programa “PRO-IN”, um programa municipal de apoio à dinamização e modernização da atividade comercial e de incentivo ao empreendedorismo, ao emprego e à venda de produtos locais, em colaboração com o movimento associativo representativo da atividade comercial e agrícola do concelho.

Com a conclusão da construção do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo e Centro de Negócios em Ponte da Barca, previsto para o primeiro semestre de 2023, “será dado um passo importante para o apoio ao empreendedorismo no concelho, sobretudo junto dos mais jovens que abraçam a iniciativa empresarial pela via das startup´s, potenciando condições, apoio técnico e financeiro para fomentar o empreendedorismo e o setor empresarial” neste território.

No âmbito da reabilitação urbana e do planeamento, “o Município pretende melhorar os mecanismos internos que permitam garantir um aproveitamento ainda melhor dos apoios europeus”.

O Município deu ainda nota que “paralelamente às áreas mais prioritárias, também a educação, a juventude, a cultura, o desporto, o património cultural, o movimento associativo e a ligação à comunidade emigrante continuarão a merecer especial destaque na atuação municipal”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.