O Município de Ponte da Barca e o Município francês de Creusot vão avançar com uma cooperação económica e social, formalizando assim relação de amizade com um município habitados por muitos barquenses.
A cerimónia, que contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho e do Presidente da Câmara Municipal de Creusot, David Marti, decorreu no âmbito das Jornadas Europeias promovidas pelo Município francês do Creusot, região de Lyon, e vai de encontro a uma velha aspiração da comunidade barquenses ali residente, em proporcionar uma relação de cooperação mais forte entre os dois municípios.
O Município de Creusot é internacionalmente conhecido pelo forte tecido empresarial e industrial, com algumas das maiores indústrias de França do setor metalúrgico, pelo que a relação de cooperação que agora se inicia será intensificada pelos contactos e intercâmbios que serão promovidos de forma bilateral.
Para Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, é o início de um caminho conjunto pelos valores europeus e pela dinamização económica, empresarial e social entre o Município de Ponte da Barca e o Município de Creusot.

A cooperação entre os dois municípios será ainda desenvolvida em matéria de cooperação nas áreas da juventude e solidariedade social, ondeA ugusto Marinho, acompanhado por José Alfredo Oliveira, Vice-Presidente da autarquia barquense, visitou e reuniu com várias instituições que em breve irão iniciar a colaboração com instituições de Ponte da Barca, destacando-se a colaboração direta de José do Carmo, Conselheiro Municipal na Câmara Municipal de Creusot, natural da freguesia de Touvedo São Lourenço em Ponte da Barca, para a concretização desta nova parceria dos dois Municípios.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.