“As Palavras que nos unem” foi o mote do encontro literário com o escritor infantojuvenil António Mota, que decorreu no auditório municipal de Ponte da Barca, com moderação de João Morales, programador deste ciclo de encontros.
“Eu Já Fui da Vossa Idade” abriu assim o diálogo entre os alunos do sexto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o escritor com mais de 40 anos de carreira literária, mais de 80 obras publicadas e distinguido com diversos prémios.

António Mota criou uma dinâmica muito cativante com as crianças presentes que, ávidas de curiosidade, iam fazendo diversas perguntas às quais o autor, com a sua autenticidade, foi respondendo com recurso a vários episódios da sua vida, em especial da sua infância. Infância que é, aliás, um dos pontos fulcrais do sucesso desta relação de António Mota com o público jovem, a infância nunca esquecida, nunca renegada, nunca endeusada, sempre encarada, à distância, como o berço da maravilha, e à qual recua na maioria das vezes que se “senta” em tertúlia com o público infantil.
Em jeito de agradecimento ao autor, uma das alunas presentes, em representação dos restantes colegas, leu um pequeno excerto de uma das suas obras, numa manhã diferente onde se falou da magia das palavras, das histórias e dos livros, dos quais emergem novos mundos e emoções e com os quais se aprimora o pensamento crítico, se amplia o vocabulário e estimula a criatividade.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.