“As Palavras que nos unem” foi o mote do encontro literário com o escritor infantojuvenil António Mota, que decorreu no auditório municipal de Ponte da Barca, com moderação de João Morales, programador deste ciclo de encontros.
“Eu Já Fui da Vossa Idade” abriu assim o diálogo entre os alunos do sexto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o escritor com mais de 40 anos de carreira literária, mais de 80 obras publicadas e distinguido com diversos prémios.

António Mota criou uma dinâmica muito cativante com as crianças presentes que, ávidas de curiosidade, iam fazendo diversas perguntas às quais o autor, com a sua autenticidade, foi respondendo com recurso a vários episódios da sua vida, em especial da sua infância. Infância que é, aliás, um dos pontos fulcrais do sucesso desta relação de António Mota com o público jovem, a infância nunca esquecida, nunca renegada, nunca endeusada, sempre encarada, à distância, como o berço da maravilha, e à qual recua na maioria das vezes que se “senta” em tertúlia com o público infantil.
Em jeito de agradecimento ao autor, uma das alunas presentes, em representação dos restantes colegas, leu um pequeno excerto de uma das suas obras, numa manhã diferente onde se falou da magia das palavras, das histórias e dos livros, dos quais emergem novos mundos e emoções e com os quais se aprimora o pensamento crítico, se amplia o vocabulário e estimula a criatividade.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.