“As Palavras que nos unem” foi o mote do encontro literário com o escritor infantojuvenil António Mota, que decorreu no auditório municipal de Ponte da Barca, com moderação de João Morales, programador deste ciclo de encontros.
“Eu Já Fui da Vossa Idade” abriu assim o diálogo entre os alunos do sexto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o escritor com mais de 40 anos de carreira literária, mais de 80 obras publicadas e distinguido com diversos prémios.

António Mota criou uma dinâmica muito cativante com as crianças presentes que, ávidas de curiosidade, iam fazendo diversas perguntas às quais o autor, com a sua autenticidade, foi respondendo com recurso a vários episódios da sua vida, em especial da sua infância. Infância que é, aliás, um dos pontos fulcrais do sucesso desta relação de António Mota com o público jovem, a infância nunca esquecida, nunca renegada, nunca endeusada, sempre encarada, à distância, como o berço da maravilha, e à qual recua na maioria das vezes que se “senta” em tertúlia com o público infantil.
Em jeito de agradecimento ao autor, uma das alunas presentes, em representação dos restantes colegas, leu um pequeno excerto de uma das suas obras, numa manhã diferente onde se falou da magia das palavras, das histórias e dos livros, dos quais emergem novos mundos e emoções e com os quais se aprimora o pensamento crítico, se amplia o vocabulário e estimula a criatividade.
A antiga doca comercial de Viana do Castelo acolhe, até ao próximo domingo, a réplica da Nau Victoria, o navio que protagonizou a primeira viagem de circum-navegação do planeta, entre 1519 e 1522, sob o comando de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) apresentou, numa cerimónia marcada por entusiasmo e ambição, o projeto da sua futura Academia de Futebol, uma infraestrutura que promete transformar o panorama do futebol distrital.
A coligação AD (PSD/CDS-PP) anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a um acordo com a CDU para a formação do executivo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
A curta-metragem “Brincos D’Ouro”, da produtora vianense, Take1 Audiovisuais, foi selecionada para exibição no Egyptian American Film Festival (EAFF), que decorre de 31 de outubro a 2 de novembro no Center for the Arts, em Staten Island, Nova Iorque.
Santa Marta de Portuzelo volta a ser palco de uma iniciativa inédita no país: o “Circuito Nem o Céu é o Limite”, destinado ao trail running juvenil. A organização pertence à Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com sede na antiga escola primária de Samonde, e promete mais um ano de provas emocionantes e solidárias.
Ponte de Lima recebeu, no dia 21 de outubro, um grupo de oito profissionais internacionais da gastronomia e do vinho, numa iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Valença volta a ser palco, nos dias 1 e 2 de novembro, da tradicional Feira dos Santos de Cerdal, um dos mais antigos e emblemáticos certames populares do Noroeste Peninsular. Reconhecida como ponto de encontro privilegiado entre portugueses e galegos, esta feira mantém-se, século após século, como símbolo vivo das tradições locais e da identidade cultural da região.