“As Palavras que nos unem” foi o mote do encontro literário com o escritor infantojuvenil António Mota, que decorreu no auditório municipal de Ponte da Barca, com moderação de João Morales, programador deste ciclo de encontros.
“Eu Já Fui da Vossa Idade” abriu assim o diálogo entre os alunos do sexto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o escritor com mais de 40 anos de carreira literária, mais de 80 obras publicadas e distinguido com diversos prémios.

António Mota criou uma dinâmica muito cativante com as crianças presentes que, ávidas de curiosidade, iam fazendo diversas perguntas às quais o autor, com a sua autenticidade, foi respondendo com recurso a vários episódios da sua vida, em especial da sua infância. Infância que é, aliás, um dos pontos fulcrais do sucesso desta relação de António Mota com o público jovem, a infância nunca esquecida, nunca renegada, nunca endeusada, sempre encarada, à distância, como o berço da maravilha, e à qual recua na maioria das vezes que se “senta” em tertúlia com o público infantil.
Em jeito de agradecimento ao autor, uma das alunas presentes, em representação dos restantes colegas, leu um pequeno excerto de uma das suas obras, numa manhã diferente onde se falou da magia das palavras, das histórias e dos livros, dos quais emergem novos mundos e emoções e com os quais se aprimora o pensamento crítico, se amplia o vocabulário e estimula a criatividade.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.