“As Palavras que nos unem” foi o mote do encontro literário com o escritor infantojuvenil António Mota, que decorreu no auditório municipal de Ponte da Barca, com moderação de João Morales, programador deste ciclo de encontros.
“Eu Já Fui da Vossa Idade” abriu assim o diálogo entre os alunos do sexto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o escritor com mais de 40 anos de carreira literária, mais de 80 obras publicadas e distinguido com diversos prémios.

António Mota criou uma dinâmica muito cativante com as crianças presentes que, ávidas de curiosidade, iam fazendo diversas perguntas às quais o autor, com a sua autenticidade, foi respondendo com recurso a vários episódios da sua vida, em especial da sua infância. Infância que é, aliás, um dos pontos fulcrais do sucesso desta relação de António Mota com o público jovem, a infância nunca esquecida, nunca renegada, nunca endeusada, sempre encarada, à distância, como o berço da maravilha, e à qual recua na maioria das vezes que se “senta” em tertúlia com o público infantil.
Em jeito de agradecimento ao autor, uma das alunas presentes, em representação dos restantes colegas, leu um pequeno excerto de uma das suas obras, numa manhã diferente onde se falou da magia das palavras, das histórias e dos livros, dos quais emergem novos mundos e emoções e com os quais se aprimora o pensamento crítico, se amplia o vocabulário e estimula a criatividade.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.