É já no dia 31 de maio, 1 e 2 de junho que vai decorrer a X Festa Transfronteiriça de Caça, desta vez, na freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca.
Entre os vários momentos de convívio, exposições, competições e de provas gastronómicas, o evento transfronteiriço que decorre também na localidade espanhola de Riocaldo – Lobios, realça a conferência do dia 1 de junho, no Castelo de Lindoso, a partir das 15h00: “Recursos cinegético, tradição e sustentabilidade da caça em alta montanha e suas aplicações na economia local”.
Este será um dos momentos mais importantes de partilha entre os presentes e os oradores convidados com espaço para que os caçadores exponham os seus pontos de vista em relação aos problemas que afetam a região, as espécies e a caça.
A conferência pretende dar atenção aos problemas da região e encontrar soluções pacíficas e capazes de ajudar a harmonizar o setor mantendo o equilíbrio da fauna existente.
Segundo o presidente do Clube de Caça e Pesca de Lindoso e membro da organização deste evento, Horácio Cerqueira, “o objetivo é permitir a todos os participantes neste certame a partilha de opiniões sobre o estado da caça na região e a forma de como é exercido o respetivo controlo sobre as espécies”. “Todo o evento está organizado para enaltecer aquilo que resulta desta atividade e que é tão importante para este território. Queremos que os participantes se sintam confortáveis em partilhar as suas opiniões durante a conferência e embora sejam sempre temas que dividem, nós estamos aqui para encontrar equilíbrio nesta atividade e na forma como a caça é vista”, explica o presidente do Clube.
Como oradores convidados da conferência estará a deputada do PSD, Emília Cerqueira, que também é presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, o veterinário galego Juan Antonio Fernandez Pérez, responsável técnico da Asociacion Tecoresde Galicia, que trará a visão espanhola sobre o controlo das espécies cinegéticas. Manuel Imperadeiro, caçador e dirigente associativo, o engenheiro zootécnico e diretor geral do PEC Nordeste, Vítor Gonçalves e ainda o reconhecido chef Álvaro Costa, serão parte integrante desta tarde de debate em Lindoso.
Haverá ainda tempo para provas gastronómicas que prometem deliciar os participantes
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.