O Auditório Municipal de Ponte da Barca foi palco da cerimónia de apresentação oficial da moeda vencedora da 4.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, com o tema “O Conhecimento”.
Este concurso, promovido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) em colaboração com a CIM Alto Minho, destacou o talento do jovem barquense António Cerqueira, aluno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, entre 160 participantes dos 2.º e 3.º ciclos de 11 agrupamentos escolares da região.
O trabalho de António Cerqueira, selecionado por um júri composto por cinco especialistas, foi elogiado pela originalidade e pela representação criativa e significativa do tema. A moeda vencedora, com valor facial de 5 euros e 30 mm de diâmetro, apresenta no anverso a metáfora do crescimento do saber, simbolizado por figuras que lembram células a multiplicarem-se. No reverso, o design inclui elementos de educação e tecnologia num ambiente de laboratório, refletindo a visão do jovem sobre as bases do Conhecimento.
Produzida em tiragem limitada, e posta à venda às 11:00h, a moeda em prata esgotou em apenas 9 minutos, enquanto a versão em acabamento normal foi vendida em 15 minutos, comprovando o entusiasmo e o sucesso alcançado pela criação de António. O jovem estava visivelmente emocionado e feliz pelo reconhecimento, uma vitória que encheu de orgulho toda a comunidade barquense.

A cerimónia foi abrilhantada por momentos musicais pelos alunos da Academia de Música de Ponte da Barca, e contou com a presença de Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca; Manuel Batista, Presidente da CIM Alto Minho; Carlos Louro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca; e Rita Assis, Diretora de Marketing e Canais da INCM. Todos felicitaram o jovem vencedor pela sua conquista, e enfatizaram a importância de iniciativas como esta, que unem instituições e valorizam o talento jovem, reforçando que parcerias e projetos desta natureza beneficiam toda a comunidade.
De destacar que esta edição, realizada no ano letivo de 2022-2023, foi a primeira a ser organizada à escala de uma comunidade intermunicipal, envolvendo jovens do Alto Minho e incentivando a exploração artística e a valorização do património cultural.
A próxima edição do concurso, com o tema “Multiculturalidade”, será realizada no município de Faro.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.