O Auditório Municipal de Ponte da Barca foi palco da cerimónia de apresentação oficial da moeda vencedora da 4.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, com o tema “O Conhecimento”.
Este concurso, promovido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) em colaboração com a CIM Alto Minho, destacou o talento do jovem barquense António Cerqueira, aluno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, entre 160 participantes dos 2.º e 3.º ciclos de 11 agrupamentos escolares da região.
O trabalho de António Cerqueira, selecionado por um júri composto por cinco especialistas, foi elogiado pela originalidade e pela representação criativa e significativa do tema. A moeda vencedora, com valor facial de 5 euros e 30 mm de diâmetro, apresenta no anverso a metáfora do crescimento do saber, simbolizado por figuras que lembram células a multiplicarem-se. No reverso, o design inclui elementos de educação e tecnologia num ambiente de laboratório, refletindo a visão do jovem sobre as bases do Conhecimento.
Produzida em tiragem limitada, e posta à venda às 11:00h, a moeda em prata esgotou em apenas 9 minutos, enquanto a versão em acabamento normal foi vendida em 15 minutos, comprovando o entusiasmo e o sucesso alcançado pela criação de António. O jovem estava visivelmente emocionado e feliz pelo reconhecimento, uma vitória que encheu de orgulho toda a comunidade barquense.

A cerimónia foi abrilhantada por momentos musicais pelos alunos da Academia de Música de Ponte da Barca, e contou com a presença de Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca; Manuel Batista, Presidente da CIM Alto Minho; Carlos Louro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca; e Rita Assis, Diretora de Marketing e Canais da INCM. Todos felicitaram o jovem vencedor pela sua conquista, e enfatizaram a importância de iniciativas como esta, que unem instituições e valorizam o talento jovem, reforçando que parcerias e projetos desta natureza beneficiam toda a comunidade.
De destacar que esta edição, realizada no ano letivo de 2022-2023, foi a primeira a ser organizada à escala de uma comunidade intermunicipal, envolvendo jovens do Alto Minho e incentivando a exploração artística e a valorização do património cultural.
A próxima edição do concurso, com o tema “Multiculturalidade”, será realizada no município de Faro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.