O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de março, um conjunto de atividades para assinalar os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respetivamente, a 21 e 22 de março. Ao longo dos vários dias, serão dinamizadas ações de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.
As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de março com as atividades “Ao Encontro da Floresta” e 1ª fase da criação de mais um bosque integrado no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estas atividade terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na freguesia de Refoios do Lima. As atividades serão abertas a toda a população e contarão com a colaboração da junta de freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.
No dia 20 março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização. Esta atividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.
No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. Será uma atividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.
O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraízadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do rio de Estorãos. Esta ação pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.
No dia 23 de março decorrerá mais uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.
No dia 24 de março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a floresta com espécies autóctones.
De 24 a 26 de março a Área Protegida vai marcar presença na “VIII Feira do Ambiente e Energia” divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias atividades associadas ao Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.