O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de março, um conjunto de atividades para assinalar os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respetivamente, a 21 e 22 de março. Ao longo dos vários dias, serão dinamizadas ações de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.
As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de março com as atividades “Ao Encontro da Floresta” e 1ª fase da criação de mais um bosque integrado no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estas atividade terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na freguesia de Refoios do Lima. As atividades serão abertas a toda a população e contarão com a colaboração da junta de freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.
No dia 20 março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização. Esta atividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.
No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. Será uma atividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.
O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraízadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do rio de Estorãos. Esta ação pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.
No dia 23 de março decorrerá mais uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.
No dia 24 de março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a floresta com espécies autóctones.
De 24 a 26 de março a Área Protegida vai marcar presença na “VIII Feira do Ambiente e Energia” divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias atividades associadas ao Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.