Logo
Regional

Ponte de Lima assinala os Dias Mundiais da Árvore e da Água com ações de educação e sensibilização

13 Março, 2023 | 16:55
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de março, um conjunto de atividades para assinalar os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respetivamente, a 21 e 22 de março. Ao longo dos vários dias, serão dinamizadas ações de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.

As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de março com as atividades “Ao Encontro da Floresta” e 1ª fase da criação de mais um bosque integrado no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estas atividade terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na freguesia de Refoios do Lima. As atividades serão abertas a toda a população e contarão com a colaboração da junta de freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.

No dia 20 março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização. Esta atividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.

No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. Será uma atividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.

O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraízadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do rio de Estorãos. Esta ação pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.

No dia 23 de março decorrerá mais uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.

No dia 24 de março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a floresta com espécies autóctones.

De 24 a 26 de março a Área Protegida vai marcar presença na “VIII Feira do Ambiente e Energia” divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias atividades associadas ao Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Janeiro, 2026

IPVC e SEDES assinam protocolo para reforçar desenvolvimento do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Teatro do Noroeste promove sessão intergeracional nas Oficinas Regulares de Teatro

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram hoje em ação na Taça de Portugal

O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.

Cultura 16 Janeiro, 2026

Museu do Traje apresenta obra emblemática de Henrique Medina

Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.

Desporto 16 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” a 26 de janeiro

Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.

Regional 16 Janeiro, 2026

Ponte de Lima aposta em projetos inovadores para reforçar a inclusão social

O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.