O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de março, um conjunto de atividades para assinalar os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respetivamente, a 21 e 22 de março. Ao longo dos vários dias, serão dinamizadas ações de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.
As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de março com as atividades “Ao Encontro da Floresta” e 1ª fase da criação de mais um bosque integrado no projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estas atividade terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na freguesia de Refoios do Lima. As atividades serão abertas a toda a população e contarão com a colaboração da junta de freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.
No dia 20 março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização. Esta atividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.
No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. Será uma atividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.
O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraízadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do rio de Estorãos. Esta ação pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.
No dia 23 de março decorrerá mais uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.
No dia 24 de março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a floresta com espécies autóctones.
De 24 a 26 de março a Área Protegida vai marcar presença na “VIII Feira do Ambiente e Energia” divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias atividades associadas ao Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.