Comprometida com o desenvolvimento económico do território, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira inaugurou, na quarta-feira, o Polo V do Parque Empresarial de Cerveira, na Freguesia de Sapardos, numa área total de 32.602 m2.
Os 12 lotes de dimensões idênticas (2.700 m2 cada) já estão adjudicados a operadores económicos de áreas de intervenção diversificadas, após concluídas duas fases de hasta pública.
“O concelho de Cerveira mantém a trajetória ascendente de uma procura permanente de espaços para implementar novas dinâmicas económicas, pelo que esta nova área de acolhimento empresarial vem colmatar essa carência”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assegurando que este investimento em Sapardos tem ainda a singularidade “de apostar no desenvolvimento do interior do concelho, promovendo uma maior coesão territorial e a melhoria da atratividade, da competitividade e da prosperidade de Vila Nova de Cerveira e das suas empresas”.
E acrescentou: “temos uma estratégia em cadeia: criar condições e fazer crescer, por isso, com cada vez mais empresários a procurar Vila Nova de Cerveira, ainda se pode alargar esta área empresarial pois tem margem de crescimento”.
Com uma localização estratégica junto ao nó da A3, a construção do Parque Empresarial de Cerveira – Polo V teve em conta a preocupação de otimizar a integração da infraestrutura o melhor possível na topografia existente, tendo sido criadas quatro plataformas, a diferentes cotas, com a instalação de três lotes em cada, como forma de minimizar o movimento de terras e reduzir o ruído visual. O acesso aos lotes é feito de forma individual e diretamente da via existente integralmente remodelada, no âmbito deste projeto.
Os trabalhos foram concluídos em 2024, tendo sido promovida a primeira hasta pública de seis lotes nesse mesmo ano, e um segundo procedimento em março, também com seis lotes. A instalação das primeiras empresas deve começar ainda no decorrer de 2025, havendo áreas de atividade como construções de edifícios; construção civil e obras públicas; comércio a retalho de material de bricolage; panificação; montagem e trabalhos de carpintaria e caixilharia; transportes rodoviários de mercadorias; engenharia e logística; construção de pontes e tuneis; fabricação de estruturas de construções metálicas.
O investimento da obra ascendeu a um investimento de 1.275.225,55€, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, através de um fundo FEDER de 667.285,25€.
Vila Nova de Cerveira tem sido um dos concelhos precursores da industrialização, mudando o paradigma da vida quotidiana dos alto-minhotos. Na década de 80 e, sobretudo de 90, a Câmara Municipal promoveu a construção de dois loteamentos industriais de cariz municipal que rapidamente esgotaram, estando instaladas cerca de 40 unidades empresariais. De foro privado, há o Parque Industrial do Fulão, e recentemente um IV polo afeto à empresa João Pires Internacional Transportes Lda, de armazenagem e apoio logístico, com uma área total de cerca de 25.000 m2. A estes quatro polos industriais, localizados nas freguesias de Campos, Vila Meã e Cornes, juntam-se o polo V na Freguesia de Sapardos.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.