Comprometida com o desenvolvimento económico do território, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira inaugurou, na quarta-feira, o Polo V do Parque Empresarial de Cerveira, na Freguesia de Sapardos, numa área total de 32.602 m2.
Os 12 lotes de dimensões idênticas (2.700 m2 cada) já estão adjudicados a operadores económicos de áreas de intervenção diversificadas, após concluídas duas fases de hasta pública.
“O concelho de Cerveira mantém a trajetória ascendente de uma procura permanente de espaços para implementar novas dinâmicas económicas, pelo que esta nova área de acolhimento empresarial vem colmatar essa carência”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assegurando que este investimento em Sapardos tem ainda a singularidade “de apostar no desenvolvimento do interior do concelho, promovendo uma maior coesão territorial e a melhoria da atratividade, da competitividade e da prosperidade de Vila Nova de Cerveira e das suas empresas”.
E acrescentou: “temos uma estratégia em cadeia: criar condições e fazer crescer, por isso, com cada vez mais empresários a procurar Vila Nova de Cerveira, ainda se pode alargar esta área empresarial pois tem margem de crescimento”.
Com uma localização estratégica junto ao nó da A3, a construção do Parque Empresarial de Cerveira – Polo V teve em conta a preocupação de otimizar a integração da infraestrutura o melhor possível na topografia existente, tendo sido criadas quatro plataformas, a diferentes cotas, com a instalação de três lotes em cada, como forma de minimizar o movimento de terras e reduzir o ruído visual. O acesso aos lotes é feito de forma individual e diretamente da via existente integralmente remodelada, no âmbito deste projeto.
Os trabalhos foram concluídos em 2024, tendo sido promovida a primeira hasta pública de seis lotes nesse mesmo ano, e um segundo procedimento em março, também com seis lotes. A instalação das primeiras empresas deve começar ainda no decorrer de 2025, havendo áreas de atividade como construções de edifícios; construção civil e obras públicas; comércio a retalho de material de bricolage; panificação; montagem e trabalhos de carpintaria e caixilharia; transportes rodoviários de mercadorias; engenharia e logística; construção de pontes e tuneis; fabricação de estruturas de construções metálicas.
O investimento da obra ascendeu a um investimento de 1.275.225,55€, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, através de um fundo FEDER de 667.285,25€.
Vila Nova de Cerveira tem sido um dos concelhos precursores da industrialização, mudando o paradigma da vida quotidiana dos alto-minhotos. Na década de 80 e, sobretudo de 90, a Câmara Municipal promoveu a construção de dois loteamentos industriais de cariz municipal que rapidamente esgotaram, estando instaladas cerca de 40 unidades empresariais. De foro privado, há o Parque Industrial do Fulão, e recentemente um IV polo afeto à empresa João Pires Internacional Transportes Lda, de armazenagem e apoio logístico, com uma área total de cerca de 25.000 m2. A estes quatro polos industriais, localizados nas freguesias de Campos, Vila Meã e Cornes, juntam-se o polo V na Freguesia de Sapardos.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.