O polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro, no Município de Melgaço, celebra amanhã, 14 de maio, o 19º aniversário. As comemorações acontecem no próprio espaço, pelas 10h30, com a apresentação do livro “Vidas e Lugares com História”, um trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto transfronteiriço Gerês-Xurés Dinâmico e co-financiado pelo Programa INTERREG Espanha-Portugal.
A obra, com coordenação e gestão assegurada pela Adere Peneda-Gerês, conta com 50 entrevistas de pessoas residentes no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). “Dez pessoas de cada um dos municípios do PNPG (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro) deu o seu testemunho de como é viver num território tão belo e fascinante e rodeados de natureza. A colaboração dos residentes foi imprescindível para que o livro fosse o mais real possível”, considerou a Adere Peneda Gerês.
Inaugurado a 15 de maio de 2004, o polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro nasce como forma de possibilitar o acesso à informação às gentes mais afastadas do concelho. Localizado no centro da vila castreja, funciona como posto de informação turística, disponibilizando aos visitantes informação sobre a freguesia, o concelho e o Parque Nacional Peneda-Gerês, e também como extensão da Biblioteca Municipal, particularmente vocacionada para temáticas locais e de montanha.
De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.
O Clube de Vela de Viana do Castelo manifestou, em nota de pesar, o seu profundo lamento pelo falecimento de Tomás Miranda Martins, jovem que integrou, no passado, a equipa de Optimist do clube.
A Diocese de Viana do Castelo assinalou ontem o seu 48.º aniversário, criada a 3 de novembro de 1977 pelo Papa São Paulo VI.