O polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro, no Município de Melgaço, celebra amanhã, 14 de maio, o 19º aniversário. As comemorações acontecem no próprio espaço, pelas 10h30, com a apresentação do livro “Vidas e Lugares com História”, um trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto transfronteiriço Gerês-Xurés Dinâmico e co-financiado pelo Programa INTERREG Espanha-Portugal.
A obra, com coordenação e gestão assegurada pela Adere Peneda-Gerês, conta com 50 entrevistas de pessoas residentes no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). “Dez pessoas de cada um dos municípios do PNPG (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro) deu o seu testemunho de como é viver num território tão belo e fascinante e rodeados de natureza. A colaboração dos residentes foi imprescindível para que o livro fosse o mais real possível”, considerou a Adere Peneda Gerês.
Inaugurado a 15 de maio de 2004, o polo da Biblioteca Municipal em Castro Laboreiro nasce como forma de possibilitar o acesso à informação às gentes mais afastadas do concelho. Localizado no centro da vila castreja, funciona como posto de informação turística, disponibilizando aos visitantes informação sobre a freguesia, o concelho e o Parque Nacional Peneda-Gerês, e também como extensão da Biblioteca Municipal, particularmente vocacionada para temáticas locais e de montanha.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, hoje, dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.