O Politécnico de Viana do Castelo continua a destacar-se como referência nacional e internacional no alinhamento do ensino superior com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com políticas inovadoras de inclusão, igualdade de género, sucesso académico e bem-estar, e através de um modelo pedagógico adaptado às exigências de uma sociedade em transformação, o Politécnico de Viana do Castelo afirma-se como agente ativo de mudança, colocando as pessoas, o território e o planeta no centro da sua missão educativa.
A presença do Politécnico de Viana do Castelo no 5.º Simpósio Mundial sobre Ciência e Investigação em Sustentabilidade, que reuniu em Lisboa perto de uma centena de investigadores de mais de uma vintena de países, espelha o reconhecimento internacional pelo trabalho que a instituição tem desenvolvido na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Esta participação num conceituado encontro de especialistas evidencia, ainda, a aposta crescente do IPVC em formações especializadas, diferenciadas e alinhadas com as estratégias e necessidades de um mercado de trabalho em constante evolução, bem como de um público mais diversificado e tecnologicamente exigente. Para tal, o Politécnico de Viana do Castelo tem vindo a aplicar um modelo pedagógico inovador, que flexibiliza o currículo, explora novas metodologias de ensino – como o ensino à distância e o modelo híbrido – e valoriza as competências transversais e a imersão em contextos reais de trabalho.
Compromisso com os ODS reconhecido internacionalmente
Nos últimos anos, o IPVC tem consolidado uma estratégia transversal assente na sustentabilidade, promovendo políticas ativas de inclusão social, igualdade de oportunidades, inovação pedagógica e bem-estar da comunidade académica.
O programa IPVConcilia é um dos exemplos mais emblemáticos dessa aposta institucional. Promove a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, integrando uma abordagem que valoriza o bem-estar como pilar do sucesso individual e coletivo. Este projeto reflete uma visão estratégica alargada, sendo o IPVC a primeira instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação.
Paralelamente, o IPVC desenvolveu um Plano para a Igualdade, inserido no quadro dos ODS, estruturado em torno de três grandes dimensões: social, económica e ambiental.
Um modelo pedagógico inovador e centrado nas pessoas
O combate às desigualdades e à exclusão social materializa-se também em iniciativas como o projeto Com.Sigo + IPVC, centrado na promoção do sucesso académico e na prevenção do abandono escolar. Este programa integra ações de tutoria, apoio ao estudo e mentoria, fundamentais para a criação de ambientes de aprendizagem mais inclusivos, equitativos e tecnologicamente preparados. São uma prioridade estratégica da instituição.
O Politécnico de Viana do Castelo tem igualmente vindo a reforçar o seu modelo pedagógico inovador, centrado na autonomia dos estudantes, na personalização dos percursos e na integração de competências para a sustentabilidade. Este modelo está diretamente alinhado com os ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Género), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), entre outros.
O IPVC procura atuar em diversas frentes e, inseridas nas políticas de apoio à comunidade académica, a instituição tem também em pleno funcionamento um Gabinete de Saúde e Bem-Estar, com consultas de Enfermagem, Psicologia, Nutrição ou Medicina Desportiva.
Combate ao abandono e promoção do sucesso académico
Neste contexto, a apresentação dos trabalhos de investigação desenvolvidos por elementos do IPVC no simpósio internacional reforça a pertinência e o alcance destas políticas. O estudo sobre o uso da inteligência artificial no mapeamento dos ODS nos cursos do IPVC, apresentado por Tiago Martins, coordenado pela vice-presidente da instituição, Ana Sofia Rodrigues, e com participação ainda de Márcia Amorim e Vasco Alves, é exemplo do esforço sistemático que tem sido feito para avaliar, ajustar e reforçar o contributo real do IPVC para a sustentabilidade global, com base em ciência aplicada, dados e inovação educacional.
Foi ainda apresentada a Plataforma da Escola Inclusiva, uma ferramenta que apoia a gestão de projetos de responsabilidade social, nomeadamente Aprendizagem em Serviço e Voluntariado, alinhados com os ODS 4, 10 e 17 (Parcerias para o Desenvolvimento). Apresentada por Márcia Carvalho, coordenada por Ana Sofia Rodrigues e pelas pró-presidentes Ana Teresa Oliveira e Sara Paiva, e desenvolvida com a colaboração ainda de Leonardo Fernandes Magalhães, esta plataforma pretende contribuir para a melhoria contínua e para a gestão da qualidade dos projetos de cariz social desenvolvidos no seio da instituição.
Mais do que cumprir metas, o Politécnico de Viana do Castelo está comprometido com a transformação profunda do ensino superior enquanto agente de mudança. E fá-lo com base em políticas concretas, uma comunidade comprometida e um modelo educativo que coloca as pessoas, o território e o planeta no centro das decisões.
Organizado por entidades como a European School of Sustainability Science and Research (ESSSR), o Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP) e a Universidade Aberta, o simpósio é um dos principais fóruns mundiais dedicados à ciência da sustentabilidade. Sob o tema “Sustainability Transition and Global Citizenship in the Digital Era: Innovations in Universities”, o evento promoveu a partilha de experiências sobre como as universidades estão a acelerar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.