O Politécnico de Viana do Castelo abre inscrições para a nova pós-graduação de Surf, Performance e Sustentabilidade, uma formação única que combina certificação profissional de Treinador de Surf Grau II com uma abordagem de ensino focada em práticas sustentáveis.
Esta formação, desenvolvido com parcerias estratégicas na área do desporto e da sustentabilidade, oferece uma formação inovadora para futuros treinadores, surfistas e profissionais ligados ao mar.
Destinada a quem ambiciona uma carreira de impacto nas áreas de treino desportivo e preservação ambiental, a pós-graduação de Surf, Performance e Sustentabilidade, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), proporciona um percurso formativo que conjuga o desenvolvimento de competências de treino com um compromisso ativo com a sustentabilidade.
Esta formação permite a obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, Surf Grau II, uma certificação reconhecida a nível nacional, que habilita os formandos a exercer a profissão de treinador de surf.
O curso está disponível para profissionais com experiência em áreas relacionadas com o desporto, ambiente e educação, sendo ideal para quem procura uma especialização prática e aplicada.
A estrutura curricular inclui módulos sobre técnicas de performance e metodologias de treino, análise de performance, nutrição e gestão de carreira no surf, sempre com uma forte componente de sustentabilidade, que incentiva o desenvolvimento de uma postura ambiental responsável.
As aulas serão ministradas por profissionais de renome, em articulação com entidades parceiras, reforçando uma experiência de aprendizagem enriquecida e alinhada com as necessidades reais do setor.
Parcerias estratégicas para uma experiência completamente integrada
Para garantir uma formação de excelência, a pós-graduação de Surf, Performance e Sustentabilidade conta com diversas parcerias com organizações ligadas ao desporto e à sustentabilidade, permitindo, aos estudantes, oportunidades de networking e de participação em projetos práticos.
As colaborações com associações de surf, centros de treino e entidades de preservação ambiental são essenciais para proporcionar uma formação diferenciada, com vista a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Inscrições e ais informações
As inscrições para a pós-graduação estão abertas até dia 17 deste mês e terão de ser realizadas exclusivamente ONLINE.
Os interessados podem consultar o programa completo e requisitos de admissão através da página do curso, disponível no portal do Politécnico de Viana do Castelo, e na brochura digital.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.