Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo firma acordo com Instituto Federal do Maranhão

1 Maio, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil, centrado no intercâmbio entre estudantes, investigadores, pessoal docente e não docente.

O acordo, que tem a vigência de cinco anos, podendo ser renovado por igual período, tem ainda como finalidade a formação ao nível da graduação, pós-graduação ou de cursos técnicos. Cooperação técnica e colaboração em projetos e investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste acordo, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada pela atual presidência: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas cruciais para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.

Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o Politécnico e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ao nível pedagógico e científico, mas também centra atenções em matéria cultural e artística, de extensão e de transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “Temos já quatro Unidades de Investigação, duas delas certificadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e duas em processo de certificação. E estamos já a preparar mais duas Unidades, uma na área agroalimentar e agroambiente e outra na área da economia azul. Se por um lado o papel do IPVC está centrado na formação, temos também um trabalho intenso na investigação, aproveitando os recursos do território, mas também na internacionalização. Este protocolo enquandra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender”.

Por sua vez, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, realça a aposta que a Instituição que coordena tem feito na internacionalização como “favor preponderante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”. O acordo com o Politécnico de Viana do Castelo “cumpre essa nossa vontade e missão”.

“O IPVC tem apostado na internacionalização em áreas cruciais, assim como na investigação e projetos conjuntos, na mobilidade académica e na dupla titulação”

A acompanhar a visita da comitiva do Instituto Federal do Maranhão a Viana do Castelo, a vice-presidente do Politécnico, Ana Paula Vale, relembra os vários protocolos de colaboração que o IPVC tem firmado com diversas instituições internacionais, nomeadamente do Brasil. Ainda na semana passada, a propósito da participação do Politécnico de Viana do Castelo na Conferência FAUBAI, promovida pela Associação Brasileira de Educação Internacional, o IPVC estabeleceu um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, à semelhança do que fez recentemente com instituições de ensino superior de Santa Catarina, Ceará, Paraná ou Paraíba.

“A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação”, releva Ana Paula Vale.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.