O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil, centrado no intercâmbio entre estudantes, investigadores, pessoal docente e não docente.
O acordo, que tem a vigência de cinco anos, podendo ser renovado por igual período, tem ainda como finalidade a formação ao nível da graduação, pós-graduação ou de cursos técnicos. Cooperação técnica e colaboração em projetos e investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste acordo, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada pela atual presidência: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas cruciais para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.
Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o Politécnico e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ao nível pedagógico e científico, mas também centra atenções em matéria cultural e artística, de extensão e de transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “Temos já quatro Unidades de Investigação, duas delas certificadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e duas em processo de certificação. E estamos já a preparar mais duas Unidades, uma na área agroalimentar e agroambiente e outra na área da economia azul. Se por um lado o papel do IPVC está centrado na formação, temos também um trabalho intenso na investigação, aproveitando os recursos do território, mas também na internacionalização. Este protocolo enquandra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender”.
Por sua vez, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, realça a aposta que a Instituição que coordena tem feito na internacionalização como “favor preponderante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”. O acordo com o Politécnico de Viana do Castelo “cumpre essa nossa vontade e missão”.
“O IPVC tem apostado na internacionalização em áreas cruciais, assim como na investigação e projetos conjuntos, na mobilidade académica e na dupla titulação”
A acompanhar a visita da comitiva do Instituto Federal do Maranhão a Viana do Castelo, a vice-presidente do Politécnico, Ana Paula Vale, relembra os vários protocolos de colaboração que o IPVC tem firmado com diversas instituições internacionais, nomeadamente do Brasil. Ainda na semana passada, a propósito da participação do Politécnico de Viana do Castelo na Conferência FAUBAI, promovida pela Associação Brasileira de Educação Internacional, o IPVC estabeleceu um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, à semelhança do que fez recentemente com instituições de ensino superior de Santa Catarina, Ceará, Paraná ou Paraíba.
“A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação”, releva Ana Paula Vale.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.