O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil, centrado no intercâmbio entre estudantes, investigadores, pessoal docente e não docente.
O acordo, que tem a vigência de cinco anos, podendo ser renovado por igual período, tem ainda como finalidade a formação ao nível da graduação, pós-graduação ou de cursos técnicos. Cooperação técnica e colaboração em projetos e investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste acordo, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada pela atual presidência: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas cruciais para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.
Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o Politécnico e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ao nível pedagógico e científico, mas também centra atenções em matéria cultural e artística, de extensão e de transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “Temos já quatro Unidades de Investigação, duas delas certificadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e duas em processo de certificação. E estamos já a preparar mais duas Unidades, uma na área agroalimentar e agroambiente e outra na área da economia azul. Se por um lado o papel do IPVC está centrado na formação, temos também um trabalho intenso na investigação, aproveitando os recursos do território, mas também na internacionalização. Este protocolo enquandra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender”.
Por sua vez, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, realça a aposta que a Instituição que coordena tem feito na internacionalização como “favor preponderante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”. O acordo com o Politécnico de Viana do Castelo “cumpre essa nossa vontade e missão”.
“O IPVC tem apostado na internacionalização em áreas cruciais, assim como na investigação e projetos conjuntos, na mobilidade académica e na dupla titulação”
A acompanhar a visita da comitiva do Instituto Federal do Maranhão a Viana do Castelo, a vice-presidente do Politécnico, Ana Paula Vale, relembra os vários protocolos de colaboração que o IPVC tem firmado com diversas instituições internacionais, nomeadamente do Brasil. Ainda na semana passada, a propósito da participação do Politécnico de Viana do Castelo na Conferência FAUBAI, promovida pela Associação Brasileira de Educação Internacional, o IPVC estabeleceu um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, à semelhança do que fez recentemente com instituições de ensino superior de Santa Catarina, Ceará, Paraná ou Paraíba.
“A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação”, releva Ana Paula Vale.
Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.
As portagens nas autoestradas portuguesas vão aumentar 2,29% em 2026, uma subida que resulta da taxa de inflação homóloga sem habitação no continente, fixada em 2,19%, a que se junta 0,1% de compensação às concessionárias. O cálculo baseia-se nos dados de outubro divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.