Ao longo de uma semana, de 8 a 12 de maio, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai receber a visita de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente de 20 países, para a oitava edição da Semana Internacional do IPVC, sob o mote. “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade”.
A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.
Com a temática “UE, uma história de coração, caráter e solidariedade”, a Semana Internacional do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho ainda mais internacional. A sessão de boas-vindas acontece às 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, fará, de seguida, uma apresentação do IPVC e da cidade, dando a conhecer os objetivos da 8.ª Semana Internacional do IPVC. “Trata-se de uma iniciativa que o Politécnico de Viana do Castelo organiza desde 2009 e que tem como fundamento reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.”
“A Semana Internacional está focada na partilha de novas ideias e de boas práticas, mas também na discussão dos principais tópicos em cima da mesa a nível europeu”, afirma Ana Paula Vale
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo dá nota, ainda, da importância da Semana Internacional como motor impulsionador do trabalho corporativo e colaborativo entre instituições. “De acordo com a área de trabalho específica de cada interveniente, os participantes irão desenvolver sessões de ensino para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, mas também irão participar em eventos e reuniões com docentes e investigadores do IPVC.”
O programa da 8.ª edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo. “Além das relações institucionais, esta semana servirá também para apresentar e potenciar todo o património cultural, gastronómico e paisagístico do Alto Minho”, remata Ana Paula Vale.
A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.
A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, retrata o simbolismo do que é uma Semana Internacional, caraterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da Semana Internacional assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo afirmou que o município vai reforçar as ações de sensibilização junto da população para a correta utilização dos contentores de lixo, após, nas últimas semanas, se terem registado situações de transbordo de resíduos em várias zonas da cidade.
A Seleção Nacional de Voleibol Sub-18 Masculinos teve ontem uma estreia exigente na 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa, ao perder por 0-3 frente à Bélgica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Apesar do desfecho negativo, os jovens portugueses deixaram sinais positivos num encontro marcado pelo equilíbrio inicial e pelo forte apoio do público vianense.
O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) apresenta esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, o livro 30 anos [des]concerto social, que celebra três décadas de serviço à comunidade. A cerimónia realiza-se às 17h15, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, na Praça Dr. António Feio Ribeiro da Silva.
O volume de água armazenado nas bacias hidrográficas portuguesas terminou dezembro acima da média nacional, com exceção do Algarve e do Mira, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a cabo, entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, um conjunto de operações com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, reforçar a fiscalização rodoviária e promover a segurança junto da população.
Eduardo Teixeira, Deputado na Assembleia da República, esteve presente na Escola de Monserrate e, na próxima semana, visitará a Escola de Santa Maria Maior, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, edição 2025/2026, onde representou a Assembleia da República nas sessões dedicadas ao tema “Literacia Financeira: os Jovens Contam”.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.