Ao longo de uma semana, de 8 a 12 de maio, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai receber a visita de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente de 20 países, para a oitava edição da Semana Internacional do IPVC, sob o mote. “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade”.
A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.
Com a temática “UE, uma história de coração, caráter e solidariedade”, a Semana Internacional do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho ainda mais internacional. A sessão de boas-vindas acontece às 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, fará, de seguida, uma apresentação do IPVC e da cidade, dando a conhecer os objetivos da 8.ª Semana Internacional do IPVC. “Trata-se de uma iniciativa que o Politécnico de Viana do Castelo organiza desde 2009 e que tem como fundamento reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.”
“A Semana Internacional está focada na partilha de novas ideias e de boas práticas, mas também na discussão dos principais tópicos em cima da mesa a nível europeu”, afirma Ana Paula Vale
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo dá nota, ainda, da importância da Semana Internacional como motor impulsionador do trabalho corporativo e colaborativo entre instituições. “De acordo com a área de trabalho específica de cada interveniente, os participantes irão desenvolver sessões de ensino para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, mas também irão participar em eventos e reuniões com docentes e investigadores do IPVC.”
O programa da 8.ª edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo. “Além das relações institucionais, esta semana servirá também para apresentar e potenciar todo o património cultural, gastronómico e paisagístico do Alto Minho”, remata Ana Paula Vale.
A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.
A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, retrata o simbolismo do que é uma Semana Internacional, caraterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da Semana Internacional assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.