Ao longo de uma semana, de 8 a 12 de maio, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai receber a visita de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente de 20 países, para a oitava edição da Semana Internacional do IPVC, sob o mote. “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade”.
A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.
Com a temática “UE, uma história de coração, caráter e solidariedade”, a Semana Internacional do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho ainda mais internacional. A sessão de boas-vindas acontece às 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, fará, de seguida, uma apresentação do IPVC e da cidade, dando a conhecer os objetivos da 8.ª Semana Internacional do IPVC. “Trata-se de uma iniciativa que o Politécnico de Viana do Castelo organiza desde 2009 e que tem como fundamento reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.”
“A Semana Internacional está focada na partilha de novas ideias e de boas práticas, mas também na discussão dos principais tópicos em cima da mesa a nível europeu”, afirma Ana Paula Vale
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo dá nota, ainda, da importância da Semana Internacional como motor impulsionador do trabalho corporativo e colaborativo entre instituições. “De acordo com a área de trabalho específica de cada interveniente, os participantes irão desenvolver sessões de ensino para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, mas também irão participar em eventos e reuniões com docentes e investigadores do IPVC.”
O programa da 8.ª edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo. “Além das relações institucionais, esta semana servirá também para apresentar e potenciar todo o património cultural, gastronómico e paisagístico do Alto Minho”, remata Ana Paula Vale.
A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.
A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, retrata o simbolismo do que é uma Semana Internacional, caraterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da Semana Internacional assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.
Vila Nova de Cerveira reforçou em 2025 o seu acervo com novos livros em galego, espanhol e inglês, destacando-se na promoção da leitura infantil e juvenil e no incentivo à diversidade cultural.
A imprensa local e regional desempenha um papel central na defesa da democracia, alertou a direção da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), durante o Encontro Nacional realizado em Pombal.
Portugal fechou 2025 com extremos ambientais históricos, segundo a Quercus.
Viana do Castelo prepara-se para receber, de 6 a 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18 masculinos, competição internacional organizada pela WEVZA e que terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, acolhe hoje, terça-feira, 6 de janeiro, a tradicional “Adoração dos Reis Magos”, uma iniciativa que volta a reunir comunidade, cultura e celebração religiosa.
A Juventude de Viana desloca-se esta noite a Fânzeres para defrontar o FC Porto B, em partida a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O encontro tem início marcado para as 21h30, no Pavilhão Municipal de Fânzeres.