Daniela Mouco, estudante finalista do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, foi a grande vencedora do XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), ao conquistar os dois principais prémios da competição.
Intitulado Neptalis – Inteligência Hídrica, o projeto, que se define como um sistema inteligente de monitorização e otimização do consumo de água, foi distinguido como o melhor nacional e o melhor projeto de todo evento, que reuniu 11 instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. Como prémio, Daniela Mouco terá direito a 40 horas de mentoria do Instituto Pedro Nunes, reconhecido centro de inovação e empreendedorismo.
O XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores decorreu na semana passada, no ISCAC – Coimbra Business School, promovendo o talento jovem e incentivando os estudantes a transformarem ideias inovadoras em negócios sustentáveis.
A competição contou com 28 projetos e ideias de negócio, entre os quais sete do Politécnico de Viana do Castelo. Três desses projetos e ideias chegaram à final, um feito que reflete a qualidade da formação do Politécnico de Viana do Castelo na área do empreendedorismo.
O projeto vencedor, Neptalis – Inteligência Hídrica, desenvolvido por Daniela Mouco, estudante do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial da ESCE-IPVC, propõe uma solução sustentável e eficiente para monitorizar e otimizar o consumo de água em habitações, empresas e indústrias. O júri destacou o impacto inovador e a viabilidade do projeto, que se revelou a proposta mais votada entre todas as apresentadas.
Natural de Famalicão, a jovem estudante de 21 anos partilhou a sua surpresa e a sua alegria com a distinção recebida: “Foi uma experiência única. Nem esperava participar, mas, por incentivo dos meus docentes, inscrevi-me. Agora estou muito contente com as mentorias que vou receber como prémio, porque agora só quero ver o projeto a crescer. No início, entrei sem grandes expectativas e vencer foi um choque extraordinário. Esta oportunidade é impossível de recusar e será essencial para alavancar a minha ideia. Agradeço imenso aos meus professores, que me acompanharam ao longo destes três anos.”
O prémio garantirá 40 horas de mentoria pelo Instituto Pedro Nunes, instituição de referência na promoção da inovação e na transferência de tecnologia, criada pela Universidade de Coimbra.
Esta distinção reforça não só o potencial do projeto, mas também o compromisso do Politécnico com a promoção do espírito empreendedor entre os seus estudantes.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.