Daniela Mouco, estudante finalista do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, foi a grande vencedora do XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), ao conquistar os dois principais prémios da competição.
Intitulado Neptalis – Inteligência Hídrica, o projeto, que se define como um sistema inteligente de monitorização e otimização do consumo de água, foi distinguido como o melhor nacional e o melhor projeto de todo evento, que reuniu 11 instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. Como prémio, Daniela Mouco terá direito a 40 horas de mentoria do Instituto Pedro Nunes, reconhecido centro de inovação e empreendedorismo.
O XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores decorreu na semana passada, no ISCAC – Coimbra Business School, promovendo o talento jovem e incentivando os estudantes a transformarem ideias inovadoras em negócios sustentáveis.
A competição contou com 28 projetos e ideias de negócio, entre os quais sete do Politécnico de Viana do Castelo. Três desses projetos e ideias chegaram à final, um feito que reflete a qualidade da formação do Politécnico de Viana do Castelo na área do empreendedorismo.
O projeto vencedor, Neptalis – Inteligência Hídrica, desenvolvido por Daniela Mouco, estudante do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial da ESCE-IPVC, propõe uma solução sustentável e eficiente para monitorizar e otimizar o consumo de água em habitações, empresas e indústrias. O júri destacou o impacto inovador e a viabilidade do projeto, que se revelou a proposta mais votada entre todas as apresentadas.
Natural de Famalicão, a jovem estudante de 21 anos partilhou a sua surpresa e a sua alegria com a distinção recebida: “Foi uma experiência única. Nem esperava participar, mas, por incentivo dos meus docentes, inscrevi-me. Agora estou muito contente com as mentorias que vou receber como prémio, porque agora só quero ver o projeto a crescer. No início, entrei sem grandes expectativas e vencer foi um choque extraordinário. Esta oportunidade é impossível de recusar e será essencial para alavancar a minha ideia. Agradeço imenso aos meus professores, que me acompanharam ao longo destes três anos.”
O prémio garantirá 40 horas de mentoria pelo Instituto Pedro Nunes, instituição de referência na promoção da inovação e na transferência de tecnologia, criada pela Universidade de Coimbra.
Esta distinção reforça não só o potencial do projeto, mas também o compromisso do Politécnico com a promoção do espírito empreendedor entre os seus estudantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.