Inteligência artificial, internacionalização e desenvolvimento regional marcam o arranque da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. Perto de uma centena de participantes de 16 países deram início a uma semana dedicada à inovação, coesão territorial e redes europeias de colaboração.
Com uma coapresentadora criada por Inteligência Artificial, discursos inovadores, arrojados e inclusivos e representantes de dezenas de instituições internacionais, arrancou esta segunda-feira a 9.ª edição da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. A semana, que decorre até 9 de maio, sexta-feira, transforma o Alto Minho num verdadeiro laboratório de colaboração internacional, diálogo intercultural e reflexão sobre os desafios dos territórios de baixa densidade.
O evento reúne perto de uma centena de participantes de 16 países, entre docentes, investigadores e pessoal não docente, com destaque para a presença dos parceiros da SUNRISE – European University, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade. Ao longo de uma semana, o Politécnico de Viana do Castelo será também palco de reuniões do âmbito da Universidade Europeia, centradas em Educação e Formação, com especial foco na criação de graus conjuntos e percursos de especialização interinstitucionais.
Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, a 9.ª Semana Internacional do IPVC representa “uma oportunidade para repensar o papel do ensino superior na transformação dos territórios”, sublinhando que “a inovação não está apenas nas cidades – nasce, cresce e floresce também nas margens, quando se investe em conhecimento, cultura e comunidade.”
A sessão de abertura, que decorreu esta manhã no auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, foi marcada pela estreia de uma apresentadora virtual criada com recurso a Inteligência Artificial, num momento simbólico que ilustra o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a vanguarda tecnológica. “Esta aposta é mais do que simbólica – é uma demonstração de como a tecnologia pode ser integrada, com criatividade e sentido crítico, no quotidiano da educação superior,” acrescentou Ana Paula Vale.

Presente também na sessão de boas-vindas, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu o papel do Politécnico de Viana do Castelo na projeção internacional da cidade e da região: “O IPVC é uma instituição-pilar da nossa ambição coletiva. Não há desenvolvimento sem inovação e a internacionalização que o Politécnico promove é hoje um fator determinante para posicionar Viana do Castelo como território de futuro.”
Numa manhã que foi animada por Dario Rocha, ex-estudante de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), ilustrando a ligação contínua do Politécnico com a sua comunidade académica, houve ainda espaço para a intervenção de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que reforçou a ideia de que as instituições de ensino superior são motores essenciais para a coesão e o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, apontando o Politécnico de Viana do Castelo como “um exemplo de ação transformadora, com impacto real nas comunidades.”
O evento prossegue ao longo dos próximos dias, com um programa que cruza sessões plenárias, workshops Erasmus+, visitas técnicas e experiências culturais, em locais emblemáticos como Melgaço, Valença ou o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O networking é assumido como elemento central da iniciativa, com vários momentos informais e colaborativos, incluindo um jantar internacional e o Dia da Europa, celebrado dia 9, sexta-feira, que irá integrar os Dias da Multiculturalidade, no âmbito do projeto IPVC Com.Sigo+, desenvolvido no âmbito do PRR, envolvendo estudantes internacionais, deslocados e refugiados.
Poderá consultar o programa detalhado da Semana Internacional no link seguinte: International Week – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.