Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo transforma a região num verdadeiro laboratório de colaboração internacional

6 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Inteligência artificial, internacionalização e desenvolvimento regional marcam o arranque da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. Perto de uma centena de participantes de 16 países deram início a uma semana dedicada à inovação, coesão territorial e redes europeias de colaboração.

Com uma coapresentadora criada por Inteligência Artificial, discursos inovadores, arrojados e inclusivos e representantes de dezenas de instituições internacionais, arrancou esta segunda-feira a 9.ª edição da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. A semana, que decorre até 9 de maio, sexta-feira, transforma o Alto Minho num verdadeiro laboratório de colaboração internacional, diálogo intercultural e reflexão sobre os desafios dos territórios de baixa densidade.

O evento reúne perto de uma centena de participantes de 16 países, entre docentes, investigadores e pessoal não docente, com destaque para a presença dos parceiros da SUNRISE – European University, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade. Ao longo de uma semana, o Politécnico de Viana do Castelo será também palco de reuniões do âmbito da Universidade Europeia, centradas em Educação e Formação, com especial foco na criação de graus conjuntos e percursos de especialização interinstitucionais.

Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, a 9.ª Semana Internacional do IPVC representa “uma oportunidade para repensar o papel do ensino superior na transformação dos territórios”, sublinhando que “a inovação não está apenas nas cidades – nasce, cresce e floresce também nas margens, quando se investe em conhecimento, cultura e comunidade.”

A sessão de abertura, que decorreu esta manhã no auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, foi marcada pela estreia de uma apresentadora virtual criada com recurso a Inteligência Artificial, num momento simbólico que ilustra o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a vanguarda tecnológica. “Esta aposta é mais do que simbólica – é uma demonstração de como a tecnologia pode ser integrada, com criatividade e sentido crítico, no quotidiano da educação superior,” acrescentou Ana Paula Vale.

Presente também na sessão de boas-vindas, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu o papel do Politécnico de Viana do Castelo na projeção internacional da cidade e da região: “O IPVC é uma instituição-pilar da nossa ambição coletiva. Não há desenvolvimento sem inovação e a internacionalização que o Politécnico promove é hoje um fator determinante para posicionar Viana do Castelo como território de futuro.”

Numa manhã que foi animada por Dario Rocha, ex-estudante de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), ilustrando a ligação contínua do Politécnico com a sua comunidade académica, houve ainda espaço para a intervenção de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que reforçou a ideia de que as instituições de ensino superior são motores essenciais para a coesão e o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, apontando o Politécnico de Viana do Castelo como “um exemplo de ação transformadora, com impacto real nas comunidades.”

O evento prossegue ao longo dos próximos dias, com um programa que cruza sessões plenárias, workshops Erasmus+, visitas técnicas e experiências culturais, em locais emblemáticos como Melgaço, Valença ou o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O networking é assumido como elemento central da iniciativa, com vários momentos informais e colaborativos, incluindo um jantar internacional e o Dia da Europa, celebrado dia 9, sexta-feira, que irá integrar os Dias da Multiculturalidade, no âmbito do projeto IPVC Com.Sigo+, desenvolvido no âmbito do PRR, envolvendo estudantes internacionais, deslocados e refugiados.

Poderá consultar o programa detalhado da Semana Internacional no link seguinte: International Week – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.

Regional 10 Setembro, 2025

Erva-das-pampas ameaça ecossistemas locais e mobiliza autoridades

A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.

Regional 10 Setembro, 2025

Projeto de Lanheses entre os 10 finalistas do Prémio Manuel António da Mota 2025

O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.

Nacional 10 Setembro, 2025

PSP apreende 52 armas em escolas no último ano letivo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.

Música 10 Setembro, 2025

Mizzy Miles atua sexta-feira no Festival Viana Bate Forte

O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.

Nacional 10 Setembro, 2025

“Mamãs Sem Dúvidas” promove sessões gratuitas online sobre gravidez, parto e pós-parto

Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.