Inteligência artificial, internacionalização e desenvolvimento regional marcam o arranque da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. Perto de uma centena de participantes de 16 países deram início a uma semana dedicada à inovação, coesão territorial e redes europeias de colaboração.
Com uma coapresentadora criada por Inteligência Artificial, discursos inovadores, arrojados e inclusivos e representantes de dezenas de instituições internacionais, arrancou esta segunda-feira a 9.ª edição da Semana Internacional do Politécnico de Viana do Castelo. A semana, que decorre até 9 de maio, sexta-feira, transforma o Alto Minho num verdadeiro laboratório de colaboração internacional, diálogo intercultural e reflexão sobre os desafios dos territórios de baixa densidade.
O evento reúne perto de uma centena de participantes de 16 países, entre docentes, investigadores e pessoal não docente, com destaque para a presença dos parceiros da SUNRISE – European University, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade. Ao longo de uma semana, o Politécnico de Viana do Castelo será também palco de reuniões do âmbito da Universidade Europeia, centradas em Educação e Formação, com especial foco na criação de graus conjuntos e percursos de especialização interinstitucionais.
Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, a 9.ª Semana Internacional do IPVC representa “uma oportunidade para repensar o papel do ensino superior na transformação dos territórios”, sublinhando que “a inovação não está apenas nas cidades – nasce, cresce e floresce também nas margens, quando se investe em conhecimento, cultura e comunidade.”
A sessão de abertura, que decorreu esta manhã no auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, foi marcada pela estreia de uma apresentadora virtual criada com recurso a Inteligência Artificial, num momento simbólico que ilustra o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a vanguarda tecnológica. “Esta aposta é mais do que simbólica – é uma demonstração de como a tecnologia pode ser integrada, com criatividade e sentido crítico, no quotidiano da educação superior,” acrescentou Ana Paula Vale.

Presente também na sessão de boas-vindas, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu o papel do Politécnico de Viana do Castelo na projeção internacional da cidade e da região: “O IPVC é uma instituição-pilar da nossa ambição coletiva. Não há desenvolvimento sem inovação e a internacionalização que o Politécnico promove é hoje um fator determinante para posicionar Viana do Castelo como território de futuro.”
Numa manhã que foi animada por Dario Rocha, ex-estudante de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), ilustrando a ligação contínua do Politécnico com a sua comunidade académica, houve ainda espaço para a intervenção de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que reforçou a ideia de que as instituições de ensino superior são motores essenciais para a coesão e o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, apontando o Politécnico de Viana do Castelo como “um exemplo de ação transformadora, com impacto real nas comunidades.”
O evento prossegue ao longo dos próximos dias, com um programa que cruza sessões plenárias, workshops Erasmus+, visitas técnicas e experiências culturais, em locais emblemáticos como Melgaço, Valença ou o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O networking é assumido como elemento central da iniciativa, com vários momentos informais e colaborativos, incluindo um jantar internacional e o Dia da Europa, celebrado dia 9, sexta-feira, que irá integrar os Dias da Multiculturalidade, no âmbito do projeto IPVC Com.Sigo+, desenvolvido no âmbito do PRR, envolvendo estudantes internacionais, deslocados e refugiados.
Poderá consultar o programa detalhado da Semana Internacional no link seguinte: International Week – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.