Com o objetivo de contribuir para uma comunidade académica mais saudável e resiliente, o Politécnico de Viana do Castelo lançou o RES4ALL+, um ambicioso projeto que promete transformar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para enfrentarem os desafios da vida académica, pessoal e profissional.
Alinhado com a sua política institucional, o Politécnico de Viana do Castelo dá seguimento ao projeto que tem como propósito promover a saúde mental e o bem-estar dos seus estudantes através do RES4ALL+.
Este programa visa não só contribuir de forma positiva e eficaz para o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas também reforçar as ações de prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental.
Financiado pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), o RES4ALL+ assenta no reforço de recursos e respostas dos serviços de saúde e bem-estar já existentes no Politécnico de Viana do Castelo, com forte aposta em medidas preventivas. O programa procura capacitar os estudantes, dotando-os de competências sociais e emocionais essenciais para enfrentar os desafios do quotidiano académico e pessoal.
O RES4ALL+ está alicerçado em seis eixos de ação:
Na prática, o RES4ALL+ baseia-se no reforço do serviço de consultas de Psicologia e na disponibilização de consultadas de psiquiatria, na criação de redes de suporte aos estudantes, e na promoção da literacia em saúde. Estas ações incluem a realização de sessões e workshops sobre temas como ansiedade, depressão, stress, sono e autoestima. O projeto pretende, em última instância, criar uma cultura de apoio e compreensão, com especial atenção à rede de suporte para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes ERASMUS.
Para o Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “o RES4ALL+ dá continuidade à primeira fase do projeto, o RES4ALL, e procura fortalecer as competências de resiliência dos estudantes, reduzindo desigualdades e vulnerabilidades.” Carlos Rodrigues acrescenta ainda que o projeto visa “desenvolver competências em literacia em saúde mental positiva e promover a capacidade de agência coletiva no seio da comunidade académica. Com a implementação deste projeto, o Politécnico de Viana do Castelo contribui para um percurso académico de sucesso e bem-estar, criando sinergias com outras instituições de ensino superior e reforçando as políticas de saúde mental em Portugal.”
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.