Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo reforça política de saúde mental e bem-estar dos estudantes

26 Setembro, 2024 | 12:12
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Com o objetivo de contribuir para uma comunidade académica mais saudável e resiliente, o Politécnico de Viana do Castelo lançou o RES4ALL+, um ambicioso projeto que promete transformar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para enfrentarem os desafios da vida académica, pessoal e profissional.

Alinhado com a sua política institucional, o Politécnico de Viana do Castelo dá seguimento ao projeto que tem como propósito promover a saúde mental e o bem-estar dos seus estudantes através do RES4ALL+.

Este programa visa não só contribuir de forma positiva e eficaz para o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas também reforçar as ações de prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental.

Financiado pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), o RES4ALL+ assenta no reforço de recursos e respostas dos serviços de saúde e bem-estar já existentes no Politécnico de Viana do Castelo, com forte aposta em medidas preventivas. O programa procura capacitar os estudantes, dotando-os de competências sociais e emocionais essenciais para enfrentar os desafios do quotidiano académico e pessoal.

O RES4ALL+ está alicerçado em seis eixos de ação:

  1. bem-estar e diversidade(s);
  2. e-saúde;
  3. campus resiliente;
  4. desenvolvimento e bem-estar académico;
  5. serviço de psicoterapia e
  6. observatório de saúde mental e bem-estar.

Na prática, o RES4ALL+ baseia-se no reforço do serviço de consultas de Psicologia e na disponibilização de consultadas de psiquiatria, na criação de redes de suporte aos estudantes, e na promoção da literacia em saúde. Estas ações incluem a realização de sessões e workshops sobre temas como ansiedade, depressão, stress, sono e autoestima. O projeto pretende, em última instância, criar uma cultura de apoio e compreensão, com especial atenção à rede de suporte para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes ERASMUS.

Para o Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “o RES4ALL+ dá continuidade à primeira fase do projeto, o RES4ALL, e procura fortalecer as competências de resiliência dos estudantes, reduzindo desigualdades e vulnerabilidades.” Carlos Rodrigues acrescenta ainda que o projeto visa “desenvolver competências em literacia em saúde mental positiva e promover a capacidade de agência coletiva no seio da comunidade académica. Com a implementação deste projeto, o Politécnico de Viana do Castelo contribui para um percurso académico de sucesso e bem-estar, criando sinergias com outras instituições de ensino superior e reforçando as políticas de saúde mental em Portugal.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.