Com o objetivo de contribuir para uma comunidade académica mais saudável e resiliente, o Politécnico de Viana do Castelo lançou o RES4ALL+, um ambicioso projeto que promete transformar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para enfrentarem os desafios da vida académica, pessoal e profissional.

Alinhado com a sua política institucional, o Politécnico de Viana do Castelo dá seguimento ao projeto que tem como propósito promover a saúde mental e o bem-estar dos seus estudantes através do RES4ALL+.
Este programa visa não só contribuir de forma positiva e eficaz para o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas também reforçar as ações de prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental.
Financiado pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), o RES4ALL+ assenta no reforço de recursos e respostas dos serviços de saúde e bem-estar já existentes no Politécnico de Viana do Castelo, com forte aposta em medidas preventivas. O programa procura capacitar os estudantes, dotando-os de competências sociais e emocionais essenciais para enfrentar os desafios do quotidiano académico e pessoal.
O RES4ALL+ está alicerçado em seis eixos de ação:
Na prática, o RES4ALL+ baseia-se no reforço do serviço de consultas de Psicologia e na disponibilização de consultadas de psiquiatria, na criação de redes de suporte aos estudantes, e na promoção da literacia em saúde. Estas ações incluem a realização de sessões e workshops sobre temas como ansiedade, depressão, stress, sono e autoestima. O projeto pretende, em última instância, criar uma cultura de apoio e compreensão, com especial atenção à rede de suporte para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes ERASMUS.
Para o Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “o RES4ALL+ dá continuidade à primeira fase do projeto, o RES4ALL, e procura fortalecer as competências de resiliência dos estudantes, reduzindo desigualdades e vulnerabilidades.” Carlos Rodrigues acrescenta ainda que o projeto visa “desenvolver competências em literacia em saúde mental positiva e promover a capacidade de agência coletiva no seio da comunidade académica. Com a implementação deste projeto, o Politécnico de Viana do Castelo contribui para um percurso académico de sucesso e bem-estar, criando sinergias com outras instituições de ensino superior e reforçando as políticas de saúde mental em Portugal.”
O SL Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins, ao vencer a UD Oliveirense por 3-0 na final da Final 8 do Campeonato Nacional 2025/2026, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo recebeu este sábado a sessão inaugural das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, dando início a um programa que decorrerá até 5 de julho e que inclui cerimónias militares, exposições, demonstrações operacionais, concertos e diversas atividades abertas à população.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.