Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria com o Instituto Federal da Paraíba

25 Outubro, 2022 | 10:45
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo continua a reforçar a aposta na internacionalização da instituição no Brasil. Ana Paula Vale, Vice-Presidente do IPVC e Coordenadora Institucional para a Cooperação Internacional, e Elsa Coelho do gabinete de cooperação e mobilidade internacional, visitaram a Reitoria do IFPB e os Campi do Cabedelo e João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com vista o reforço da cooperação já existente entre as duas instituições.

O acordo de parceria rubricado visa sobretudo, segundo Ana Paula Vale, “o reforço da parceria e a identificação de áreas de convergência entre as duas instituições. Já identificamos algumas áreas como a Alimentar, Civil, Agronomia, Eletrónica, Ambiente e Biotecnologia”.

Segundo Ana Paula Vale, no campo da inovação, há também previsão de trabalho conjunto, principalmente, “em questões de incubação de empresas e de ideias de negócio, empreendedorismo e ligação às empresas”.

O primeiro encontro organizado pela assessora de Relações Internacionais e Institucionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, decorreu na Reitoria e juntou a vice-presidente do Instituto Politécnico, Ana Paula Vale, com a reitora em exercício, Silvana Luciene Cunha Costa, o diretor de Ensino Superior, Geisio Lima Vieira, e a pró-reitora de Extensão e Cultura substituta, Maria José Batista Bezerra de Melo. Um encontro que teve como intuito apresentar as instituições e a região onde estão inseridas e para dar início aos trabalhos que visam reforçar a parceria conjunta.

A dirigente do Politécnico de Viana do Castelo visitou ainda o Campus Cabedelo tendo sido recebida pelo diretor geral Lício Romero Costa, o coordenador Thiago Silveira, e gestores locais. A equipa visitou efetuou diversas visitas a laboratórios de Processamento de Pescado, de Controle de Qualidade do Pescado, Botânica, Química Orgânica e Analítica e Maker. As linhas de investigação, projetos e potencialidades dos cursos do IFPB Cabedelo foram apresentadas, bem como as do Politécnico de Viana do Castelo. “São muitas as perspetivas de cooperação conjunta entre as duas instituições”, adianta Ana Paula Vale, que dá mesmo como exemplos “mobilidade para estudos, para investigação, mobilidade virtual, estágios, entre outros”.

O objetivo da visita foi, segundo Ana Paula Vale, “identificar áreas para eventuais parcerias especificas como por exemplo das Engenharias e Enfermagem Veterinária, entre outras”. No total foram sete os campi do Instituto Federal da Paraíba identificados pelas áreas de convergência para desenvolvimento de ações futuras de parceria: Cabedelo; João Pessoa; Campina Grande; Cajazeiras; Sousa; Princesa Isabel; e Patos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Alunas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.