Durante cinco dias, o Politécnico de Viana do Castelo foi palco de encontros estratégicos com parceiros da Universidade Europeia SUNRISE, acolheu perto de uma centena de representantes de 16 instituições internacionais e abriu as suas Escolas e o território do Alto Minho a debates sobre coesão, inovação e desenvolvimento sustentável.
A 9.ª edição da Semana Internacional terminou com a celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades, afirmando o IPVC como uma instituição onde a internacionalização começa dentro de portas e se projeta no futuro das regiões.
Entre os dias 5 e 9 de maio, o Politécnico de Viana do Castelo promoveu a sua 9.ª Semana Internacional, um encontro que reuniu docentes, investigadores e pessoal não docente de 16 instituições de ensino superior, com o objetivo de reforçar redes de colaboração e refletir sobre o papel das instituições congéneres no desenvolvimento dos territórios.
Ao longo da semana, o programa incluiu sessões plenárias, apresentações institucionais, visitas ao território e experiências culturais, gastronómicas e sociais em vários concelhos do Alto Minho, como Valença, Melgaço, e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa abordagem que uniu academia, património e inovação territorial.
Presença da Universidade Europeia SUNRISE
O evento acolheu ainda elementos das várias instituições de ensino superior parceiras no Politécnico de Viana do Castelo na Universidade Europeia SUNRISE, que se encontraram no IPVC no âmbito das suas reuniões de trabalho rotativas. O encontro dá ênfase ao papel estratégico do Politécnico de Viana do Castelo na construção de uma rede europeia comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e com a transformação das comunidades locais.
“Esta Semana Internacional reforça o compromisso do IPVC com a construção de redes de cooperação internacional sólidas, capazes de gerar impacto real nos territórios e nas pessoas. A mobilidade, o intercâmbio de experiências e o conhecimento partilhado são instrumentos fundamentais para aproximar instituições e comunidades em torno de um desenvolvimento mais coeso e sustentável,” destacou Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo IPVC para a Mobilidade e a Cooperação Internacional.
Celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades
A encerrar, o Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta sexta-feira, o Dia da Europa, com um programa diversificado que juntou na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) vários estudantes em mobilidade, assim como elementos participantes da Semana Internacional. Ao longo da manhã, o IPVC assinalou ainda o Dia das Multiculturalidades, com iniciativas no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sob o mote da diversidade e da inclusão, a ESE-IPVC acolheu os estudantes internacionais com a atuação da Tuna Académica, a AVEMTUNA. A iniciativa incluiu ateliês de pintura com “Anas de Viana”, produção das figuras tradicionais “Marias e Maneis”, experiências gastronómicas com sabores do mundo e, ainda, a participações em atividades lidadas à fotografia e ao cinema.
“Encerrar esta semana com a celebração do Dia da Europa e com as atividades no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC foi especialmente simbólico. A diversidade cultural que acolhemos no IPVC é uma riqueza que deve ser promovida e celebrada. Ao envolvermos estudantes de várias origens, mostramos como a internacionalização também se faz dentro de portas, com integração, partilha e respeito pela diferença,” sublinhou Ana Paula Vale.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.