Durante cinco dias, o Politécnico de Viana do Castelo foi palco de encontros estratégicos com parceiros da Universidade Europeia SUNRISE, acolheu perto de uma centena de representantes de 16 instituições internacionais e abriu as suas Escolas e o território do Alto Minho a debates sobre coesão, inovação e desenvolvimento sustentável.
A 9.ª edição da Semana Internacional terminou com a celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades, afirmando o IPVC como uma instituição onde a internacionalização começa dentro de portas e se projeta no futuro das regiões.
Entre os dias 5 e 9 de maio, o Politécnico de Viana do Castelo promoveu a sua 9.ª Semana Internacional, um encontro que reuniu docentes, investigadores e pessoal não docente de 16 instituições de ensino superior, com o objetivo de reforçar redes de colaboração e refletir sobre o papel das instituições congéneres no desenvolvimento dos territórios.
Ao longo da semana, o programa incluiu sessões plenárias, apresentações institucionais, visitas ao território e experiências culturais, gastronómicas e sociais em vários concelhos do Alto Minho, como Valença, Melgaço, e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa abordagem que uniu academia, património e inovação territorial.
Presença da Universidade Europeia SUNRISE
O evento acolheu ainda elementos das várias instituições de ensino superior parceiras no Politécnico de Viana do Castelo na Universidade Europeia SUNRISE, que se encontraram no IPVC no âmbito das suas reuniões de trabalho rotativas. O encontro dá ênfase ao papel estratégico do Politécnico de Viana do Castelo na construção de uma rede europeia comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e com a transformação das comunidades locais.
“Esta Semana Internacional reforça o compromisso do IPVC com a construção de redes de cooperação internacional sólidas, capazes de gerar impacto real nos territórios e nas pessoas. A mobilidade, o intercâmbio de experiências e o conhecimento partilhado são instrumentos fundamentais para aproximar instituições e comunidades em torno de um desenvolvimento mais coeso e sustentável,” destacou Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo IPVC para a Mobilidade e a Cooperação Internacional.
Celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades
A encerrar, o Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta sexta-feira, o Dia da Europa, com um programa diversificado que juntou na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) vários estudantes em mobilidade, assim como elementos participantes da Semana Internacional. Ao longo da manhã, o IPVC assinalou ainda o Dia das Multiculturalidades, com iniciativas no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sob o mote da diversidade e da inclusão, a ESE-IPVC acolheu os estudantes internacionais com a atuação da Tuna Académica, a AVEMTUNA. A iniciativa incluiu ateliês de pintura com “Anas de Viana”, produção das figuras tradicionais “Marias e Maneis”, experiências gastronómicas com sabores do mundo e, ainda, a participações em atividades lidadas à fotografia e ao cinema.
“Encerrar esta semana com a celebração do Dia da Europa e com as atividades no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC foi especialmente simbólico. A diversidade cultural que acolhemos no IPVC é uma riqueza que deve ser promovida e celebrada. Ao envolvermos estudantes de várias origens, mostramos como a internacionalização também se faz dentro de portas, com integração, partilha e respeito pela diferença,” sublinhou Ana Paula Vale.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.