Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo reforça papel internacional e promove diversidade cultural no encerramento da Semana Internacional

10 Maio, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Durante cinco dias, o Politécnico de Viana do Castelo foi palco de encontros estratégicos com parceiros da Universidade Europeia SUNRISE, acolheu perto de uma centena de representantes de 16 instituições internacionais e abriu as suas Escolas e o território do Alto Minho a debates sobre coesão, inovação e desenvolvimento sustentável.

A 9.ª edição da Semana Internacional terminou com a celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades, afirmando o IPVC como uma instituição onde a internacionalização começa dentro de portas e se projeta no futuro das regiões.

Entre os dias 5 e 9 de maio, o Politécnico de Viana do Castelo promoveu a sua 9.ª Semana Internacional, um encontro que reuniu docentes, investigadores e pessoal não docente de 16 instituições de ensino superior, com o objetivo de reforçar redes de colaboração e refletir sobre o papel das instituições congéneres no desenvolvimento dos territórios.

Ao longo da semana, o programa incluiu sessões plenárias, apresentações institucionais, visitas ao território e experiências culturais, gastronómicas e sociais em vários concelhos do Alto Minho, como Valença, Melgaço, e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa abordagem que uniu academia, património e inovação territorial.

Presença da Universidade Europeia SUNRISE

O evento acolheu ainda elementos das várias instituições de ensino superior parceiras no Politécnico de Viana do Castelo na Universidade Europeia SUNRISE, que se encontraram no IPVC no âmbito das suas reuniões de trabalho rotativas. O encontro dá ênfase ao papel estratégico do Politécnico de Viana do Castelo na construção de uma rede europeia comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e com a transformação das comunidades locais.

“Esta Semana Internacional reforça o compromisso do IPVC com a construção de redes de cooperação internacional sólidas, capazes de gerar impacto real nos territórios e nas pessoas. A mobilidade, o intercâmbio de experiências e o conhecimento partilhado são instrumentos fundamentais para aproximar instituições e comunidades em torno de um desenvolvimento mais coeso e sustentável,” destacou Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo IPVC para a Mobilidade e a Cooperação Internacional.

Celebração do Dia da Europa e das Multiculturalidades

 A encerrar, o Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta sexta-feira, o Dia da Europa, com um programa diversificado que juntou na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) vários estudantes em mobilidade, assim como elementos participantes da Semana Internacional. Ao longo da manhã, o IPVC assinalou ainda o Dia das Multiculturalidades, com iniciativas no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sob o mote da diversidade e da inclusão, a ESE-IPVC acolheu os estudantes internacionais com a atuação da Tuna Académica, a AVEMTUNA. A iniciativa incluiu ateliês de pintura com “Anas de Viana”, produção das figuras tradicionais “Marias e Maneis”, experiências gastronómicas com sabores do mundo e, ainda, a participações em atividades lidadas à fotografia e ao cinema.

“Encerrar esta semana com a celebração do Dia da Europa e com as atividades no âmbito do projeto Com.Sigo+ IPVC foi especialmente simbólico. A diversidade cultural que acolhemos no IPVC é uma riqueza que deve ser promovida e celebrada. Ao envolvermos estudantes de várias origens, mostramos como a internacionalização também se faz dentro de portas, com integração, partilha e respeito pela diferença,” sublinhou Ana Paula Vale.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.