É já esta sexta-feira que o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe o II Fórum EPIC – Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade, um evento que pretende transformar Viana do Castelo no centro da discussão sobre o futuro da pedagogia no ensino superior.
A iniciativa, que irá juntar cerca de duas centenas de participantes, irá decorrer no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, e reúne especialistas nacionais e internacionais, que irão debater e apresentar projetos de inovação pedagógica, assim como representantes das instituições que integram o consórcio EPIC. O encontro será um espaço de debate e partilha sobre práticas de ensino mais inclusivas, digitais e centradas no estudante.
Entre os nomes em destaque no programa estão Stéphan Vincent-Lancrin, perito da OCDE em Políticas Educativas, e Joana Daaboul, Diretora de Relações Internacionais da Université de Technologie de Compiègne (Sorbonne Université) e membro da Universidade Europeia SUNRISE.
Além das sessões plenárias, o Fórum contará com sessões paralelas onde serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos quatro percursos do EPIC – +Digital, +Estudante, +Plural e +Rede –, conduzidos por docentes e equipas das instituições parceiras. Momentos informais como o “Tasting & Talking” e o “Grazing & Gathering” foram pensados para estimular o diálogo e a criação de redes entre participantes.
“Acolher este Fórum é um sinal do compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a transformação do ensino superior. É também uma oportunidade para reforçar a ligação entre instituições, partilhar boas práticas e refletir sobre os próximos passos da inovação pedagógica em Portugal”, afirma Ana Teresa Oliveira, Pró-Presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica.
O EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação é um projeto financiado pelo PRR, através da medida “Impulso Mais Digital”, e coordenado pela Universidade do Minho. O consórcio integra seis instituições públicas de ensino superior e visa criar Centros de Excelência em Inovação Pedagógica, com foco na capacitação docente e na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e eficazes.
O consórcio EPIC, liderado pela Universidade do Minho, integra mais cinco instituições públicas de ensino superior: Universidades de Aveiro e da Beira Interior e os Politécnicos de Viana do Castelo, do Cávado e do Ave e Leiria.
O EPIC assume-se como motor da transformação pedagógica no ensino superior, apostando na capacitação dos docentes, na valorização do desempenho pedagógico e na criação de ecossistemas de aprendizagem mais flexíveis, interativos e centrados no estudante.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.