O Politécnico de Viana do Castelo intensificou a sua cooperação com o Brasil, integrando mais uma missão promovida pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Esta ação visou aproximar o ensino superior português do público brasileiro e promover as ofertas formativas do Politécnico de Viana do Castelo em eventos e encontros estratégicos.
Representado pela vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, o Politécnico de Viana do Castelo destacou-se ao ser o único politécnico presente na reunião do Fórum dos Representantes de Relações Internacionais (FORINTER). O encontro decorreu a convite do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), e juntou algumas das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil.
Mas o trabalho no Brasil foi muito mais vasto. O Politécnico de Viana do Castelo esteve também presente no Salão do Estudante, a maior feira internacional de educação no estrangeiro a decorrer na América Latina, que incluiu feiras em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Este ano, o certame contou com a presença de mais de 17 mil visitantes. No stand “Portugal Polytechnic Universities,” o IPVC estabeleceu contacto direto com potenciais estudantes e parceiros, reforçando a atração de estudantes brasileiros para a instituição.
Missão no Brasil serviu para o IPVC firmar novas parcerias e acordos estratégicos no campo da internacionalização da Instituição

Ana Paula Vale também participou na REDITEC, um dos principais encontros de Instituições Federais do Brasil, e marcou presença em diversas reuniões com os Institutos Federais de Tocantins e Fluminense, formalizando novas parcerias de cooperação. Com mais de 15 colaborações já estabelecidas com Institutos Federais brasileiros e cerca de 20 com universidades estaduais e federais, o Politécnico de Viana do Castelo reforça, desta forma, o seu compromisso com o trabalho e a investigação colaborativa, a cooperação internacional e a educação de qualidade.
A 48.ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec – tem como objetivo juntar dirigentes das instituições públicas federais de educação profissional e tecnológica de todo o Brasil, com o objetivo de discutir políticas, estratégias e ações para o fortalecimento do ensino técnico e tecnológico em nosso país. A edição deste ano contou com a presença do IPVC como a única instituição nacional presente.
A visita incluiu ainda passagem pelo campus da Universidade Federal de Goiás, em Caldas Novas, onde o IPVC pretende desenvolver projetos nas áreas de agricultura sustentável e economia circular.
Em paralelo, a comitiva do CCISP reuniu-se com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e com a REARI-RJ, Rede de Assessorias Internacionais das IES do Rio de Janeiro que estabeleceu, em 2023, um acordo de mobilidade com os politécnicos portugueses.
“Ao longo dos últimos anos, foi possível fortalecer os laços de cooperação com instituições brasileiras e captar o interesse de novos estudantes para o Politécnico de Viana do Castelo”, salientou Ana Paula Vale, reforçando o papel do IPVC no cenário educativo internacional e recordando, ainda, os vários protocolos de dupla titulação já estabelecidos entre o Politécnico de Viana do Castelo e instituições de ensino no Brasil.
Um destes protocolos de dupla titulação, mais concretamente com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), está já efetivado com duas estudantes do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC a completarem os seus estudos ao frequentar o mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.