O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu mais um passo decisivo no reforço da sua política de apoio aos estudantes, com a consignação oficial da obra da nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. A autoria do projeto é da dupla de arquitetos vianense: Edgar Valentim Marinho e Armando Viana Martins.
Adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, S.A. e Cari Construtores, S.A., a obra representa um investimento de 15.397.000 euros, acrescidos de IVA, totalizando 18.938.310 euros. O prazo de execução é de 12 meses. A futura residência disponibilizará 400 novas camas, distribuídas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para estudantes com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos. Todos os quartos serão equipados com casa de banho privativa.
O edifício incluirá ainda uma cantina e bar, gabinete de saúde, área de fitness e diversos espaços de utilização comum, desenhados para responder às necessidades académicas, sociais e de bem-estar dos estudantes. Esta nova infraestrutura, explica o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “traduz-se uma aposta clara na qualidade das condições de vida estudantil e num modelo de alojamento funcional, acessível e inclusivo. Esta é uma obra com um impacto enorme na vida académica dos nossos estudantes. Não se trata apenas de alojamento, mas de criar um verdadeiro ambiente de bem-estar, segurança e integração para quem escolhe estudar no IPVC”. O presidente do IPVC sublinha ainda que “a residência da Praia Norte representa um novo paradigma de vivência universitária e vem reforçar a nossa missão pública de garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.”
A nova residência insere-se numa estratégia alargada do IPVC de reforço e qualificação da sua rede de alojamento estudantil, que já posicionava a instituição como uma das que disponibiliza maior número de camas a nível nacional. Com a construção da residência da Praia Norte, a par da nova residência em Valença (56 camas), da adaptação da antiga Escola Primária de Prado, em Melgaço (21 camas), e da reabilitação do edifício da antiga Pousada da Juventude no mesmo concelho (38 camas), a oferta do IPVC aproxima-se de duplicar face ao volume atual.
“Este investimento não é isolado. Faz parte de um plano consistente que cobre todo o território onde o IPVC está presente. Queremos garantir que nenhum estudante fica para trás por falta de alojamento condigno ou por razões económicas. Apostamos em soluções sustentáveis, próximas, bem equipadas e acessíveis”, acrescenta ainda o presidente do Politécnico de Viana.
Paralelamente, está em curso a renovação da residência do Centro Académico (132 camas), cuja conclusão está prevista para setembro deste ano. No final de junho também se iniciou a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima (137 camas), seguindo-se a residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), com 119 camas, também em Viana do Castelo.
Este reforço substancial da capacidade de alojamento reflete o compromisso do IPVC com a coesão territorial, o combate às desigualdades no acesso ao ensino superior e a valorização dos territórios onde está implantado. A criação de condições de alojamento a custos controlados, confortáveis e integrados nas dinâmicas locais é uma prioridade estratégica da instituição, que prossegue assim a sua missão pública de garantir ensino superior de qualidade com forte impacto regional.
Às cerca de 600 camas que o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza já no próximo ano letivo para a sua comunidade académica, vão juntar-se mais 400 novas camas, perfazendo um total próximo de mil camas para os seus estudantes. Estes números demonstram não só o compromisso do IPVC em apoiar os seus estudantes e respetivas famílias, mas também evidenciam a preocupação económica e social da instituição. Com a construção da nova residência na ESTG-IPVC, o Politécnico de Viana do Castelo afirma-se como uma das instituições nacionais com maior número de camas por estudante.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.