O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participou na cimeira internacional da Universidade Europeia SUNRISE, realizada no final de setembro, em Compiègne, França. O encontro juntou representantes das nove instituições parceiras e contou com a presença de entidades externas como a CIM do Alto Minho e a Agência Nacional Erasmus+.
Durante três dias, docentes, funcionários e estudantes partilharam projetos de investigação, participaram em workshops e debateram boas práticas. A delegação do IPVC foi chefiada pela vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, que destacou a importância de “ligar a ação local ao impacto global”.
Um dos momentos altos para o Politécnico foi a conquista do 2.º lugar no LEAP SUNRISE Challenge pelo antigo estudante João Monteiro, de 23 anos, natural de São João da Madeira. Licenciado em Biotecnologia pela Escola Superior Agrária, o jovem apresentou o projeto GAIA – Global AI for Immersive Awareness, desenvolvido numa equipa internacional e multidisciplinar.
A proposta utiliza inteligência artificial e mundos virtuais para sensibilizar os mais jovens para os problemas ambientais, simulando soluções de biorremediação em ecossistemas digitais. “Foi uma das melhores experiências da minha vida académica e pessoal”, confessou João Monteiro, que pretende agora ingressar num mestrado no IPVC.
O encontro contou ainda com a participação de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, que apresentou as potencialidades da região, e de Carla Ruivo, da Agência Nacional Erasmus+, que abordou desafios e estratégias de internacionalização.
A aliança SUNRISE, que envolve oito países europeus e beneficia de um financiamento comunitário de 14,5 milhões de euros, tem como objetivo promover a inovação pedagógica, a sustentabilidade e a cooperação internacional.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.