Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo reduz cerca de meia tonelada em desperdício alimentar

24 Setembro, 2024 | 10:03
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O IPVC tem implementado medidas nas suas cantinas de forma a combater o desperdício alimentar, sensibilizando os estudantes para a importância de consumir apenas o necessário. A iniciativa “Prato Limpo” e a colaboração com o projeto ReFood, tem conseguido reduzir significativamente a quantidade de alimentos desperdiçados, contando com o empenho ativo da comunidade académica.

Nas cantinas do IPVC, os estudantes são inicialmente servidos com uma “porção normal” e podem repetir apenas depois de comerem a totalidade da primeira porção. “Esta medida não visa deixar ninguém com fome, mas sim consciencializar para o desperdício alimentar”, afirma o administrador dos Serviços de Ação Social do IPVC (SAS-IPVC), Luís Ceia.

Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, no próximo sábado, 29 de setembro, o IPVC destaca as medidas mais impactantes implementadas no combate ao desperdício alimentar nas suas cantinas.

Uma das iniciativas mais eficazes é o programa “Prato Limpo”, implementado na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde os estudantes são responsáveis por limpar os próprios tabuleiros após as refeições, sensibilizando para o volume de desperdício diário.

Além disso, as colaboradoras das cantinas recebem formação específica sobre desperdício alimentar, e incentiva-se a reserva prévia de senhas de refeição, garantindo que o número de refeições confecionadas corresponde ao necessário.

“O IPVC colabora também – acrescenta Luís Ceia – no projeto ReFood. Ou seja, as refeições confecionadas e não servidas são entregues através do ReFood a famílias carenciadas.”

No âmbito desta política estratégica, o Politécnico de Viana do Castelo é também membro do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.

Já em 2017, com a implementação de uma série de medidas inovadoras, o IPVC conseguiu reduzir em cerca de meia tonelada a quantidade de alimentos desperdiçados em apenas seis meses. Embora não existam dados concretos mais recentes, Luís Ceia destaca que a redução continua, fruto do empenho de toda a comunidade académica, o que nesta altura se traduz num menor desperdício.

Mas este é um trabalho transversal. A Federação Académica do IPVC, em conjunto com as Associações de Estudantes, também desempenha um papel crucial neste esforço. A campanha anual “Natal para Todos” é um exemplo, com bens alimentares angariados destinados à ReFood.

Henrique Maciel, presidente da Federação, sublinha ainda que “os alimentos excedentes de várias iniciativas também são doados, reforçando o compromisso contínuo de combate ao desperdício”.

Todas as iniciativas, que envolvam alimentos, organizadas pelo centralmente pelo IPVC ou pelas suas unidades orgânicas, comungam do mesmo este princípio.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2024

Voleibol Clube de Viana voltou às vitórias no campeonato

Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.

Desporto 23 Novembro, 2024

Juventude Viana ganha em Riba d`Ave

A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.

Desporto 23 Novembro, 2024

Santa Luzia perde em casa com o Maia para a Liga Feminina de Futsal

Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.

Regional 23 Novembro, 2024

“A Magia do Natal” em Vila Nova de Cerveira arranca a 30 de novembro

O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.

Regional 23 Novembro, 2024

Cerca de 35 mil utentes com acesso a consulta de saúde oral em Arcos de Valdevez

O gabinete de saúde oral do centro de saúde de Arcos de Valdevez entrou em funcionamento. Irá servir perto de 35 mil utentes do concelho e é o primeiro do distrito de Viana do Castelo.

Regional 23 Novembro, 2024

GNR sinalizou mais de 42.800 idosos a viverem sozinhos ou isolados

A GNR sinalizou entre 1 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024.

Desporto 23 Novembro, 2024

Cerca de 600 atletas participam hoje no Urban Trail Night Eurocidade

A oitava edição da Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui, contará com cerca de 600 atletas, portugueses e espanhóis, masculinos e femininos, este sábado.