O IPVC tem implementado medidas nas suas cantinas de forma a combater o desperdício alimentar, sensibilizando os estudantes para a importância de consumir apenas o necessário. A iniciativa “Prato Limpo” e a colaboração com o projeto ReFood, tem conseguido reduzir significativamente a quantidade de alimentos desperdiçados, contando com o empenho ativo da comunidade académica.
Nas cantinas do IPVC, os estudantes são inicialmente servidos com uma “porção normal” e podem repetir apenas depois de comerem a totalidade da primeira porção. “Esta medida não visa deixar ninguém com fome, mas sim consciencializar para o desperdício alimentar”, afirma o administrador dos Serviços de Ação Social do IPVC (SAS-IPVC), Luís Ceia.
Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, no próximo sábado, 29 de setembro, o IPVC destaca as medidas mais impactantes implementadas no combate ao desperdício alimentar nas suas cantinas.
Uma das iniciativas mais eficazes é o programa “Prato Limpo”, implementado na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde os estudantes são responsáveis por limpar os próprios tabuleiros após as refeições, sensibilizando para o volume de desperdício diário.
Além disso, as colaboradoras das cantinas recebem formação específica sobre desperdício alimentar, e incentiva-se a reserva prévia de senhas de refeição, garantindo que o número de refeições confecionadas corresponde ao necessário.
“O IPVC colabora também – acrescenta Luís Ceia – no projeto ReFood. Ou seja, as refeições confecionadas e não servidas são entregues através do ReFood a famílias carenciadas.”
No âmbito desta política estratégica, o Politécnico de Viana do Castelo é também membro do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.
Já em 2017, com a implementação de uma série de medidas inovadoras, o IPVC conseguiu reduzir em cerca de meia tonelada a quantidade de alimentos desperdiçados em apenas seis meses. Embora não existam dados concretos mais recentes, Luís Ceia destaca que a redução continua, fruto do empenho de toda a comunidade académica, o que nesta altura se traduz num menor desperdício.
Mas este é um trabalho transversal. A Federação Académica do IPVC, em conjunto com as Associações de Estudantes, também desempenha um papel crucial neste esforço. A campanha anual “Natal para Todos” é um exemplo, com bens alimentares angariados destinados à ReFood.
Henrique Maciel, presidente da Federação, sublinha ainda que “os alimentos excedentes de várias iniciativas também são doados, reforçando o compromisso contínuo de combate ao desperdício”.
Todas as iniciativas, que envolvam alimentos, organizadas pelo centralmente pelo IPVC ou pelas suas unidades orgânicas, comungam do mesmo este princípio.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.