O IPVC tem implementado medidas nas suas cantinas de forma a combater o desperdício alimentar, sensibilizando os estudantes para a importância de consumir apenas o necessário. A iniciativa “Prato Limpo” e a colaboração com o projeto ReFood, tem conseguido reduzir significativamente a quantidade de alimentos desperdiçados, contando com o empenho ativo da comunidade académica.
Nas cantinas do IPVC, os estudantes são inicialmente servidos com uma “porção normal” e podem repetir apenas depois de comerem a totalidade da primeira porção. “Esta medida não visa deixar ninguém com fome, mas sim consciencializar para o desperdício alimentar”, afirma o administrador dos Serviços de Ação Social do IPVC (SAS-IPVC), Luís Ceia.
Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, no próximo sábado, 29 de setembro, o IPVC destaca as medidas mais impactantes implementadas no combate ao desperdício alimentar nas suas cantinas.
Uma das iniciativas mais eficazes é o programa “Prato Limpo”, implementado na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde os estudantes são responsáveis por limpar os próprios tabuleiros após as refeições, sensibilizando para o volume de desperdício diário.
Além disso, as colaboradoras das cantinas recebem formação específica sobre desperdício alimentar, e incentiva-se a reserva prévia de senhas de refeição, garantindo que o número de refeições confecionadas corresponde ao necessário.
“O IPVC colabora também – acrescenta Luís Ceia – no projeto ReFood. Ou seja, as refeições confecionadas e não servidas são entregues através do ReFood a famílias carenciadas.”
No âmbito desta política estratégica, o Politécnico de Viana do Castelo é também membro do Food Chase, um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.
Já em 2017, com a implementação de uma série de medidas inovadoras, o IPVC conseguiu reduzir em cerca de meia tonelada a quantidade de alimentos desperdiçados em apenas seis meses. Embora não existam dados concretos mais recentes, Luís Ceia destaca que a redução continua, fruto do empenho de toda a comunidade académica, o que nesta altura se traduz num menor desperdício.
Mas este é um trabalho transversal. A Federação Académica do IPVC, em conjunto com as Associações de Estudantes, também desempenha um papel crucial neste esforço. A campanha anual “Natal para Todos” é um exemplo, com bens alimentares angariados destinados à ReFood.
Henrique Maciel, presidente da Federação, sublinha ainda que “os alimentos excedentes de várias iniciativas também são doados, reforçando o compromisso contínuo de combate ao desperdício”.
Todas as iniciativas, que envolvam alimentos, organizadas pelo centralmente pelo IPVC ou pelas suas unidades orgânicas, comungam do mesmo este princípio.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.