O Politécnico de Viana do Castelo recebeu a visita técnica de dois representantes da Technische Universität Ilmenau, da Alemanha, universidade que coordena o consórcio internacional SUNRISE – Smaller (strategic) Universities Network for Regional Innovation and Sustainable Evolution.
Este consórcio transnacional, do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, foi recentemente aprovado no âmbito do programa “Universidades Europeias” da Comissão Europeia. A candidatura, aprovada na totalidade, obteve um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, verba a ser investida ao longo de quatro anos.
Em Viana do Castelo, Vinzenz Ullmann e Thomas Mirow foram recebidos pela vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale. Durante a visita, reuniram-se ainda com as direções das seis Escolas Superiores do IPVC, explorando oportunidades de colaboração e discutindo áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O encontro permitiu que os visitantes conhecessem as unidades de investigação do Politécnico de Viana do Castelo e alguns dos seus projetos mais inovadores, reforçando o compromisso do IPVC com a educação, a investigação e o serviço à comunidade.
Houve também reuniões com docentes e investigadores em áreas estratégicas, quer para a aliança, quer para as duas instituições do consórcio, com incidência sobre a economia azul e o desenvolvimento de atividades de I&D Aplicada, Transferência de Tecnologia e Formação Avançada.
A visita técnica alia-se a um dos propósitos da criação da SUNRISE, que passa por aproveitar as experiências, mas também a investigação desenvolvida e o conhecimento produzido em cada uma das instituições, de forma a colocá-los ao serviço de todos os parceiros.
Para Ana Paula Vale, “a visita dos colegas da Technische Universität Ilmenau representou mais um passo significativo no fortalecimento das relações internacionais do Politécnico de Viana do Castelo, especialmente no âmbito do consórcio SUNRISE, que tem como objetivo promover a inovação regional e a evolução sustentável através da colaboração entre instituições de ensino superior de várias regiões da Europa.”
A SUNRISE, composta por nove universidades de oito países europeus, centra-se nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e inclui, além do Politécnico de Viana do Castelo e da universidade alemã que coordena o projeto, as seguintes instituições: Libera Università di Bolzano (Itália), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina).
Trata-se de instituições de ensino superior de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas), que irão trabalhar em conjunto com enfoque no desenvolvimento das respetivas regiões.
A visita ao Politécnico de Viana do Castelo culminou com o reforço do compromisso entre o IPVC e a Technische Universität Ilmenau, antecipando a implementação de projetos conjuntos que visam promover a inovação e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.
Nos últimos meses, os membros das várias instituições pertencentes à SUNRISE têm realizado dezenas de reuniões de trabalho, que culminarão, nesta primeira fase, com a apresentação oficial da SUNRISE, em janeiro, na Alemanha, na Technische Universität Ilmenau.
Refira-se que a Universidade Europeia SUNRISE foi a primeira submissão do IPVC. Das 56 candidaturas apresentadas, apenas 14 conseguiram financiamento por parte da Comissão Europeia.
A constituição de Universidades Europeias é uma das grandes iniciativas estratégicas da União Europeia no campo da educação. No total, foram financiadas 64 alianças transfronteiriças de instituições de ensino superior de toda a Europa, sendo 50 selecionadas nas primeiras “calls” e 14 nesta última.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.