O Politécnico de Viana do Castelo recebeu a visita técnica de dois representantes da Technische Universität Ilmenau, da Alemanha, universidade que coordena o consórcio internacional SUNRISE – Smaller (strategic) Universities Network for Regional Innovation and Sustainable Evolution.
Este consórcio transnacional, do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, foi recentemente aprovado no âmbito do programa “Universidades Europeias” da Comissão Europeia. A candidatura, aprovada na totalidade, obteve um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, verba a ser investida ao longo de quatro anos.
Em Viana do Castelo, Vinzenz Ullmann e Thomas Mirow foram recebidos pela vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale. Durante a visita, reuniram-se ainda com as direções das seis Escolas Superiores do IPVC, explorando oportunidades de colaboração e discutindo áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O encontro permitiu que os visitantes conhecessem as unidades de investigação do Politécnico de Viana do Castelo e alguns dos seus projetos mais inovadores, reforçando o compromisso do IPVC com a educação, a investigação e o serviço à comunidade.
Houve também reuniões com docentes e investigadores em áreas estratégicas, quer para a aliança, quer para as duas instituições do consórcio, com incidência sobre a economia azul e o desenvolvimento de atividades de I&D Aplicada, Transferência de Tecnologia e Formação Avançada.
A visita técnica alia-se a um dos propósitos da criação da SUNRISE, que passa por aproveitar as experiências, mas também a investigação desenvolvida e o conhecimento produzido em cada uma das instituições, de forma a colocá-los ao serviço de todos os parceiros.
Para Ana Paula Vale, “a visita dos colegas da Technische Universität Ilmenau representou mais um passo significativo no fortalecimento das relações internacionais do Politécnico de Viana do Castelo, especialmente no âmbito do consórcio SUNRISE, que tem como objetivo promover a inovação regional e a evolução sustentável através da colaboração entre instituições de ensino superior de várias regiões da Europa.”
A SUNRISE, composta por nove universidades de oito países europeus, centra-se nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e inclui, além do Politécnico de Viana do Castelo e da universidade alemã que coordena o projeto, as seguintes instituições: Libera Università di Bolzano (Itália), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina).
Trata-se de instituições de ensino superior de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas), que irão trabalhar em conjunto com enfoque no desenvolvimento das respetivas regiões.
A visita ao Politécnico de Viana do Castelo culminou com o reforço do compromisso entre o IPVC e a Technische Universität Ilmenau, antecipando a implementação de projetos conjuntos que visam promover a inovação e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.
Nos últimos meses, os membros das várias instituições pertencentes à SUNRISE têm realizado dezenas de reuniões de trabalho, que culminarão, nesta primeira fase, com a apresentação oficial da SUNRISE, em janeiro, na Alemanha, na Technische Universität Ilmenau.
Refira-se que a Universidade Europeia SUNRISE foi a primeira submissão do IPVC. Das 56 candidaturas apresentadas, apenas 14 conseguiram financiamento por parte da Comissão Europeia.
A constituição de Universidades Europeias é uma das grandes iniciativas estratégicas da União Europeia no campo da educação. No total, foram financiadas 64 alianças transfronteiriças de instituições de ensino superior de toda a Europa, sendo 50 selecionadas nas primeiras “calls” e 14 nesta última.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.