O Politécnico de Viana do Castelo recebeu a visita técnica de dois representantes da Technische Universität Ilmenau, da Alemanha, universidade que coordena o consórcio internacional SUNRISE – Smaller (strategic) Universities Network for Regional Innovation and Sustainable Evolution.
Este consórcio transnacional, do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, foi recentemente aprovado no âmbito do programa “Universidades Europeias” da Comissão Europeia. A candidatura, aprovada na totalidade, obteve um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, verba a ser investida ao longo de quatro anos.
Em Viana do Castelo, Vinzenz Ullmann e Thomas Mirow foram recebidos pela vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale. Durante a visita, reuniram-se ainda com as direções das seis Escolas Superiores do IPVC, explorando oportunidades de colaboração e discutindo áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O encontro permitiu que os visitantes conhecessem as unidades de investigação do Politécnico de Viana do Castelo e alguns dos seus projetos mais inovadores, reforçando o compromisso do IPVC com a educação, a investigação e o serviço à comunidade.
Houve também reuniões com docentes e investigadores em áreas estratégicas, quer para a aliança, quer para as duas instituições do consórcio, com incidência sobre a economia azul e o desenvolvimento de atividades de I&D Aplicada, Transferência de Tecnologia e Formação Avançada.
A visita técnica alia-se a um dos propósitos da criação da SUNRISE, que passa por aproveitar as experiências, mas também a investigação desenvolvida e o conhecimento produzido em cada uma das instituições, de forma a colocá-los ao serviço de todos os parceiros.
Para Ana Paula Vale, “a visita dos colegas da Technische Universität Ilmenau representou mais um passo significativo no fortalecimento das relações internacionais do Politécnico de Viana do Castelo, especialmente no âmbito do consórcio SUNRISE, que tem como objetivo promover a inovação regional e a evolução sustentável através da colaboração entre instituições de ensino superior de várias regiões da Europa.”
A SUNRISE, composta por nove universidades de oito países europeus, centra-se nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e inclui, além do Politécnico de Viana do Castelo e da universidade alemã que coordena o projeto, as seguintes instituições: Libera Università di Bolzano (Itália), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina).
Trata-se de instituições de ensino superior de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas), que irão trabalhar em conjunto com enfoque no desenvolvimento das respetivas regiões.
A visita ao Politécnico de Viana do Castelo culminou com o reforço do compromisso entre o IPVC e a Technische Universität Ilmenau, antecipando a implementação de projetos conjuntos que visam promover a inovação e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.
Nos últimos meses, os membros das várias instituições pertencentes à SUNRISE têm realizado dezenas de reuniões de trabalho, que culminarão, nesta primeira fase, com a apresentação oficial da SUNRISE, em janeiro, na Alemanha, na Technische Universität Ilmenau.
Refira-se que a Universidade Europeia SUNRISE foi a primeira submissão do IPVC. Das 56 candidaturas apresentadas, apenas 14 conseguiram financiamento por parte da Comissão Europeia.
A constituição de Universidades Europeias é uma das grandes iniciativas estratégicas da União Europeia no campo da educação. No total, foram financiadas 64 alianças transfronteiriças de instituições de ensino superior de toda a Europa, sendo 50 selecionadas nas primeiras “calls” e 14 nesta última.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.