O Politécnico de Viana do Castelo recebeu a visita técnica de dois representantes da Technische Universität Ilmenau, da Alemanha, universidade que coordena o consórcio internacional SUNRISE – Smaller (strategic) Universities Network for Regional Innovation and Sustainable Evolution.
Este consórcio transnacional, do qual o Politécnico de Viana do Castelo faz parte, foi recentemente aprovado no âmbito do programa “Universidades Europeias” da Comissão Europeia. A candidatura, aprovada na totalidade, obteve um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, verba a ser investida ao longo de quatro anos.
Em Viana do Castelo, Vinzenz Ullmann e Thomas Mirow foram recebidos pela vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale. Durante a visita, reuniram-se ainda com as direções das seis Escolas Superiores do IPVC, explorando oportunidades de colaboração e discutindo áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O encontro permitiu que os visitantes conhecessem as unidades de investigação do Politécnico de Viana do Castelo e alguns dos seus projetos mais inovadores, reforçando o compromisso do IPVC com a educação, a investigação e o serviço à comunidade.
Houve também reuniões com docentes e investigadores em áreas estratégicas, quer para a aliança, quer para as duas instituições do consórcio, com incidência sobre a economia azul e o desenvolvimento de atividades de I&D Aplicada, Transferência de Tecnologia e Formação Avançada.
A visita técnica alia-se a um dos propósitos da criação da SUNRISE, que passa por aproveitar as experiências, mas também a investigação desenvolvida e o conhecimento produzido em cada uma das instituições, de forma a colocá-los ao serviço de todos os parceiros.
Para Ana Paula Vale, “a visita dos colegas da Technische Universität Ilmenau representou mais um passo significativo no fortalecimento das relações internacionais do Politécnico de Viana do Castelo, especialmente no âmbito do consórcio SUNRISE, que tem como objetivo promover a inovação regional e a evolução sustentável através da colaboração entre instituições de ensino superior de várias regiões da Europa.”
A SUNRISE, composta por nove universidades de oito países europeus, centra-se nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e inclui, além do Politécnico de Viana do Castelo e da universidade alemã que coordena o projeto, as seguintes instituições: Libera Università di Bolzano (Itália), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina).
Trata-se de instituições de ensino superior de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas), que irão trabalhar em conjunto com enfoque no desenvolvimento das respetivas regiões.
A visita ao Politécnico de Viana do Castelo culminou com o reforço do compromisso entre o IPVC e a Technische Universität Ilmenau, antecipando a implementação de projetos conjuntos que visam promover a inovação e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.
Nos últimos meses, os membros das várias instituições pertencentes à SUNRISE têm realizado dezenas de reuniões de trabalho, que culminarão, nesta primeira fase, com a apresentação oficial da SUNRISE, em janeiro, na Alemanha, na Technische Universität Ilmenau.
Refira-se que a Universidade Europeia SUNRISE foi a primeira submissão do IPVC. Das 56 candidaturas apresentadas, apenas 14 conseguiram financiamento por parte da Comissão Europeia.
A constituição de Universidades Europeias é uma das grandes iniciativas estratégicas da União Europeia no campo da educação. No total, foram financiadas 64 alianças transfronteiriças de instituições de ensino superior de toda a Europa, sendo 50 selecionadas nas primeiras “calls” e 14 nesta última.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.