O Politécnico de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, o Selo de Qualidade Académica Voluntária, um prestigiado reconhecimento que sublinha o seu compromisso com o voluntariado e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A distinção foi entregue no passado dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia realizada em Casais, capital portuguesa do Voluntariado, pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Este selo reflete o trabalho contínuo e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pela instituição, como as parcerias com entidades como a ReFood. Só no último mês e a título de exemplo, apresentam-se dois casos de voluntariados desenvolvidos pela comunidade IPVC: no primeiro caso, estudantes do 2.º ano curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) envolveram-se no projeto de desenvolvimento de módulos para acondicionamento de refeições destinadas a pessoas em situação de carência. Num outro momento, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) participou ativamente na plantação de quase duas mil árvores, em colaboração com o Moto Clube de Arcos de Valdevez, no Baldio da Freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito do programa Eco-Escolas. Destacam-se, ainda, iniciativas como Caminhas Solidárias, ações de voluntariado ambiental (limpeza costeira) e de apoio animal (com associações protetoras de animais) ou até a captação de voluntários para iniciativas pontuais com associações locais.
O Selo de Qualidade Académica Voluntária é uma forma de reconhecer e estimular as práticas de voluntariado vividas no contexto académico, fortalecendo a ligação entre a formação e o compromisso social, como destaca a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
A seleção portuguesa de andebol garantiu o apuramento para a segunda fase do Mundial, ao vencer o Brasil por 30-26, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em Oslo.
O PCP congratulou-se com a reposição de nove freguesias no Alto Minho, por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013, afirmando ter ficado provado “uma vez mais que lutar vale a pena”.
A Assembleia da República, em plenário, aprovou esta sexta-feira, o Projeto de Lei n. 416/XVI/1, que aprova a reposição das freguesias agregadas em 2013, com os votos favoráveis do PS, PSD,BE,PCP,L,PAN. Em Viana do Castelo foram aprovadas a desagregação das uniões de freguesia de Barroselas/Carvoeiro, Mazarefes/Vila Fria, Cardielos/ Serreleis.
"Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" arranca este fim de semana, de 18 e 19 de janeiro, em 18 restaurantes valencianos.
Os projetos “Walking Football”, da APPACDM de Viana do Castelo, e “Futebol Inclusivo”, Associação Desportiva e Cultural de Perre, integram a lista final de candidatos ao prémio 'Futebol para todos', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que dotou 50 mil euros para a iniciativa.
Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.