O Politécnico de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, o Selo de Qualidade Académica Voluntária, um prestigiado reconhecimento que sublinha o seu compromisso com o voluntariado e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A distinção foi entregue no passado dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia realizada em Casais, capital portuguesa do Voluntariado, pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Este selo reflete o trabalho contínuo e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pela instituição, como as parcerias com entidades como a ReFood. Só no último mês e a título de exemplo, apresentam-se dois casos de voluntariados desenvolvidos pela comunidade IPVC: no primeiro caso, estudantes do 2.º ano curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) envolveram-se no projeto de desenvolvimento de módulos para acondicionamento de refeições destinadas a pessoas em situação de carência. Num outro momento, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) participou ativamente na plantação de quase duas mil árvores, em colaboração com o Moto Clube de Arcos de Valdevez, no Baldio da Freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito do programa Eco-Escolas. Destacam-se, ainda, iniciativas como Caminhas Solidárias, ações de voluntariado ambiental (limpeza costeira) e de apoio animal (com associações protetoras de animais) ou até a captação de voluntários para iniciativas pontuais com associações locais.
O Selo de Qualidade Académica Voluntária é uma forma de reconhecer e estimular as práticas de voluntariado vividas no contexto académico, fortalecendo a ligação entre a formação e o compromisso social, como destaca a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.