O Politécnico de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, o Selo de Qualidade Académica Voluntária, um prestigiado reconhecimento que sublinha o seu compromisso com o voluntariado e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A distinção foi entregue no passado dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia realizada em Casais, capital portuguesa do Voluntariado, pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Este selo reflete o trabalho contínuo e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pela instituição, como as parcerias com entidades como a ReFood. Só no último mês e a título de exemplo, apresentam-se dois casos de voluntariados desenvolvidos pela comunidade IPVC: no primeiro caso, estudantes do 2.º ano curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) envolveram-se no projeto de desenvolvimento de módulos para acondicionamento de refeições destinadas a pessoas em situação de carência. Num outro momento, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) participou ativamente na plantação de quase duas mil árvores, em colaboração com o Moto Clube de Arcos de Valdevez, no Baldio da Freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito do programa Eco-Escolas. Destacam-se, ainda, iniciativas como Caminhas Solidárias, ações de voluntariado ambiental (limpeza costeira) e de apoio animal (com associações protetoras de animais) ou até a captação de voluntários para iniciativas pontuais com associações locais.
O Selo de Qualidade Académica Voluntária é uma forma de reconhecer e estimular as práticas de voluntariado vividas no contexto académico, fortalecendo a ligação entre a formação e o compromisso social, como destaca a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.