O Politécnico de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, o Selo de Qualidade Académica Voluntária, um prestigiado reconhecimento que sublinha o seu compromisso com o voluntariado e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A distinção foi entregue no passado dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia realizada em Casais, capital portuguesa do Voluntariado, pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Este selo reflete o trabalho contínuo e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pela instituição, como as parcerias com entidades como a ReFood. Só no último mês e a título de exemplo, apresentam-se dois casos de voluntariados desenvolvidos pela comunidade IPVC: no primeiro caso, estudantes do 2.º ano curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) envolveram-se no projeto de desenvolvimento de módulos para acondicionamento de refeições destinadas a pessoas em situação de carência. Num outro momento, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) participou ativamente na plantação de quase duas mil árvores, em colaboração com o Moto Clube de Arcos de Valdevez, no Baldio da Freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito do programa Eco-Escolas. Destacam-se, ainda, iniciativas como Caminhas Solidárias, ações de voluntariado ambiental (limpeza costeira) e de apoio animal (com associações protetoras de animais) ou até a captação de voluntários para iniciativas pontuais com associações locais.
O Selo de Qualidade Académica Voluntária é uma forma de reconhecer e estimular as práticas de voluntariado vividas no contexto académico, fortalecendo a ligação entre a formação e o compromisso social, como destaca a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.