Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Promover o gosto pela leitura, democratizar o acesso à literatura e transformar as residências estudantis em espaços de crescimento cultural. É este o propósito do protocolo celebrado esta terça-feira entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Através desta parceria, a Associação doa centenas de livros, abrangendo autores lusófonos e universais, assim como diversas áreas do saber. As obras irão enriquecer o chamado “Canto de Leitura”, já existente nas várias residências do IPVC, tornando-o ainda mais convidativo à descoberta e ao gosto pela leitura.
Mais do que uma simples doação, esta iniciativa reflete um compromisso partilhado com a responsabilidade social, o bem-estar estudantil e a promoção da literacia cultural. Os livros ficarão afetos aos espaços dos Serviços de Ação Social (SAS-IPVC), disponíveis para todos os estudantes, especialmente os residentes.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, e o administrador dos SAS-IPVC, Luís Ceia, acompanhados pelo presidente da Cavaleiros de Gutenberg, Paulo Souto, destacaram a importância de criar oportunidades de acesso à cultura como complemento essencial à formação académica.
O protocolo prevê ainda a dinamização conjunta de atividades de incentivo à leitura, reforçando o papel do Politécnico de Viana do Castelo como instituição promotora de uma educação mais inclusiva, integradora e atenta às necessidades dos seus estudantes.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).